Newgarden faz linda ultrapassagem em cima de Power e vence com autoridade GP de Mid-Ohio. Castroneves é 7º
Josef Newgarden fez uma das manobras mais bonitas do campeonato para se livrar de Will Power e marchar para uma grande vitória em Mid-Ohio. O americano, assim, se tornou o primeiro a triunfar três vezes em 2017. Helio Castroneves chegou em sétimo
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Josef Newgarden vive um momento especial. Totalmente adaptado ao carro e ao time da Penske, o americano encaixou mais uma grande prova em sua boa sequência e, com direito a uma manobra espetacular em cima de Will Power, triunfou pela terceira vez no ano, virando um candidato cada vez mais forte ao título da temporada.
Newgarden foi o primeiro piloto da tão equilibrada temporada 2017 a vencer três corridas. O resultado foi muito valioso para o americano que, agora, assumiu a liderança do campeonato. Além disso, é quem vive a melhor fase dentre todos do grid.
Apesar de ter sido batido pelo companheiro, Power conquistou um bom resultado. O australiano segurou os ataques do dono da casa Graham Rahal e terminou em segundo.
Simon Pagenaud não esteve tanto nos holofotes, mas fez uma corrida bem competente e, mais importante, chegou na frente de Scott Dixon e Helio Castroneves, até então seus maiores rivais, completando em quarto. Takuma Sato concluiu a prova em quinto.
Alexander Rossi teve bons momentos durante a tarde e terminou em sexto, seguido de perto por Castroneves, que perdeu muito tempo atrás de Dixon quando o neozelandês teve problemas em seu carro. Dixon, aliás, foi o nono, atrás ainda de Ryan Hunter-Reay. Conor Daly fechou o top-10.
Confira como foi o GP de Mid-Ohio
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A largada para o GP de Mid-Ohio aconteceu às 16h46 (em Brasília). Josef Newgarden tentou superar Will Power por fora, mas o australiano fechou bem a porta e o americano quase perdeu o segundo posto para Takuma Sato. A maioria das posições seguia igual, mas Marco Andretti se destacava com uma grande saída para chegar ao décimo lugar.
Na segunda volta, Newgarden voltou a tentar passar Power por fora e, mais uma vez, não teve sucesso. Logo atrás, Graham Rahal apertava Sato e o japonês perdia um pedaço da asa batendo no ondulado asfalto.
Os pilotos seguiam próximos na pista, mas as ultrapassagens, como acontece bastante em Lexington, não eram exatamente frequentes. O destaque do começo da corrida ficava para os times que iam parando cedo com seus carros, como a Dale Coyne, a Foyt e a Ganassi com Max Chilton.
Após algumas voltas quietinho apenas escoltando Power, Newgarden tomou a iniciativa no giro 13 e fez uma ultrapassagem maravilhosa em cima do companheiro de Penske. O americano gingou para os dois lados e mergulhou por dentro, assumindo a liderança.
REPLAY: @JosefNewgarden takes the lead from @12WillPower! #INDYCAR #Honda200 https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/DnvXIkgTQb
— IndyCar Series (@IndyCar) July 30, 2017
Logo atrás, Rahal saía lançado da curva e superava Sato, pulando para terceiro e rapidinho colando em Power para tentar beliscar o segundo lugar.
Os líderes foram para os boxes e a vantagem de Newgarden ficou ainda maior. Rahal até conseguiu voltar na frente de Power, mas logo perdeu a posição com os pneus ainda frios. Pagenaud e Rossi eram os vencedores da primeira rodada nos boxes e vinham em quarto e quinto, já que Hunter-Reay rodava de forma tosca tentando superar o companheiro de time.
REPLAY: @AlexanderRossi and @RyanHunterReay make contact! #INDYCAR #Honda200 https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/XSbIj04Cqd
— IndyCar Series (@IndyCar) July 30, 2017
A prova chegava ao fim de seu primeiro terço com poucas mudanças nos primeiros lugares, ainda que o pelotão estivesse junto. Newgarden tinha 4s9 para Power, que era pressionado por Rahal. Pagenaud e Rossi vinham logo atrás e tinham gigantesca margem para Dixon, Castroneves, Sato, Hinch e Andretti.
Com muitos problemas, Dixon antecipou sua parada para a volta 33 e mexeu bastante na asa dianteira, voltando apenas em 19º. Dos ponteiros, tirando Dixon, Newgarden foi quem foi aos boxes primeiro, no 40º giro. E o americano voltou muito bem, colocando 6s9 para Power. Rahal, Rossi, Pagenaud, Castroneves, Sato, Hinch, Dixon e Andretti fechavam o top-10 quando os pilotos se reposicionaram.
Newgarden continuava com sua tocada firme e mantinha a frente confortável para Power. Rahal era o terceiro, enquanto Pagenaud mostrava ousadia e superava Rossi para virar quarto.
REPLAY: Ed Jones spins and stalls on track. #INDYCAR #Honda200 https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/O8FDQZNGkD
— IndyCar Series (@IndyCar) July 30, 2017
Os pilotos partiam para aquela que seria a última rodada de paradas nos boxes e tudo levava a crer que o americano marcharia para uma vitória fácil. No entanto, Ed Jones rodava e aparecia parado ao lado da pista, chamando uma bandeira amarela péssima para o americano.
A bandeira amarela saiu e os pilotos partiram para as 20 voltas finais. Newgarden começou a tentar a escapar sendo escoltado pelo retardatário Esteban Gutiérrez. O americano vinha de pneus duros, enquanto Power, Rahal, Pagenaud e Sato o perseguiam de compostos macios. Rossi, Castroneves, Hinch, Hunter-Reay e Dixon fechavam o top-10.
Gutiérrez acabou ajudando muito Newgarden, que usava o botão de ultrapassagem para abrir mais distância. O americano, mesmo quando perdeu o escudo mexicano, não foi atacado, marchando seguro para o primeiro lugar e sua sexta vitória na categoria. Candidatíssimo ao título.
Indy, GP de Mid-Ohio, Classificação Final:
1 | 2 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | 90 voltas |
2 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +5.156 |
3 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +6.313 |
4 | 1 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +6.881 |
5 | 26 | Takuma SATO | JAP | Andretti Honda | +7.309 |
6 | 98 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +9.027 |
7 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | +11.681 |
8 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +12.362 |
9 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +18.186 |
10 | 4 | Conor DALY | EUA | Foyt Chevrolet | +20.566 |
11 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +27.324 |
12 | 27 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +29.993 |
13 | 83 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | +31.125 |
14 | 7 | Mikhail ALESHIN | RUS | Schmidt Peterson Honda | +32.596 |
15 | 8 | Max CHILTON | ING | Ganassi Honda | +33.110 |
16 | 10 | Tony KANAAN | BRA | Ganassi Honda | +36.200 |
17 | 21 | JR HILDEBRAND | EUA | Carpenter Chevrolet | +1:00.825 |
18 | 14 | Carlos MUÑOZ | COL | Foyt Chevrolet | +1 volta |
19 | 20 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta |
20 | 18 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Dale Coyne Honda | +1 volta |
21 | 19 | Ed JONES | ING | Dale Coyne Honda | +2 voltas |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }