A Indy segue com dificuldades para definir qual é a melhor forma de utilizar o push-to-pass nas corridas. Para a etapa de Sonoma, marcada para o próximo domingo (26), a direção da categoria decidiu reduzir o delay na ativação do dispositivo de 5s – como aconteceu em Mid-Ohio – para 3s5.
Na 13ª prova do campeonato de 2012, os pilotos terão a possibilidade de ter mais potência em seus motores durante 90s, com um máximo de 15 segundos por ativação do push-to-pass. Não há tempo de recarga entre as ativações. As equipes puderam avaliar o sistema durante os treinos coletivos que aconteceram em Sonoma no dia 17 de agosto.
Diretor de motores da Indy, Trevor Knowles afirmou que as constantes mudanças se dão porque “os parâmetros do push-to-pass podem ser ajustados para casar com qualquer circuito que receba provas da Indy”.
“Sonoma possui retas mais curtas do que as de Mid-Ohio, então nós ajustamos estes parâmetros para que o sistema funcione melhor neste circuito em particular”, explicou o dirigente. “Mas os princípios do uso que tivemos em Mid-Ohio continuarão os mesmos para Sonoma”, ponderou Knowles.
Em 2012, o sistema de push-to-pass foi utilizado em Toronto e Edmonton, e a introdução do atraso na ativação do dispositivo aconteceu em Mid-Ohio. A princípio, apenas circuitos mistos terão o botão de ultrapassagem, portanto, ele estará presente em Sonoma e em Baltimore. Fontana, palco da última prova do campeonato, é um circuito oval.