Newgarden acerta em cheio na estratégia e vence GP de São Petersburgo. Dixon é 2º após bela manobra
O GP de St. Pete foi marcado pelo domínio das equipes maiores. Porém, se destacaram na briga Josef Newgarden e Scott Dixon. Desta vez, foi o americano quem acertou na estratégia e deixou um arrojado neozelandês para trás. Will Power fechou o pódio, Tony Kanaan ficou em 15º e Matheus Leist abandonou
A Penske e a Ganassi foram as grandes protagonistas da etapa, mas o ritmo do time de Chip Ganassi parecia levemente superior durante a prova. Assim, coube a Roger Penske e seus comandados ousar na tática com Newgarden e o americano surgiu numa surpreendente liderança para não mais sair de lá, vencendo pela primeira vez nas ruas da Flórida e pela 11ª vez na Indy.
Dixon nem foi o piloto da Ganassi mais rápido do dia, afinal, Felix Rosenqvist teve ótima performance, mas levou a segunda posição em grande manobra para cima de Will Power, que completou o pódio. Rosenqvist, com problemas nos boxes, foi o quarto.
Relacionadas
Alexander Rossi ficou em um discreto quinto lugar, sem grandes momentos no dia. Segurando firme os ataques de Simon Pagenaud, James Hinchcliffe levou a melhor em uma espécie de 'Indy B', em um grupo bem distante o tempo todo do top-5.
Os novos nomes do grid tiveram atuações bem convincentes. Colton Herta foi oitavo, seguido por Santino Ferrucci e Jack Harvey.
A primeira etapa foi bem complicada para a Foyt. Matheus Leist se envolveu em um acidente quando Ed Jones foi parar no muro, enquanto Tony Kanaan teve problemas nos boxes e fechou em 15º.
Confira como foi o GP de São Petersburgo
A largada do GP de abertura da temporada 2019 em St. Pete aconteceu às 14h40 (em Brasília). Will Power saiu muito forte e já escapou na ponta, com Josef Newgarden ficando exposto aos ataques da dupla da Ganassi e da dupla da Andretti.
Racing season is officially back.
What.
A.
Start. #INDYCAR // #FirestoneGP pic.twitter.com/fFnYlbIu1t
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) March 10, 2019
Os muros, que tanto castigaram nos treinos e na classificação, seguiam intactos, enquanto Rosenqvist encostava em Power e Marcus Ericsson, Santino Ferrucci e Matheus Leist abriam a rodada de ida aos boxes.
Reveja a saída de boxes de Rosenqvist que quase causou um toque com Power IndyNoGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IndyNoGP pic.twitter.com/G0EQAb5psZ
— Grande Prêmio (@grandepremio) March 10, 2019
Power, Rossi e Pagenaud pararam antes dos outros três e aquilo seria o suficiente para mexer na então liderança da corrida. Quando Rosenqvist foi aos boxes, voltou exatamente atrás de Power, que não quis saber e fechou o sueco. Sem querer atrito, Felix tirou o pé e ficou para trás em relação ao australiano.
A sequência de giros foi excelente para o fã da Indy. Dixon partiu para cima de Power e o duelo foi belíssimo. O australiano defendeu-se de forma firme até onde pode, mas o neozelandês conseguiu uma finta espetacular para tomar o terceiro – que seria segundo – lugar.
Enquanto o estreante Ericsson recolhia o carro, Andretti fazia mais uma parada e deixava as primeiras colocações em uma ordem mais real, com Newgarden 6s na frente de Dixon. Power, Rosenqvist e Rossi vinham perto, com Hinch e Pagenaud começando a se aproximar.
Indy, GP de São Petersburgo, Classificação final
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 2:04:18.259 | 110 voltas |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | +2.900 | |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | +12.744 | |
4 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +14.586 | |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | +18.362 | |
6 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +31.160 | |
7 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +31.440 | |
8 | C HERTA | Harding Honda | +40.470 | |
9 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +57.603 | |
10 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +59.191 | |
11 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +1:02.687 | |
12 | G RAHAL | RLL Honda | +1 volta | |
13 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +1 volta | |
14 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
15 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
16 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
17 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
18 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | +2 voltas | |
19 | T SATO | RLL Honda | +35 voltas | NC |
20 | M ERICSSON | SPM Honda | +56 voltas | NC |
21 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +85 voltas | NC |
22 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +85 voltas | NC |
23 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +91 voltas | NC |
24 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +99 voltas | NC |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.