Na Garagem: Fernández vence última corrida da CART no oval de Jacarepaguá

A Indy andou pela última vez no oval de Jacarepaguá há exatos 16 anos, em 30 de abril de 2000, e viu vitória do mexicano Adrián Fernández

Foram cinco anos com cinco pilotos e cinco equipes diferentes vencendo as corridas da CART no oval de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A última prova lá realizada aconteceu há 16 anos, e o vencedor foi Adrián Fernández.
 
Quem estava se destacando na derradeira Rio 200 era  canadense Alex Tagliani, líder do maior número de voltas. Mas, na 102ª de 108 voltas, ele rodou sozinho na liderança e perdeu a chance de vencer.
 
Fernández, que era o segundo, pulou para a cabeça do pelotão e apenas conduziu o carro da Patrick, sob bandeira amarela, para a vitória.
 
Jimmy Vasser chegou em segundo lugar e Paul Tracy foi o terceiro colocado. Cristiano da Matta apareceu como o melhor brasileiro na quarta posição, seguido por Christian Fittipaldi.
 
A rodada de Tagliani complicou a vida de Michael Andretti, Kenny Brack e Dario Franchitti. Uma cortina de fumaça foi levantada pelo carro do canadense, e esses três pilotos não conseguiram achar o caminho para seguir em frente. Eles terminaram de nono a 11º, respectivamente.
 
Em 2001, a falta de patrocínio e principalmente a perda do apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, comandada por César Maia, tiraram a Indy do país. A categoria só retornou em 2010, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo.

Bom demais que ao menos o YouTube nos deixa rever essas corridas. Aqui, com a narração de Téo José no SBT:

 
Os vencedores da CART no Rio:
 
1996 — André Ribeiro (Tasman)
1997 — Paul Tracy (Penske)
1998 — Greg Moore (Forsythe)
1999 — Juan Pablo Montoya (Ganassi)
2000 — Adrián Fernández (Patrick)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.