Indy muda formato de classificação para 500 Milhas de Indianápolis e define pole no domingo

Novo formato trará definição dos 33 classificados no sábado e definição das posições de largada no domingo. Ponto alto do evento, disputa da pole será realizada através do Fast Nine, com os nove mais rápidos do sábado. Prova ocorre no próximo dia 25 de maio

 
A Indy decidiu mudar o formato de classificação para a 98ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. A partir deste ano, a categoria definirá o grid em um processo mais longo, porém mais dinâmico, em dois dias inteiros de atividades – 17 e 18 de maio.
 
No dia 17, um sábado, todos os pilotos terão direito a quatro voltas no superoval de Indiana. Os 33 mais rápidos asseguram vaga no grid de largada. Destes, os nove melhores avançam para o Fast Nine e disputam entre si a pole-position no domingo, dia 18. Também no domingo, os pilotos que tiverem ficado entre a décima e a 33ª posições voltarão à pista para definir suas colocações finais de largada para a prova do dia 25 de maio.
Indy 500 terá novo formato de definição do grid (Foto: Getty Images)

A ordem de entrada na pista no domingo – tanto para os classificados ao Fast Nine quanto para os demais – será definida de acordo com o tempo de volta conquistado no sábado. O 33º colocado será o primeiro a ir para a pista, o 32º, o segundo, e assim sucessivamente, tendo como ‘grand finale’ natural do evento a disputa pela pole.
 
Derrick Walker, diretor de operações da Indy, elogiou a modificação. “Há uma enorme quantidade de talentos entre os inscritos deste ano, o que até agora inclui cinco vencedores das 500 Milhas de Indianápolis”, disse. “O novo formato apresenta um desafio a mais para os pilotos, que terão uma chance de garantir lugar no grid no sábado e começar tudo de novo no domingo, para determinar sua posição de largada”, acrescentou.
 
Mark Miles, presidente da Hulman & Co – empresa que administra a categoria – também se mostrou entusiasmado com o novo formato. “Inclui dois dias emocionantes de ação na pista, tendo como ponto alto o Fast Nine. Vai ser um grande show para os fãs.”

A temporada 2014 da Indy começa no próximo dia 30 de março, em St. Petersburg.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.