Newgarden admite jogo de equipe da Penske por título de Power: “Se for assim, faremos”

Após rusgas públicas entre pilotos da Penske, Newgarden declara que equipe vai contribuir para Will Power conquistar o título da Indy

Natural de Nashville, Josef Newgarden vai correr diante de uma grande base de fãs na decisão da temporada da Indy em 2024. Porém, apesar de falar em fazer o melhor para o #2, o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis reconheceu que poderá ser escudeiro de Will Power e ajudar o companheiro de Penske na conquista do título.

Na reta final da temporada, o assunto jogo de equipe circundou a Penske. Tanto Power quanto Tim Cindric, presidente do time, rejeitaram a possibilidade quando perguntados após o GP de Gateway, 13ª etapa do campeonato. A única exceção que o australiano considerou foi que se tivesse ordens na última corrida do ano, desde que elas rendessem o título a um piloto.

É justamente essa hipótese que Newgarden está considerando. O norte-americano ponderou que o intuito é iniciar a corrida pensando no melhor desempenho individual e só considerar o jogo de equipe mais para a parte final da prova deste domingo (15), caso Power esteja apto a levar o campeonato. A missão não é fácil. O australiano está 33 pontos atrás de Álex Palou, que, apesar de sair em 24º nesse domingo, precisa de um nono lugar para levar a taça.

“É uma grande questão. Já respondi esse tipo de pergunta muitas vezes, mas acho que é similar a Milwaukee. Vamos correr normalmente, nosso plano de sempre. Se começarmos orquestrando algo, acho que é aí que começam os problemas. Vamos para fazer o melhor trabalho para o #2”, declarou Newgarden.

Josef Newgarden (Foto: IndyCar)

“Claro, a prioridade para nós é fazer o possível se estivermos em posição de ganhar o título. Se for assim, faremos tudo por isso. Estamos preparados para o que for necessário para vencer o campeonato, pois estamos sempre juntos no fim do dia”, completou.

No entanto, vale destacar que a Penske não vive o melhor momento interno, com alguma roupa suja sendo lavada diante do público, como foi o caso de Scott McLaughlin criticando Power após o toque entre ambos no GP de Toronto, bem como o próprio australiano mostrando o dedo médio para Newgarden em Gateway, quando alegou que o norte-americano tinha alternado o ritmo em polêmica relargada.

As arestas, pelo menos com o que disse Newgarden, parecem ter sido aparadas. Se Power estiver em condição de ser campeão, a missão vai ser ajudar o australiano a chegar lá. Curiosamente, o #12 se tornaria tricampeão e superaria o norte-americano em número de títulos na Indy.

“Mas acho que o caminho para isso é correr normalmente. Vamos fazer nossos trabalhos, cuidar um do outro e esperamos que as fichas caiam do nosso lado, e aí tentaremos mexê-las. Se pudermos fazer isso, vai ser um bom dia para todo mundo”, encerrou Newgarden.

A largada da corrida decisiva da Indy acontece no domingo, a partir das 16h30 [de Brasília, -3 GMT], com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO e transmissão de TV Cultura, ESPN4 e Disney +.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.