Newgarden supera O’Ward em corrida eletrizante e fatura GP do Texas da Indy
Pelo segundo ano seguido, Josef Newgarden venceu o GP do Texas após uma batalha eletrizante. Bicampeão superou Pato O'Ward e Álex Palou nas voltas finais para sair com o triunfo
O americano Josef Newgarden venceu o GP do Texas da Indy, disputado na tarde deste domingo (2). Em uma das batalhas mais apertadas e eletrizantes dos últimos tempos na categoria, o bicampeão da Penske venceu uma guerra contra o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, e o mexicano Álex Palou, da Ganassi, para vencer pela primeira vez em 2023.
Pato, que liderou 91 voltas, assumiu a liderança do campeonato após o segundo pódio seguido, enquanto Palou completou o top-3. David Malukas, com a surpreendente Dale Coyne, foi o quarto colocado, enquanto o hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, fechou o top-5. Scott McLaughlin, da Penske, foi sexto.
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Colton Herta, de Andretti, veio na sétima posição, seguido por Marcus Ericsson, da Ganassi, vencedor em St. Pete. O inglês Callum Ilott, da Juncos, foi o nono colocado, seguido pelo brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, que conseguiu grande recuperação após sair de 21º.
A Indy retorna em duas semanas com o tradicional GP de Long Beach, no circuito urbano montado nas ruas da cidade californiana.
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Saiba como foi o GP do Texas da Indy:
Na largada, Rosenqvist pulou bem e manteve a liderança, mas durou apenas uma volta, com Dixon assumindo a ponta na volta 2 e superado posteriormente por Newgarden na volta 3. O bicampeão da Penske e o hexacampeão da Ganassi começaram a se alternar no primeiro posto nas voltas seguintes. Felix caiu para o quinto lugar.
Pato O’Ward e Álex Palou cresceram na corrida e superaram Dixon, buscando se meter na briga da liderança nas voltas iniciais, agora mais consolidada com Newgarden. Com 25 voltas, o bicampeão estava na ponta, com O’Ward, Palou, Dixon, Rosenqvist, Rossi, Malukas, Grosjean e Herta completando o top-10.
Com 47 voltas, veio a primeira bandeira amarela. Will Power ficou lento e começou a despencar na ordem dos carros. Takuma Sato tentou uma ultrapassagem por fora na saída da curva 2, mas acabou andando alto demais na pista e bateu no muro. Boa parte do pelotão utilizou a oportunidade para ir aos boxes. Rossi, que era quinto colocado, acabou acertando Kyle Kirkwood dentro do pit-lane.
A ordem de relargada tinha Newgarden na ponta, com O’Ward em segundo, Palou em terceiro, Dixon em quarto e Rosenqvist em quinto. Grosjean, Herta, McLaughlin, Ericsson e DeFrancesco completavam o top-10. A bandeira verde veio na volta 60. Quem teve grande embalo foi Álex Palou, superando O’Ward e ameaçando a liderança de Josef, mas sem sucesso. Quem despencou foi Rosenqvist, caindo de quinto para oitavo.
No início da volta 66, Palou finalmente ultrapassou Newgarden e assumiu a liderança. Grosjean superou Dixon e tomou o quarto lugar. Josef se colocou lado a lado com o espanhol, e no início da volta 68, retomou o primeiro posto. Com 75 voltas, Pato superou Palou para retomar o segundo posto. Álex também perdeu posições para Romain Grosjean e Scott Dixon.
O primeiro terço da corrida foi completado com Newgarden na ponta, seguido por O’Ward, Grosjean, Dixon, Palou, Herta, McLaughlin, Rosenqvist, Malukas e Ilott. Com 100 voltas, Kyle Kirkwood teve problemas e precisou levar a Andretti aos boxes.
Quem iniciou o segundo ciclo de pit-stops foi Scott McLaughlin, na volta 109. Quem veio na sequência foi o líder Josef Newgarden. Pato e Palou optaram pelo pit-stop na volta 115. Com todos os pilotos oficialmente com duas paradas, Josef seguia na liderança, com O’Ward em segundo, Grosjean em terceiro, Dixon em quarto e Palou em quinto.
Na volta 130, Pato surpreendeu Newgarden por fora na curva 2 e fez a ultrapassagem pela liderança da corrida. O americano tentou o troco, mas sem sucesso de início, se contentando em ficar atrás no segundo lugar.
A corrida entrou nas 100 voltas finais com O’Ward extremamente dominante. Apenas outros 3 pilotos estavam na mesma volta do mexicano: Newgarden, Grosjean e Palou. Até Scott Dixon, no quinto lugar, levou volta do piloto da McLaren. Nos giros seguintes, apenas Josef ficou na mesma volta de Pato.
O próprio Newgarden foi quem puxou o terceiro ciclo de pit-stop entre os líderes, na volta 165. Pato entrou nos boxes nas voltas seguintes freando bastante na entrada do pit-lane.
A ordem dos pilotos foi reestabelecida após todo mundo ir aos boxes pela terceira vez. O’Ward sustentava 5s para Newgarden e eram os únicos pilotos na volta do líder. Palou era terceiro, seguido por Grosjean, Dixon, Malukas, Herta, Rosenqvist, McLaughlin e VeeKay. Na volta 179, porém, a bandeira amarela resolveu surgir novamente. Pole-position, Felix Rosenqvist acertou o muro na saída da curva 4.
O’Ward e Newgarden aproveitaram a oportunidade para ir aos boxes pela quarta vez. Além deles, apenas Simon Pagenaud, Benjamin Pedersen e Conor Daly repetiram a estratégia. Com todos os pilotos na volta do líder, Newgarden fez um quinto pit-stop para colocar combustível, e o restante do grid fez a quarta parada. Power teve problemas e ficou para trás.
A nova ordem dos pilotos tinham Pato na liderança, com Malukas em segundo, Newgarden em terceiro, Palou em quarto e Grosjean em quinto. Herta, Dixon, McLaughlin, Ericsson e DeFrancesco finalizavam o top-10 no Texas. A relargada veio na volta 194, Josef e Álex tiraram Malukas da frente.
Sem bom ritmo na relargada, O’Ward perdeu a liderança para Álex Palou, que deu um bote duplo ao pular de terceiro para primeiro. Newgarden acabou superando o espanhol para retomar o primeiro posto, enquanto Pato passou a brigar com Malukas e Grosjean para manter o terceiro posto, De repente, os quatro carros estavam na disputa da liderança, e o #10 da Ganassi surgiu à frente de novo.
Colton Herta, que era quinto, veio cortando todo o pelotão e assumiu a liderança na volta 201. O americano da Andretti se segurou ali até a volta 207, quando Pato reassumiu a ponta depois de várias ultrapassagens pelo lado de fora. Palou retomou a liderança em cima do mexicano, até que a bandeira amarela apareceu pela terceira vez no dia, com Sting Ray Robb sofrendo um forte acidente na volta 210.
O’Ward, Newgarden, McLaughlin, Ericsson e Malukas aproveitaram a bandeira amarela para novos pit-stops. Palou tinha a liderança com Grosjean em segundo, Herta em terceiro e Dixon em quarto. Pato voltou em quinto, com Newgarden em sexto.
A relargada aconteceu com 31 voltas para o fim. Grosjean se tocou com Herta, mas foi para cima de Palou e assumiu a liderança da corrida. O sonho do francês durou pouco, já que O’Ward veio em excelente ritmo e tomou a liderança. Porém, nova amarela com 27 voltas para o fim com choque entre Graham e Devlin DeFrancesco.
A ordem da nova relargada tinha O’Ward em primeiro, Palou em segundo, Newgarden em terceiro, Herta em quarto, Malukas em quinto, McLaughlin em sexto, Grosjean em sétimo e Scott Dixon em oitavo. A bandeira verde veio com 12 voltas para o fim. Pato até abriu vantagem inicial, mas não resistiu ao ritmo de Palou e Newgarden, que vieram para as duas primeiras posições.
Com 9 voltas para o fim, Josef ultrapassou Palou por fora na curva 1 e assumiu a ponta. O’Ward utilizou o vácuo para colocar lado a lado com o americano, que fez excelente defesa. O top-6 estava próximo e batalhando pela vitória. Com 3 voltas para o final, O’Ward finalmente conseguiu superar Newgarden, mas durou pouco a festa do mexicano. Josef o superou pela última vez e viu a bandeira amarela surgir com Romain Grosjean para concluir a vitória.
Indy 2023, GP do Texas, Corrida:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 2:07:07.265 | 250 voltas |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +1.283 | |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | +1.883 | |
4 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +2.117 | |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | +2.437 | |
6 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +4.135 | |
7 | C HERTA | Andretti Honda | +6.422 | |
8 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +1 volta | |
9 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
10 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
11 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
12 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
13 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
14 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +2 voltas | |
15 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
16 | W POWER | Penske Chevrolet | +2 voltas | |
17 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +3 voltas | |
18 | J HARVEY | RLL Honda | +3 voltas | |
19 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +3 voltas | |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +4 voltas | |
21 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +4 voltas | |
22 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +7 voltas | |
23 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +29 voltas | NC |
24 | G RAHAL | RLL Honda | +31 voltas | NC |
25 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | +42 voltas | NC |
26 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +73 voltas | NC |
27 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | +153 voltas | NC |
28 | T SATO | Ganassi Honda | +204 voltas | NC |