Newgarden sobra e vence abertura da Indy em St. Pete. Pietro Fittipaldi é 15º

Josef Newgarden dominou as ações no GP de St. Pete da Indy e levou a 30ª vitória da carreira com autoridade. Pietro Fittipaldi finalizou retorno com presença no top-15.

Bicampeão, Josef Newgarden teve autoridade para vencer a abertura da temporada 2024 da Indy. No GP de St. Pete, disputado neste domingo (10), o piloto americano da Penske largou da pole-position e liderou praticamente toda a prova, recebendo a bandeira quadriculada no primeiro posto pela 30ª vez na carreira. Foi também a terceira vitória de Josef no circuito de rua, repetindo o feito de 2019 e 2020.

O mexicano Pato O’Ward, que largou da terceira colocação, subiu ao pódio com o segundo lugar pela McLaren, repetindo o resultado de 2023. Mesmo não partindo bem de início e caindo para quarto, o piloto do carro #5 impôs um forte ritmo após o primeiro pit-stop e se defendeu muito bem nas voltas finais para ficar atrás apenas de Newgarden.

O posto final no pódio foi decidido em uma batalha entre os companheiros de equipe Scott McLaughlin e Will Power, da Penske. Ambos largaram fora do top-5, mas cresceram no decorrer da prova. Melhor para o neozelandês, que finalizou a corrida à frente do bicampeão. Colton Herta, de Andretti, finalizou o top-5 em St. Pete.

Atual campeão, Álex Palou teve um desempenho bem modesto de início com a Ganassi, mas cresceu na reta final da corrida para salvar um sexto lugar. É a 19ª corrida consecutiva de Palou dentro do top-10. Após largar da primeira fila, Felix Rosenqvist fechou em sétimo a estreia pela Meyer Shank, à frente do ex-companheiro de equipe Alexander Rossi, da McLaren.

Alex Palou (Foto: Joe Skibinski | IMS Photo)

Hexacampeão, Scott Dixon foi o nono colocado com a Ganassi, enquanto Rinus VeeKay, de Carpenter, fechou o top-10. Na reestreia pela Indy, o brasileiro Pietro Fittipaldi aproveitou as confusões à frente para escalar o pelotão e sair de 26º para 15º. Ele finalizou à frente dos companheiros de equipe Graham Rahal e Christian Lundgaard.

A Indy retorna no próximo dia 24 com a Corrida All-Star, que não vale pontos para o campeonato, e acontece no circuito privado The Thermal Club, na Califórnia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o GP de St. Pete da Indy:

Antes mesmo da largada, Christian Rasmussen teve problemas e não conseguiu ligar o carro. A bandeira verde para as 100 voltas de disputa veio às 13h30 (de Brasília, GMT-3). Newgarden pulou bem e manteve o primeiro posto. Herta atacou O’Ward na primeira curva e assumiu o terceiro lugar. McLaughlin pulou de nono para sexto, enquanto Christian Lundgaard sofreu um furo de pneu e ficou para trás, precisando de um pit-stop.

Após as primeiras 10 voltas de corrida, Newgarden sustentava uma liderança de 0s9 sobre Rosenqvist. Herta mantinha o terceiro lugar, seguido por O’Ward, Ericsson, McLaughlin, VeeKay, Grosjean, Power e Armstrong. Felix, inclusive, era o único piloto utilizando pneus alternativos.

Já pela marca de 20 voltas, a vantagem de Newgarden tinha pulado a 1s6 para Rosenqvist, e o top-10 seguia com a mesma ordem. O brasileiro Pietro Fittipaldi, por sua vez, era o 25º colocado, à frente apenas de Sting Ray Robb e de Christian Lundgaard, que já tinha pit-stop.

Eis que, na volta 27, veio a primeira bandeira amarela da corrida, causada por Marcus Armstrong. O piloto neozelandês passou reto na curva 10 e atingiu a barreira de pneus. Com o carro desalinhado após a pancada, foi forçado a abandonar a corrida. Todo o pelotão, com exceção de Lundgaard, aproveitou a entrada do pace-car para o primeiro pit-stop da prova. Rosenqvist aproveitou o bom trabalho da Meyer Shank para assumir a liderança virtual. Newgarden ficou atrás até de Herta.

Marcus Armstrong bate e causa a primeira amarela da Indy em 2024

A relargada aconteceu na volta 31. Lundgaard era o líder em estratégia diferente, puxando Rosenqvist em segundo. Newgarden partiu para cima de Herta e retomou a posição. O americano parecia não ter bom ritmo nos novos pneus, sendo ultrapassado também por O’Ward e McLaughlin. Josef seguiu buscando recuperar o prejuízo nos boxes, pressionando o sueco.

Newgarden conseguiu retomar o posto em cima de Rosenqvist, que não foi capaz também de segurar a pressão de O’Ward, caindo para o quarto lugar. E na volta 35, veio mais uma bandeira amarela, agora por conta de Sting Ray Robb. O piloto da Foyt passou reto na curva 1 reportando problemas nos freios, e mesmo sem choque com barreira de pneus, acabou abandonando. O líder Lundgaard realizou o segundo pit-stop. Pietro Fittipaldi fez o mesmo.

A bandeira verde foi dada na volta 39. Newgarden pulou bem e manteve o primeiro lugar, puxando O’Ward, Rosenqvist, McLaughlin, Herta, Ericsson, VeeKay, Power, Dixon e Grosjean.

A corrida chegou na metade com Newgarden na liderança, sustentando 1s1 de vantagem para O’Ward. O resto do top-10 seguiu intacto comparado com a relargada após a segunda bandeira amarela. Andando na sexta posição na estreia pela Andretti, Ericsson encostou nos boxes após problemas de potência, abandonando a corrida. Com isso, Alexander Rossi foi promovido ao top-10.

Will Power conseguiu uma ultrapassagem sobre Rinus VeeKay e assumiu o sexto lugar na volta 61. O neerlandês começou a perder ritmo, sendo superado também por Scott Dixon. Pela volta 65, foi iniciada a segunda janela de pit-stops para os líderes. Newgarden, O’Ward, Rosenqvist e McLaughlin partiram aos boxes. Na volta seguinte, foi a vez de Herta, Power e Dixon.

Após a parada de Palou, os carros foram realinhados com Newgarden líder e em confortável vantagem para O’Ward. Herta acertou na parada e pulou para terceiro, à frente de McLaughlin e Rosenqvist. Power vinha em sexto, seguido por Rahal, Palou, Rossi e Dixon. Porém, na volta 69, veio mais uma bandeira amarela, agora por conta de Linus Lundqvist, que rodou após toque de Grosjean na curva 10 e destruiu a asa traseira do carro.

Acidente entre Linus Lundqvist e Romain Grosjean

A relargada aconteceu na volta 73. Josef seguiu na liderança. O grande movimento foi de Scott McLaughlin, que mergulhou por dentro de Herta na curva 10 e assumiu o terceiro lugar. Will Power ultrapassou Rosenqvist na mesma curva, e na sequência também tirou o posto de Colton, deixando três carros da Penske entre os quatro primeiros lugares.

Apesar de chamar pouca atenção durante a prova, Álex Palou entrou no último quarto da corrida com um mergulho por dentro de Rosenqvist na curva 1 e assumiu o sexto lugar. Não demorou muito para o bicampeão encostar em Colton Herta, que conseguiu administrar bem o posto no top-5.

Nas 10 voltas finais, Newgarden tinha uma distância confortável. A briga passou a ser pelo segundo lugar entre Pato O’Ward, Scott McLaughlin e Will Power. Apesar disso, as posições se mantiveram intactas até a bandeira quadriculada, que marcou a 30ª vitória de Josef na carreira.

INDY 2024, GP DE SÃO PETERSBURGO, CORRIDA

1JOSEF NEWGARDENPenske Chevrolet1h51min29s100 voltas
2PATO O’WARDMcLaren Chevrolet+1.6534 
3SCOTT McLAUGHLINPenske Chevrolet+2.6294 
4WILL POWERPenske Chevrolet+3.5552 
5COLTON HERTAAndretti Honda+4.2758 
6ALEX PALOUGanassi Honda+5.7285 
7FELIX ROSENQVISTMeyer Shank Honda+7.2585 
8ALEXANDER ROSSIMcLaren Chevrolet+8.4008 
9SCOTT DIXONGanassi Honda+9.0330 
10RINUS VEEKAYCarpenter Chevrolet+10.0413 
11SANTINO FERRUCCIFoyt Chevrolet+15.0311 
12KYLE KIRKWOODAndretti Honda+19.1302 
13CALLUM ILOTTMcLaren Chevrolet+19.9955 
14KYFFIN SIMPSONGanassi Honda+20.8064 
15PIETRO FITTIPALDIRLL Honda+23.7312 
16GRAHAM RAHALRLL Honda+25.4288 
17TOM BLOMQVISTMeyer Shank Honda+30.3490 
18AGUSTÍN CANAPINOJuncos Chevrolet+31.5354 
19JACK HARVEYRLL Honda+39.0150 
20CHRISTIAN LUNDGAARDRLL Honda+39.6527 
21CHRISTIAN RASMUSSENCarpenter Chevrolet+42.1787 
22COLIN BRAUNDale Coyne Honda+47.5862 
23LINUS LUNDQVISTGanassi Honda+ 2 voltas 
24ROMAIN GROSJEANJuncos Chevrolet+ 17 voltasNC
25MARCUS ERICSSONAndretti Honda+ 47 voltasNC
26STING RAY ROBBFoyt Chevrolet+ 66 voltasNC
27MARCUS ARMSTRONGGanassi Honda+ 74 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.