Indy confirma que Chevrolet e Honda serão responsáveis pelos kits aerodinâmicos a partir de 2015

A Honda e a Chevrolet vão produzir os kits aerodinâmicos dos carros da Indy a partir da temporada de 2015. Os pacotes terão um valor de US$ 75 mil, ou R$ 125 mil

Indy confirmou que a Honda e a Chevrolet vão produzir o primeiro lote de kits aerodinâmicos para a temporada de 2015, com a possibilidade de novos fornecedores integrarem esse quadro a partir de 2016. As preocupações com os custos e as discussões constantes sobre uma regulamentação final acabaram por sempre adiar o início do desenvolvimento dos kits nos últimos anos.

Entretanto, entende-se que ambas as empresas já estão trabalhando em seus projetos há algum tempo. A Indy afirmou ainda que os kits, que serão montados no atual chassi Dallara, vão permitir uma maior diferenciação visual entre os carros, bem como fornecer uma plataforma para velocidades mais altas.

Indy vai finalmente adotar kits aerodinâmicos a partir de 2015 (Foto: Robert Laberge/Getty Images)

Ao adotar os kits, os carros também vão incorporar o nome dado pelos fornecedores. "Os kits são uma prova do nosso compromisso em melhorar o setor técnico, oferecendo uma estrutura de custos controlada", disse Derrick Walker, presidente de competições e operações da categoria norte-americana.

As regras ainda vão permitir que uma equipe possa adquirir os kits de um eventual novo fornecedor de motor ou ainda de uma terceira empresa que venha a ser aprovada pela direção da Indy. Além disso, a Honda e a Chevrolet poderão atualizar seus projetos ao mesmo tempo, mas as alterações vão precisar de uma homologação dos comissários.

As áreas abertas ao desenvolvimento dos kits por parte das fabricantes incluem as aletas, a tampa do motor, o plano principal da asa dianteira em pistas ovais e demais ajustes aerodinâmicos. As equipes não poderão utilizar mais de dois kits durante uma temporada, sendo que o pacote para treinos classificatórios é um deles. A Dallara também vai continuar a fornecer componentes aerodinâmicos padrão.

O regulamento também afirma que os times poderão usar mais de um pacote durante os treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, mas serão obrigados a correr com o kit escolhido durante a classificação.

O valor dos kits está fixado em US$ 75 mil (ou R$ 125 mil), incluindo todos os componentes. Um kit de atualização para 2016 não poderá custar mais de US$ 15 mil (R$ 35 mil). Os testes de pistas estão previstos entre os dias 6 de outubro de 2014 e 18 de janeiro de 2015. Seis dias de testes de pré-produção foram aprovados. Cada fornecedor está limitado a usar dois carros.

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