Newgarden acerta volta e crava pole em Elkhart Lake. Harvey repete 1ª fila
Josef Newgarden fez uma volta brilhante para cravar a pole da corrida 1 em Road America. Assim como no GP de Indianápolis, Jack Harvey parte de segundo. Scott Dixon sai em nono
Jack Harvey voltou a bater na trave na tentativa da primeira pole da carreira. Neste sábado (11), o inglês da Meyer Shank repetiu o desempenho que teve em Indianápolis e viu a primeira posição no grid escorrer pelos dedos já com o cronômetro zerado. Na corrida 1 de Elkhart Lake, porém, não foi Will Power seu algoz, mas Josef Newgarden, que encontrou uma volta brilhante em 1min45s519.
O desempenho de Harvey não surpreende tanto assim. Além de ter saído em segundo já no GP de Indianápolis 1, o piloto também se destacou no treino livre em Road America, ficando atrás apenas de Power, que classificou em quinto.
Relacionadas
A Penske, assim, manteve o 100% de poles em 2020: Newgarden no Texas e em Elkhart Lake, Power em Indianápolis. Simon Pagenaud, porém, segue bastante distante, ao menos em classificação. O francês foi somente nono de seu grupo e, assim, parte de 17º.
Outro que vai precisar de uma corrida de recuperação é Scott Dixon, que larga na nona colocação. Entre Newgarden e o neozelandês, além de Harvey ainda aparecem: Ryan Hunter-Reay, Graham Rahal, Power, Santino Ferrucci, Colton Herta e Felix Rosenqvist. Marco Andretti fecha o top-10 e Alexander Rossi sai de 11º.
A largada para a primeira corrida da rodada dupla de Elkhart Lake acontece ainda neste sábado, a partir das 18h15.
Saiba como foi a definição do grid da corrida 1 em Elkhart Lake
A classificação para a primeira prova da rodada dupla em Road America comçou pontualmente às 15h15 (em Brasília). O sistema foi o mesmo das etapas disputadas em Detroit: dois grupos e o melhor tempo geral garantiria a pole. Assim, os companheiros de grupo do pole ficariam nas posições ímpares do grid, enquanto o mais veloz do outro grupo seria segundo colocado e levaria os demais para o lado par.
Curiosamente, após a definição do treino livre, os grupos ficaram bem desequilibrados em termos de carreiras dos pilotos: o segundo era bem mais forte que o inicial, ao menos no papel. Os primeiros 11 carros que foram para a pista eram: Charlie Kimball, Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Graham Rahal, Santino Ferrucci, Rinus VeeKay, Zach Veach, Álex Palou, Max Chilton, Jack Harvey e Marco Andretti.
Com a pista de Elkhart Lake sendo bem maior que o normal da Indy, cada grupo teve 14 e não 12 minutos para classificar. Logo no início, quatro nomes se destacaram, rompendo a barreira de 1min47s: Rosenqvist, Palou, Harvey – a surpresa do TL – e Ferrucci.
O sueco liderava com 1min46s8, uma marca ainda bem mais alta que as melhores da sessão da manhã. Palou, que parecia a principal ameaça no começo, tomou um drive-through por infração nos boxes e perdeu um bom tempo, bem como Ferrucci.
As grandes voltas ficaram para o fim da sessão, o minuto derradeiro. Foi quando Rosenqvist achou um belíssimo giro em 1min45s847, significando, talvez, uma briga real pela pole. De todo modo, o sueco se garantiria, até ali, na primeira fila.
Um surpreendente Andretti virou bem próximo e parecia que teria uma grande classificação, mas os tempos despencaram ainda mais com cronômetro zerado. Foi aí que veio Ferrucci, depois Rahal e, por fim, Harvey, tomando a pole provisória com 1min45s729.
No fim, o primeiro grupo ficou assim: Harvey, Rahal, Ferrucci, Rosenqvist, Andretti, O’Ward, Palou, VeeKay, Chilton, Veach e Kimball. 1min45s729 era a marca a ser batida pelo segundo grupo caso alguém quisesse tirar a pole de Harvey.
O segundo grupo tinha 12 carros, um a mais que o primeiro. Eram eles: Josef Newgarden, Oliver Askew, Marcus Ericsson, Scott Dixon, Will Power, Dalton Kellett, Conor Daly, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato e Colton Herta.
Assim como no primeiro, o grupo começou com quase todo mundo de pneus duros, rodando ainda bem alto, mas mais competitivo que a turma anterior. Hunter-Reay, o melhor de compostos mais duros, chegou a 1min46s6.
Os pneus macios entraram em ação ali nos 5 minutos finais, ou seja, seriam três voltas para cada piloto tentar a pole ou um lugar na primeira fila, caso fossem mais lentos que Harvey.
Mas os tempos só foram baixar de verdade com o cronômetro zerado ou muito perto disso. Dixon foi o primeiro do grupo a baixar de 1min46s, mas recolheu aos boxes na sequência e muito dificilmente seria capaz de se manter ali.
E não foi mesmo. Quatro pilotos superaram bem a marca do neozelandês: os primeiros foram Hunter-Reay, com 1min45s6 e Power, com 1min45s8. A pole de Harvey já tinha escapado, mas de Hunter-Reay também iria fugir. Isso porque Newgarden achou uma volta daquelas de craque: 1min45s519 para o bicampeão e pole em Road America. Herta ainda passou Dixon e rebaixou o líder do campeonato para nono no grid.
O grupo 2 ficou com: Newgarden, Hunter-Reay, Power, Herta, Dixon, Rossi, Ericsson, Sato – que ainda rodou no finalzinho, Pagenaud, Daly, Askew e Kellett.
Indy 2020, GP de Elkhart Lake, Corrida 1, Grid de largada:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:45.519 | |
2 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:45.729 | +0.210 |
3 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:45.656 | +0.137 |
4 | G RAHAL | RLL Honda | 1:45.759 | +0.240 |
5 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:45.824 | +0.305 |
6 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:45.770 | +0.251 |
7 | C HERTA | Andretti Honda | 1:45.861 | +0.342 |
8 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:45.857 | +0.338 |
9 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:45.932 | +0.413 |
10 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:45.989 | +0.470 |
11 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:46.137 | +0.618 |
12 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:46.036 | +0.517 |
13 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:46.298 | +0.779 |
14 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 1:46.126 | +0.607 |
15 | T SATO | RLL Honda | 1:46.537 | +1.018 |
16 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:46.130 | +0.611 |
17 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:46.709 | +1.190 |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:46.388 | +0.869 |
19 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:46.811 | +1.292 |
20 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:46.471 | +0.952 |
21 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 1:47.113 | +1.594 |
22 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:47.686 | +2.167 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:47.576 | +2.057 |