Newgarden chora, admite fraude da Penske, mas rechaça: “Não sabia que fiz algo errado”

Josef Newgarden indica que não sabia de regra e justifica que push-to-pass não deveria ser liberado antes da linha de chegada. "É a verdade", disse.

Josef Newgarden, enfim, se pronunciou sobre desclassificação que sofreu no GP de St. Pete, anunciada somente na última quarta-feira (24). Após Indy, Penske, Scott McLaughlin e Will Power, o então vencedor da corrida que abriu a temporada falou e admitiu que utilizou o push-to-pass antes da linha de chegada, o que não é permitido por regulamento. O norte-americano, bastante emocionado durante entrevista coletiva, justificou que acionou o botão por força do hábito e não com intenção de trapacear.

Além de demonstrar não ter conhecimento sobre a regra, o principal argumento de Newgarden é que o push-to-pass não deveria funcionar antes da linha de chegada e que, geralmente, os pilotos já relargam com o botão acionado. O intuito é fazer o sistema funcionar assim que liberado.

“Podem me chamar de incompetente, idiota ou trapaceiro, mas não falem que sou mentiroso. Não sabia que fiz algo de errado até o último final de semana. Pode parecer piada, porém, as coisas aconteceram desse modo. Pergunte a qualquer um se ali não é o local de se apertar o botão. Percebi que o sistema estava funcionando, mas não foi algo premeditado, não foi má-fé. Terminei aquela corrida sem achar que tinha feito algo errado”, falou Newgarden em entrevista coletiva no Barber Motorsports Park, palco do GP do Alabama.

“Usei o push-to-pass em largadas e relargadas, sim. Não olhei os dados [sobre quanto utilizou], mas é minha obrigação saber sobre as regras e, como líder do #2, não posso cometer esse tipo de erro banal. Tenho de pedir desculpas ao time, aos parceiros, aos colegas de equipe e aos meus concorrentes. É algo complicado, um processo embaraçoso a se passar”, prosseguiu.

Josef Newgarden teve vitória em St. Pete impugnada (Foto: IndyCar)

Newgarden contou que só se deu conta de que teria quebrado as regras em Long Beach, etapa realizada no último final de semana, quando os comissários da Indy investigavam a fraude. O piloto também deu sua versão por demorar a falar acerca do episódio.

“Usei ilegalmente e não posso mudar os fatos. Apertei o botão e senti que ganhei potência, sim. Está claro pelas câmeras onboard e telemetria. O ponto é que o sistema não é liberado para uso antes da linha de chegada, então, a parte difícil é essa, pois se aciona o push-to-pass nesses momentos. Mas preferi falar do que enviar um comunicado. Não dormi direito até estar aqui, mas a verdade é simples e estou dizendo a vocês”, apontou.

“Soube na segunda-feira (22) sobre a questão do software [que aciona o push-to-pass] estar descalibrado. Estava na Califórnia com minha família. Conversei com algumas pessoas e percebemos que se tratava de um erro grave, que não notamos até então. Nos pegou de surpresa. É diferente quando você sabe que fez algo errado e quando não percebe alguma coisa incorreta. Enfim, isso tudo aconteceu e não dá para voltar atrás”, continuou.

O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2023 reconhece que decepcionou algumas pessoas, sobretudo seus fãs, mas que terá de encarar as consequências.

Josef Newgarden fala em erro e rechaça intenção em fraude (Foto: Indycar)

“Não me liguei que havia feito algo errado. Estou contando a história. Não notei que algo estava fora de ordem em St. Pete. Mas imagino como as pessoas se sentiram [com a notícia]. O que poderia fazer? Tinha de seguir a vida. Agora estou um pouco melhor. Não me preparei nada para hoje, só quis contar a verdade. Espero estar pronto para o que vier. Da minha parte, tenho somente desculpas a pedir”, comentou.

Com a voz embargada em diversas situações na entrevista coletiva, Newgarden aceitou a penalização e agora quer virar a página para focar no final de semana, quando disputa o GP do Alabama, no Barber Motorsports Park.

“Acredito totalmente na integridade da categoria e se você quebrar uma regra, não tem jeito, vai ter de enfrentar as consequências. Sim, então a punição é justa. Por esse lado, estou satisfeito”, destacou.

“Sigo empolgado, minha equipe faz o melhor trabalho do mundo, então o foco é nessa etapa”, encerrou.

Indy retorna para a terceira etapa do campeonato neste final de semana, com o GP do Alabama, que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril. O evento no Barber Motorsports Park tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.