Newgarden admite “altos e baixos” em 2024, mas vê “boas chances” de vencer Indy 500

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Josef Newgarden fala que carro para a corrida está ainda melhor do que na classificação

Certamente, Josef Newgarden é um dos personagens da temporada da Indy em 2024. Atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o norte-americano reconheceu em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO que oscilou no campeonato em conta da repercussão em cima da fraude que a Penske cometeu no sistema push-to-pass no GP de St. Pete. No entanto, o #2 quer virar a página e manter o reinado na corrida que será disputada neste domingo (26).

Newgarden esteve no centro da discussão quando a Penske foi punida por burlar o push-to-pass na etapa da Flórida, quando os três carros da equipe conseguiam utilizar o sistema antes de cruzar a linha de chegada nas largadas e relargadas. Will Power, que não acionou o botão de ultrapassagem no período, perdeu dez pontos no campeonato, enquanto Scott McLaughlin e Newgarden, que utilizaram a potência extra em momento não permitido, foram desclassificados, perdendo, respectivamente, o terceiro e primeiro lugar.

Porém, McLaughlin acionou o botão por uma única vez, totalizando 1s9, sem ter conquistado vantagem pela ação. O que gerou bastante repercussão foi o fato do norte-americano ter usado o push-to-pass por duas vezes por quase 8s, ganhando a posição de Colton Herta. A justificativa, na ocasião, é que ele não sabia que estava fazendo algo errado, o que gerou controversa em parte do grid. De certa forma, Newgarden admitiu que o ocorrido pesou durante a temporada e que é hora de virar o jogo.

“Bem, tivemos os altos e baixos pelos episódios recentes, mas sempre tenho em mente que cada corrida é um novo recomeço. Nosso momento pode mudar em um instante. Agora, meu foco está nessa prova e, para mim, tudo é sobre a próxima etapa. Você sempre pode apertar o botão reset. Acredito que teremos um ótimo domingo”, disse Newgarden com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO.

Josef Newgarden vê oportunidade para repetir vitória na Indy 500 (Foto: IndyCar)

A Penske foi protagonista na classificação da Indy 500, cravando a primeira fila, repetindo o feito de 1988. McLaughlin larga na frente, com Power e Newgarden na sequência, colocando boa margem para a McLaren, que veio com Alexander Rossi e Kyle Larson, que sairão em quarto e quinto, respectivamente. O norte-americano vê com este domínio uma grande chance de fechar a prova deste domingo com a vitória. Na visão do #2, o triunfo deve ficar entre ele e seus companheiros no time de Roger Penske.

“É um bom problema que temos na equipe, pois são três carros rápidos e estamos competindo um contra o outro. É difícil para o time olhar tudo isso, pois os três estão próximos e disputando. Estamos na primeira fila, o que é positivo. Acredito que um de nós irá ganhar, e Roger vai ficar feliz, assim como toda a Penske”, pontuou.

“O carro da classificação estava muito bom, mas o carro da corrida está melhor. É uma grande oportunidade para vencer. Estou confortável para a prova, a velocidade está lá. Definitivamente, temos boas chances para levarmos essa”, declarou.

Caso Newgarden conquiste a vitória, será o primeiro piloto desde Hélio Castroneves a vencer por duas vezes seguida, algo que o brasileiro fez em 2001 e 2002. O piloto da Penske admitiu que o feito seria incrível, mas que não pensou se o festejo será diferente.

“É especial [vencer duas seguidas], mas não pensei em celebração. Acho que vai ser conforme o momento. Aproveitei demais no ano passado, senti de perto a energia do público. Não existe nada como Indianápolis. Não sei como será, porém, preciso vencer primeiro”, encerrou.

A 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis acontece no próximo domingo (26), com largada marcada para 13h38 (de Brasília, GMT-3).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.