Indy anuncia gama alternativa de pneus para última etapa da temporada em Nashville

A Indy repete medida utilizada em Gateway, na temporada 2023, com a utilização de pneus mais macios para criar oportunidades de ultrapassagem e também para uma maior gama de estratégias de pit-stop das equipes

A Indy anunciou nesta sexta-feira (6) a adição de pneus de composto alternativo para a etapa final da temporada 2024, no oval de Nashville. A Firestone vai levar para a corrida pneus mais macios, de faixa vermelha, para oferecer novas opções e estratégias para pilotos e equipes.

Além disso, uma nova regra para o uso de pneus no fim de semana foram atualizadas. Cada inscrito na prova receberá seis jogos de pneus primários e quatro compostos alternativos, que podem usar sua cota sem restrições nos treinos livres e na classificação. Na corrida, as equipes devem usar, em qualquer ordem: um jogo primário e dois conjuntos alternativos.

Relacionadas


O não cumprimento da regra resultará em acréscimo de uma volta. Será a segunda vez que a categoria norte-americana implementa a medida, após a estreia bem-sucedida no GP de Gateway, em agosto de 2023.

O presidente da Indy, Jay Frye, elogiou o trabalho feito pela Firestone com a expansão deste trabalho. “Será interessante observar como as diferentes estratégias se desenrolam. Estamos ansiosos por esta final incrível para a categoria no circuito de Nashville”, falou.

A Indy vai voltar a fechar uma temporada em oval pela primeira vez em dez anos (Foto: Indy)

Além dos dez jogos combinados de pneus primários e alternativos, cada inscrito receberá um terceiro e diferente conjunto para ser usados nos treinos livres, com o objetivo de adicionar aderência a um possível segundo sulco de corrida. A medida produziu resultados favoráveis em 2023 e 2024.

“A Firestone superou o desafio em um ciclo extremamente curto e com menor prazo de produção para criar pneus para carros híbridos agora mais pesados em uma pista que a Indy não compete desde 2008”, analisou a engenheira-chefe da fabricante de pneus, Cara Krstolic.

“Após os testes no oval de Nashville, trabalhamos juntos para criarmos pneus diferentes que proporcionem aos fãs e competidores uma corrida emocionante. O objetivo é ter degradação significativos a ponto de criar mais oportunidades de ultrapassagem e também as estratégias de pit-stop das equipes mudarem”, celebrou Cara.

Indy retorna com a etapa final da temporada 2024 na próxima semana, com a corrida no oval de Nashville, localizado em Lebanon, no Tennessee. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.