Newgarden conta com bandeira amarela na hora certa e vence monótono GP de Toronto. Castroneves é 8º

Josef Newgarden deu bastante sorte com uma bandeira amarela causada por Tony Kanaan, tomou a liderança e de lá não mais saiu. O americano venceu pela segunda vez em 2017 e, assim, voltou para a briga pelo título do campeonato. Helio Castroneves cruzou a linha final em oitavo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A sorte sorriu para Josef Newgarden neste domingo (16) em Toronto. Como já havia acontecido com o ótimo norte-americano em 2015, a vitória nas ruas canadenses caiu no seu colo, com uma bandeira amarela providencial causada por Tony Kanaan surgindo logo após sua primeira parada ter sido realizada.

Com a concorrência pesada de Helio Castroneves, Graham Rahal e Simon Pagenaud sendo jogada lá para o fundo do grid, Newgarden só precisou prestar atenção em Alexander Rossi e basicamente pisou fundo para não ser incomodado a partir do momento em que tomou a dianteira. Esta foi a segunda vitória de Josef em Toronto e a segunda também do piloto com as cores da Penske, voltando a ter chances de brigar pelo título.

Rossi foi outro que deu bastante sorte, mas fez uma corrida muito consciente o tempo todo e, tirando tudo da Andretti e da Honda, chegou no segundo lugar. Quem completou o pódio foi James Hinchcliffe que, em sua corrida de casa, buscou mais um grande resultado em 2017.

Marco Andretti fez uma de suas melhores atuações nos últimos anos. Muito seguro e bem na defesa das posições, o americano completou a corrida em quarto, na frente de Pagenaud, um potencial candidato à vitória em condições normais.

Ryan Hunter-Reay fechou em sexto, seguido por Max Chilton e Castroneves. O brasileiro, aliás, fez uma largada exuberante e, não fosse a amarela causada pelo compatriota, tinha tudo para brigar pelo triunfo. Rahal e Scott Dixon, que se recuperou de um acidente na primeira volta, fecharam o top-10.

Josef Newgarden venceu e voltou de vez para a briga pelo título (Foto: IndyCar)

Confira como foi o GP de Toronto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A largada para o GP de Toronto aconteceu às 16h47 (em Brasília). E ela foi simplesmente perfeita para Helio Castroneves. O brasileiro saiu de terceiro para primeiro, fazendo uma grande manobra para cima de Graham Rahal e Simon Pagenaud.

Na sequência, o cenário ficou ainda melhor para Helio, com o líder do campeonato Scott Dixon errando, travando roda e tocando em Will Power, que voltou com tudo em cima do #9. O australiano se deu muito mal, quebrando a suspensão e abandonando. O neozelandês também teve avarias no carro e perdeu muito tempo nos boxes.

A relargada veio quase dez minutos mais tarde, com Castroneves, Pagenaud, Rahal, Josef Newgarden e James Hinchcliffe nas primeiras posições. Tony Kanaan já era nono.

Se a coisa já não estava boa para Dixon, ficou ainda pior um pouco mais tarde, com um drive-through recebido por ter ido fazer um pit-stop com os boxes fechados. Na pista, a grande briga até então era entre Kanaan e Marco Andretti, que acabou com o brasileiro levando o oitavo lugar.

Com os ponteiros todos de pneus macios, impressionava muito o ritmo imposto por Spencer Pigot. O jovem da Carpenter rapidinho já era o décimo usando os pneus mais duros.

Até então em sexto, Alexander Rossi abria a primeira rodada de paradas nos boxes na volta 22, enquanto Pigot continuava sua atuação brilhante e ia arranjando espaços para escalar o pelotão até entrar no top-5, superando Hinch.

A segunda bandeira amarela veio na volta 22, com Kanaan saindo dos boxes direto para a barreira de pneus. O brasileiro travou os freios e não conseguiu parar até ficar atravessado, arrebentando o bico do carro.

Assim, a maioria do grid ia para os boxes, enquanto Newgarden se dava muito bem. O americano havia acabado de fazer seu pit-stop e, por isso, ficou na liderança. Dentre os que já haviam feito suas paradas, Rossi, Hinch, Carlos Muñoz, Andretti e Chilton vinham depois. Ou seja, os líderes Castroneves, Pagenaud, Rahal e Pigot foram para o fundo do grid.

Os pilotos relargaram com as primeiras posições mantidas e bastante movimentação no meio e no fim do pelotão, com carros rápidos deixando outros mais lentos para trás. Ajudado pela parada da corrida, Dixon já figurava em 11º.

Newgarden era ajudado pela insistência de Charlie Kimball e Ed Jones em ficar na pista. Com os dois servindo de escudeiros, o americano foi fugindo na frente e, rapidamente, já aparecia com 4s de vantagem para Rossi.

Jones e Kimball finalmente paravam quando a corrida já superava as 35 voltas iniciais. Newgarden começava a ver Rossi mais próximo, enquanto Hinchcliffe mantinha boa distância para Andretti, Hunter-Reay, Chilton, Sebatián Saavedra, Pagenaud, Castroneves e Rahal.

Helio Castroneves foi jogado lá para trás com a bandeira amarela de Tony Kanaan (Foto: IndyCar)

A chuva seguia como mera ameaça e as principais brigas da corrida aconteciam apenas do meio para trás do pelotão, com a estratégia tendo um papel muito importante para a definição da prova. Newgarden, cada vez mais rápido, começava a deixar Rossi e Hinch bem para trás e já tinha 19s de frente para Pagenaud, Castroneves e Rahal.

Newgarden, Rossi, Hinch e Saavedra foram juntos para os boxes, deixando a liderança provisoriamente para Chilton e voltando bem posicionados na pista. Ali, entre as voltas 54 e 56, era realizada aquela que tinha tudo para ser a última rodada de paradas nos boxes.

Naquele momento, o top-10 tinha fora da estratégia padrão apenas Dixon, que vinha em quarto e logo pararia. Newgarden tinha 3s1 para Rossi e 8s1 para Hinchcliffe, enquanto Andretti, Hunter-Reay, Pagenaud, Chilton, Castroneves e Saavedra vinham próximos.

Dixon parava na volta 61 e retornava em 11º, mais perto de ser atacado por Kimball do que atacar Rahal, mas parecia ter um ritmo interessante. Dali para frente, tudo, em tese, seria resolvido na pista.

Alexander Rossi chegou em segundo (Foto: IndyCar)

A briga pelo quinto lugar começava a ficar bem interessante. Pagenaud já partia para cima de Hunter-Reay, seguido bem de pertinho por Chilton, Castroneves, Saavedra e Rahal.

Pagenaud e Hunter-Reay, aliás, protagonizaram alguns dos raros momentos de entretenimento da corrida canadense. Depois de um toque, o francês aproveitou um erro do americano e mergulhou para tomar o quinto lugar do rival. 

De resto, nada mais aconteceu. Newgarden seguiu apenas concentrado no próprio ritmo e ia, com segurança, controlando a distância para Rossi. E assim fez até o fim, cruzando na frente e vencendo pela segunda vez no ano, embolando a luta pelo título.

Indy, GP de Toronto, Classificação Final:

1 2 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 85 voltas  
2 98 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda +1.870  
3 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda +4.702  
4 27 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda +18.741  
5 1 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet +19.427  
6 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda +27.391  
7 8 Max CHILTON ING Ganassi Honda +28.339  
8 3 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet +28.942  
9 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda +29.769  
10 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda +30.337  
11 7 Sebastián SAAVEDRA COL Schmidt Peterson Honda +32.767  
12 83 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda +36.482  
13 21 JR HILDEBRAND EUA Carpenter Chevrolet +52.891  
14 18 Esteban GUTIÉRREZ MEX Dale Coyne Honda +53.986  
15 14 Carlos MUÑOZ COL Foyt Chevrolet +57.278  
16 26 Takuma SATO JAP Andretti Honda +1:01.846  
17 4 Conor DALY EUA Foyt Chevrolet +1:02.375  
18 20 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet +1 volta  
19 10 Tony KANAAN BRA Ganassi Honda +2 voltas  
20 19 Ed JONES ING Dale Coyne Honda +10 voltas NC
21 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet +85 voltas NC

MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.