Melhor novato, Lundgaard exalta “resultado muito bom” em St. Pete

Piloto da Rahal destacou ritmo com os pneus mais macios no início da corrida e comemorou desempenho em estreia na Indy

ESTRUTURA, DINHEIRO E TRADIÇÃO: ANDRETTI É 11ª EQUIPE PERFEITA PARA FÓRMULA 1?

Na etapa de St. Pete, que abriu a temporada 2022 da Indy, Christian Lundgaard apresentou o melhor desempenho entre os seis estreantes da categoria ao terminar a prova na 11ª posição. Largando do 15º lugar, o piloto da RLL superou as dificuldades habituais da primeira corrida e destacou o desempenho do carro com os pneus mais macios para somar bons pontos.

Depois de duas temporadas completas na Fórmula 2, no qual obteve o sétimo lugar no campeonato de pilotos em 2020 como melhor resultado, o ex-piloto da academia da Renault deixou o automobilismo europeu para trilhar uma nova trajetória nos EUA, com apenas 20 anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

E em sua segunda aparição, depois de ter estreado no misto de Indianápolis em 2021, figurou entre os dez primeiros durante algumas voltas no circuito de rua de St. Pete, mas cruzou a linha de chegada na 11ª posição. Apesar de lamentar a chance de terminar no top-10, o dinamarquês destacou o desempenho do carro, principalmente com os pneus vermelhos, os mais macios.

“Foi uma longa corrida”, começou, em entrevista ao site da revista americana Racer. “Penso que perdemos algumas posições no início da corrida, que gostaria de ter mantido. Acho que cobrimos algum terreno no primeiro ciclo de pit-stop, o que foi bom”, afirmou.

“Ficamos muito tempo nos vermelhos [macios], com os quais fiquei muito feliz. Acho que o ritmo nos vermelhos foi bastante decente, talvez pudéssemos ter sido um pouco mais rápido se tivéssemos um pouco de ar limpo, mas nunca saberemos”, acrescentou.

CHRISTIAN LUNDGAARD; RLL; INDY; BARBER; TESTE;
Christian Lundgaard estreou na Indy neste fim de semana (Foto: Alpine F1 Team)

Devido às dificuldades com os pneus pretos, mais duros, e também com a exigência física na reta decisiva do GP de St. Pete, Lundgaard aprovou o equilíbrio do carro e ficou satisfeito com o resultado. “No final, acho que o equilíbrio do carro foi decente, apenas não tivemos o ritmo adequado que os carros da Penske tinham. Voltar para casa com um resultado como esse é muito bom no nosso primeiro fim de semana”, resumiu.

Além de Lundgaard, a Indy contou com as estreias de mais cinco pilotos. Kyle Kirkwood, da AJ Foyt, que terminou a prova em 18º lugar; Callum Ilott, da Juncos Hollinger Racing, que também veio da Fórmula 2, e cruzou na 19ª colocação; Devlin DeFrancesco, da Andretti, que foi 22º; Tatiana Calderón, companheira de Kirkwood na Foyt, que foi 24ª; e David Malukas, da Dale Coyne, que abandonou.

Lundgaad e os cinco novatos voltam a competir no oval do Texas, segunda prova da temporada da Indy, que acontece no próximo dia 20.

COMO MERCEDES E RED BULL JÁ SE ENFRENTAM NA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.