Dixon salta favoritos na estratégia e leva vitória no GP de Long Beach. Fittipaldi é 24º

Com estratégia certeira e excelente defesa sobre os rivais nas voltas finais, Scott Dixon surpreendeu os maiores favoritos e levou o GP de Long Beach da Indy, chegando a 57 triunfos na carreira

Scott Dixon levou o GP de Long Beach da Indy, disputado na tarde deste domingo (21). O neozelandês da Ganassi largou na oitava posição, mas acertou a estratégia depois de realizar o primeiro pit-stop durante a bandeira amarela causada por Christian Rasmussen, e segurou os adversários na reta final com a tática de economia de combustível. Foi a 57ª vitória do piloto de 43 anos.

O americano Colton Herta terminou no segundo lugar com a Andretti, retornando ao pódio pela primeira vez desde o GP de Toronto de 2023. O atual campeão Álex Palou, companheiro de Dixon na Ganassi, foi quem completou o top-3.

Relacionadas


Apesar de brigar pela vitória em boa parte da corrida, o bicampeão Josef Newgarden, da Penske, precisou se contentar com o quarto lugar após levar um toque de Herta nas voltas finais. O top-5 foi fechado pelo sueco Marcus Ericsson, da Andretti.

Will Power, que liderou as primeiras voltas com a Penske, ficou em sexto, à frente de Kyle Kirkwood, vencedor de 2023, com a Andretti. Romain Grosjean, de Juncos, voltou ao top-10 da Indy com o oitavo lugar, enquanto o pole Felix Rosenqvist e Alexander Rossi fecharam os dez primeiros.

Scott Dixon (Foto: IndyCar)

Atual campeão da Fórmula 2, o francês Théo Pourchaire teve uma grande exibição com a McLaren, contando com acerto da estratégia para saltar de 22º para 11º na bandeira quadriculada. Pato O’Ward, punido com um drive-through durante a prova, foi apenas 16º.

O brasileiro Pietro Fittipaldi não teve grande desempenho com a RLL e foi apenas o 24º colocado, 1 volta atrás do vencedor. Também teve o pior resultado entre os pilotos do time, já que Graham Rahal foi 17º e Christian Lundgaard em 23º.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Indy retorna já na semana que vem, no dia 28, com o GP do Alabama, que acontece no Barber Motorsports Park, localizado na cidade de Birmingham. A corrida tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Saiba como foi o GP de Long Beach da Indy:

A bandeira verde foi dada às 16h47 (de Brasília, GMT-3). Will Power não perdeu tempo e rapidamente tirou Rosenqvist da frente antes mesmo da primeira curva. Ericsson superou Herta e assumiu o quarto lugar. Felix também não segurou o segundo posto por muito tempo, superado por Newgarden. Rossi abriu a janela de pit-stops depois de levar um toque do companheiro de equipe Pato O’Ward.

Rosenqvist seguiu a tendência de queda, perdendo posições para Ericsson, Herta e Palou. Ao fim das primeiras 10 voltas, Power liderava com vantagem de 5s0 para Newgarden. Ericsson, Herta, Palou, Rosenqvist, Dixon, Kirkwood, Lundgaard e Armstrong fechavam o top-10. Power era o único com pneus macios. O’Ward, foi punido com um drive-through após ser declarado culpado pelo choque com Rossi.

Na volta 16, veio a primeira bandeira amarela da corrida. Christian Rasmussen rodou sozinho e acertou o muro na saída da curva 5. O piloto da Carpenter acabou atingindo Jack Harvey ao tentar dar ré. No período de pace-car, pilotos como Power, Dixon, McLaughlin, Lundgaard e Armstrong foram aos boxes.

A relargada aconteceu na volta 20 com Newgarden na ponta, seguido por Ericsson, Herta, Palou, Rosenqvist, VeeKay, Grosjean, Pourchaire, Robb e Siegel.

Christian Lundgaard precisou pagar uma curiosa punição, sendo forçado a ceder cinco posições depois de uma saída perigosa nos boxes. Na 30ª volta, Newgarden seguia na liderança, acompanhado por Ericsson, Herta, Palou, Rosenqvist e Grosjean. Todos estes não tinham pit-stops realizados e ainda guiavam em pneus duros. Felix foi quem começou a puxar os pit-stops do pelotão, assim como Théo Pourchaire, que andava no top-10.

Josef e Marcus pararam ao final da volta 30, assim como Grosjean. Palou veio no giro seguinte, enquanto Herta e Rossi optaram pelo pit-stop no fim da volta 32. A nova ordem dos pilotos, após todos eles com pit-stops realizados, mostrava Dixon na liderança, seguido por Power, Kirkwood, McLaughlin, Rahal, Armstrong, Lundgaard, Lundqvist, Canapino e Ferrucci. Newgarden era apenas 14º, acompanhado por Herta, Palou, Ericsson e Grosjean.

Na metade da corrida, Dixon sustentava a liderança com 7s de vantagem para Power. Kirkwood, McLaughlin, Rahal, Armstrong, Lundgaard, Lundqvist, Newgarden e Herta formavam o top-10 naquele momento, com a segunda janela de pit-stops se aproximando. Na volta 51, Dixon e Power reabriram os trabalhos indo aos boxes. Kirkwood veio no seguinte giro junto de McLaughlin, entregando a liderança de volta nas mãos de Newgarden, que começou a tentar aplicar ritmo forte para tentar construir vantagem antes da parada.

O pit-stop de Newgarden veio na volta 58. Ericsson e Rosenqvist vieram na 59. Herta e Palou, que passaram a ocupar os dois primeiros lugares, pararam ao fim da 61. A nova ordem após todos os pit-stops devolveu a liderança nas mãos de Dixon, que carregava 5s de vantagem para Newgarden e 10s para Herta. Todos com pneus macios.

Sem tanta necessidade de economizar combustível, Newgarden acelerou e começou a cortar a diferença de Dixon. Enquanto isso, Power, usando pneus duros, caiu de quarto para sexto, superado por Palou e Ericsson. McLaughlin, que brigava no top-10, teve problemas e acabou recolhendo. Dixon, conseguindo segurar o ritmo, viu Herta e Palou também se aproximando de Newgarden, deixando os quatro primeiros separados pela distância de apenas 4s.

Newgarden, que seguia na pressão, sofreu um toque de Herta e ficou lento na pista. O bicampeão acabou caindo para o quarto lugar com oitavo voltas para o fim. Apesar de distância próxima, Scott começou a utilizar os retardatários em seu prol. Enquanto isso, Ericsson encostrou em Newgarden, deixando o top-5 separado por menos de 2s5.

INDY 2024, GP DE LONG BEACH, CORRIDA

1SCOTT DIXONGanassi Honda1:42:03.14185 voltas
2COLTON HERTAAndretti Honda+0.979 
3ÁLEX PALOUGanassi Honda+1.766 
4JOSEF NEWGARDENPenske Chevrolet+3.974 
5MARCUS ERICSSONAndretti Honda+4.377 
6WILL POWERPenske Chevrolet+15.764 
7KYLE KIRKWOODAndretti Honda+16.179 
8ROMAIN GROSJEANJuncos Chevrolet+18.043 
9FELIX ROSENQVISTMeyer Shank Honda+18.816 
10ALEXANDER ROSSIMcLaren Chevrolet+32.092 
11THÉO POURCHAIREMcLaren Chevrolet+33.441 
12MARCUS ARMSTRONGGanassi Honda+40.821 
13LINUS LUNDQVISTGanassi Honda+42.000 
14RINUS VEEKAYCarpenter Chevrolet+44.432 
15AGUSTIN CANAPINOJuncos Chevrolet+51.316 
16PATO O’WARDMcLaren Chevrolet+52.996 
17GRAHAM RAHALRLL Honda+1:02.519 
18STING RAY ROBBFoyt Chevrolet+1:05.589 
19KYFFIN SIMPSONGanassi Honda+1 volta 
20NOLAN SIEGELDale Coyne Honda+1 volta 
21SANTINO FERRUCCIFoyt Chevrolet+1 volta 
22TOM BLOMQVISTMeyer Shank Honda+1 volta 
23CHRISTIAN LUNDGAARDRLL Honda+1 volta 
24PIETRO FITTIPALDIRLL Honda+1 volta 
25JACK HARVEYDale Coyne Honda+2 voltas 
26SCOTT MCLAUGHLINPenske Chevrolet+14 voltasNC
27CHRISTIAN RASMUSSENCarpenter Chevrolet+71 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.