Indy adia classificação das 500 Milhas de Indianápolis para domingo por conta de chuva forte

A tempestade que desabou sob o superoval de Indianápolis neste sábado (16) acabou por encerrar a classificação para o grid das 500 Milhas. A chuva, que já havia prejudicado os treinos da manhã, voltou à tarde, adiou o início das atividades e, mais tarde, pôs fim à sessão decisiva. O treino para a formação das posições de largada vai acontecer neste domingo

#GALERIA(5315,98407)
A chuva foi implacável com a Indy neste sábado (16). Sem dar trégua à tarde, logo depois do início da classificação, a garoa se transformou em uma chuva pesada e colocou fim a qualquer desejo de ação de pilotos e equipes. Dessa forma, a direção de prova não teve opção a ser não adiar o treino decisivo para este domingo.

A água que desabou dos céus ainda pela manhã já havia prejudicado a última sessão livre e provocou ainda um atraso de 1h25. Quando finalmente a pista ficou segura novamente, os primeiros dois pilotos da lista saíram para as voltas cronometradas: Carlos Huertas e Ryan Hunter-Reay. Ambos conseguiram registros para a classificação.

Pessoal da Andretti puxa o carro de Hunter-Reay assim que a chuva começou a cair (Foto: AP)

Só que aí, no momento em Scott Dixon terminava a segunda de suas quatro voltas, uma garoa começou, e a direção de prova não teve mais o que fazer e paralisou as ações. Hunter-Reay, vencedor da Indy 500 no ano passado, lidera a tabela provisória, com a marca de 2min36s627. Huertas vem a seguir com 2min37s732.

Por volta das 14h locais (15h em Brasília), a organização da categoria não se viu em outra situação a não ser cancelar as atividades e jogar toda a programação para o domingo, que vai se transformar num Pole Day de fato.

A partir das 9h (de Brasília), os carros vão à pista para um novo treino livre e de preparação. Às 11h, a classificação vai ser retomada, mas em vez das seis horas de que teriam disponíveis hoje, o tempo vai ser cortado pela metade. Assim, todos os pilotos vão ter de formar tempo para uma espécie de pré-grid até as 14h.

Carro da Ganassi no Gasoline Alley mostra quantidade de água em Indianápolis (Foto: AP)

Aì, a partir das 14h45, os nove melhores já disputam a pole e têm 45 minutos apenas, entrando na ordem inversa, isto é, do nono ao primeiro. O grupo 2, do 31º ao 34º, vai à pista para definir suas posições entre 16h e 16h45 e eliminar um do grid. Entre o décimo e o 30º vai ficar de acordo com a primeira parte da classificação.

O GRANDE PRÊMIO vai acompanhar tudo AO VIVO e em TEMPO REAL

VIU ESSA? CASTRONEVES DECOLA EM TREINOS EM INDIANÁPOLIS

determinarTipoPlayer(“15471928”, “2”, “0”);

AO VIVO

A Indy começa a definir as posições de largada para as 500 Milhas de Indianápolis neste sábado, quando os pilotos vão ao famoso oval para determinar os três grupos para a decisão das 11 filas do grid. No domingo, o dia será dividido em três sessões distintas. A primeira parte vai decidir as colocações entre o décimo e o 30º. Depois, vem a formação entre 31º e 33º. E, em seguida, terá início a fase mais importante: o ‘Fast Nine’. É daí que sai, portanto, o pole-position. Assista AO VIVO e em TEMPO REAL a classificação

TENSÃO EM INDY

O momento mais aguardado da temporada da Indy chegou. Depois de cinco etapas em circuitos mistos em 2015, a categoria americana já está desde o início de maio no lendário Indianapolis Motor Speedway para a 99ª edição das 500 Milhas. E já neste final de semana, os pilotos se juntam em busca da pole mais importante do campeonato. A classificação para a formação do grid é feita em dois dias. O dono da posição de honra só será conhecido no domingo, depois do 'Fast Nine'. Só que os treinos da semana foram marcados por acidentes sérios, e isso colocou a Indy em alerta

A 25ª DA CARREIRA

Marc Márquez não foi para o treino classificatório do GP da França como favorito à pole, mas isso nunca fez diferença para o piloto da Honda. Na tarde deste sábado (16) em Le Mans, o espanhol voltou a mostrar sua tradicional boa performance e afastou a concorrência para garantir sua 25ª pole na MotoGP — a terceira na temporada 2015. Calçando a RC213V com um par de pneus macios, Márquez cravou 1min32s246 na melhor de suas nove voltas no treino classificatório e garantiu a posição de honra no grid 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.