Newgarden acerta volta e crava pole em Elkhart Lake. Harvey repete 1ª fila

Josef Newgarden fez uma volta brilhante para cravar a pole da corrida 1 em Road America. Assim como no GP de Indianápolis, Jack Harvey parte de segundo. Scott Dixon sai em nono

Jack Harvey voltou a bater na trave na tentativa da primeira pole da carreira. Neste sábado (11), o inglês da Meyer Shank repetiu o desempenho que teve em Indianápolis e viu a primeira posição no grid escorrer pelos dedos já com o cronômetro zerado. Na corrida 1 de Elkhart Lake, porém, não foi Will Power seu algoz, mas Josef Newgarden, que encontrou uma volta brilhante em 1min45s519.

O desempenho de Harvey não surpreende tanto assim. Além de ter saído em segundo já no GP de Indianápolis 1, o piloto também se destacou no treino livre em Road America, ficando atrás apenas de Power, que classificou em quinto.

A Penske, assim, manteve o 100% de poles em 2020: Newgarden no Texas e em Elkhart Lake, Power em Indianápolis. Simon Pagenaud, porém, segue bastante distante, ao menos em classificação. O francês foi somente nono de seu grupo e, assim, parte de 17º.

Outro que vai precisar de uma corrida de recuperação é Scott Dixon, que larga na nona colocação. Entre Newgarden e o neozelandês, além de Harvey ainda aparecem: Ryan Hunter-Reay, Graham Rahal, Power, Santino Ferrucci, Colton Herta e Felix Rosenqvist. Marco Andretti fecha o top-10 e Alexander Rossi sai de 11º.

A largada para a primeira corrida da rodada dupla de Elkhart Lake acontece ainda neste sábado, a partir das 18h15.

Josef Newgarden fez a pole em Elkhart Lake (Foto: Penske)

Saiba como foi a definição do grid da corrida 1 em Elkhart Lake

A classificação para a primeira prova da rodada dupla em Road America comçou pontualmente às 15h15 (em Brasília). O sistema foi o mesmo das etapas disputadas em Detroit: dois grupos e o melhor tempo geral garantiria a pole. Assim, os companheiros de grupo do pole ficariam nas posições ímpares do grid, enquanto o mais veloz do outro grupo seria segundo colocado e levaria os demais para o lado par.

Início da classificação em Elkhart Lake (Vídeo: Indycar)

Curiosamente, após a definição do treino livre, os grupos ficaram bem desequilibrados em termos de carreiras dos pilotos: o segundo era bem mais forte que o inicial, ao menos no papel. Os primeiros 11 carros que foram para a pista eram: Charlie Kimball, Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Graham Rahal, Santino Ferrucci, Rinus VeeKay, Zach Veach, Álex Palou, Max Chilton, Jack Harvey e Marco Andretti.

Com a pista de Elkhart Lake sendo bem maior que o normal da Indy, cada grupo teve 14 e não 12 minutos para classificar. Logo no início, quatro nomes se destacaram, rompendo a barreira de 1min47s: Rosenqvist, Palou, Harvey – a surpresa do TL – e Ferrucci.

O sueco liderava com 1min46s8, uma marca ainda bem mais alta que as melhores da sessão da manhã. Palou, que parecia a principal ameaça no começo, tomou um drive-through por infração nos boxes e perdeu um bom tempo, bem como Ferrucci.

As grandes voltas ficaram para o fim da sessão, o minuto derradeiro. Foi quando Rosenqvist achou um belíssimo giro em 1min45s847, significando, talvez, uma briga real pela pole. De todo modo, o sueco se garantiria, até ali, na primeira fila.

Um surpreendente Andretti virou bem próximo e parecia que teria uma grande classificação, mas os tempos despencaram ainda mais com cronômetro zerado. Foi aí que veio Ferrucci, depois Rahal e, por fim, Harvey, tomando a pole provisória com 1min45s729.

Jack Harvey garantiu lugar na primeira fila e um ponto (Vídeo: Indycar)

No fim, o primeiro grupo ficou assim: Harvey, Rahal, Ferrucci, Rosenqvist, Andretti, O’Ward, Palou, VeeKay, Chilton, Veach e Kimball. 1min45s729 era a marca a ser batida pelo segundo grupo caso alguém quisesse tirar a pole de Harvey.

O segundo grupo tinha 12 carros, um a mais que o primeiro. Eram eles: Josef Newgarden, Oliver Askew, Marcus Ericsson, Scott Dixon, Will Power, Dalton Kellett, Conor Daly, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato e Colton Herta.

Assim como no primeiro, o grupo começou com quase todo mundo de pneus duros, rodando ainda bem alto, mas mais competitivo que a turma anterior. Hunter-Reay, o melhor de compostos mais duros, chegou a 1min46s6.

Will Power não repetiu o grande treino livre e sai em quinto (Foto: IndyCar)

Os pneus macios entraram em ação ali nos 5 minutos finais, ou seja, seriam três voltas para cada piloto tentar a pole ou um lugar na primeira fila, caso fossem mais lentos que Harvey.

Mas os tempos só foram baixar de verdade com o cronômetro zerado ou muito perto disso. Dixon foi o primeiro do grupo a baixar de 1min46s, mas recolheu aos boxes na sequência e muito dificilmente seria capaz de se manter ali.

E não foi mesmo. Quatro pilotos superaram bem a marca do neozelandês: os primeiros foram Hunter-Reay, com 1min45s6 e Power, com 1min45s8. A pole de Harvey já tinha escapado, mas de Hunter-Reay também iria fugir. Isso porque Newgarden achou uma volta daquelas de craque: 1min45s519 para o bicampeão e pole em Road America. Herta ainda passou Dixon e rebaixou o líder do campeonato para nono no grid.

O grupo 2 ficou com: Newgarden, Hunter-Reay, Power, Herta, Dixon, Rossi, Ericsson, Sato – que ainda rodou no finalzinho, Pagenaud, Daly, Askew e Kellett.

Indy 2020, GP de Elkhart Lake, Corrida 1, Grid de largada:

1J NEWGARDENPenske Chevrolet1:45.519 
2J HARVEYMeyer Shank Honda1:45.729+0.210
3R HUNTER-REAYAndretti Honda1:45.656+0.137
4G RAHALRLL Honda1:45.759+0.240
5W POWERPenske Chevrolet1:45.824+0.305
6S FERRUCCIDale Coyne Honda1:45.770+0.251
7C HERTAAndretti Honda1:45.861+0.342
8F ROSENQVISTGanassi Honda1:45.857+0.338
9S DIXONGanassi Honda1:45.932+0.413
10M ANDRETTIAndretti Honda1:45.989+0.470
11A ROSSIAndretti Honda1:46.137+0.618
12P O’WARDMcLaren Chevrolet1:46.036+0.517
13M ERICSSONGanassi Honda1:46.298+0.779
14A PALOUDale Coyne Honda1:46.126+0.607
15T SATORLL Honda1:46.537+1.018
16R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:46.130+0.611
17S PAGENAUDPenske Chevrolet1:46.709+1.190
18M CHILTONCarlin Chevrolet1:46.388+0.869
19C DALYCarpenter Chevrolet1:46.811+1.292
20Z VEACHAndretti Honda1:46.471+0.952
21O ASKEWMcLaren Chevrolet1:47.113+1.594
22C KIMBALLFoyt Chevrolet1:47.686+2.167
23D KELLETTFoyt Chevrolet1:47.576+2.057
Paddockast #69 | Papo com Felipe Drugovich
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube