Nono lugar em Nashville garante tri da Indy a Palou. Confira matemática do título
Álex Palou precisa apenas de um nono lugar em Nashville para conquistar o terceiro título na Indy. Will Power tem necessidade de vitória e azar do espanhol para conseguir virada
A Indy desembarca em Nashville para o encerramento da temporada 2024, com o espanhol Álex Palou liderando o campeonato e muito perto de conquistar o terceiro título na categoria. O principal rival do piloto da Ganassi é o também bicampeão Will Power, da Penske. O neozelandês Scott McLaughlin, companheiro de equipe de Power, também aparece com chances matemáticas.
Palou é líder do campeonato com 525 pontos, 33 a mais que Power. A tarefa do espanhol para a prova de domingo é simples: um nono lugar basta para o segundo título consecutivo. Álex alcançou um resultado melhor que este em 13 das 16 etapas de 2024. Caso colete todos os pontos extras (pole, líder e mais voltas lideradas), pode conquistar o título até no 12º lugar.
Relacionadas
Precisando descontar uma enorme vantagem, Power precisa dar a volta por cima de forma heroica. O australiano tem a missão de vencer ou ser segundo para ter chances de título, mas nem isso basta, já que precisaria de Palou abaixo do top-10 para completar a virada. Um outro cenário seria com o terceiro lugar conquistando todos os bônus.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Fittipaldi lamenta dificuldades com ritmo da RLL em Milwaukee: “Uma pena”
A tarefa de McLaughlin, por sua vez, beira o impossível. 50 pontos atrás de Palou, ele torce para que o espanhol não largue. Se Álex completar uma volta de corrida, já será o suficiente para encerrar as chances do neozelandês, que também teria de somar 17 pontos a mais que Will Power. Se vencesse, por exemplo, precisaria do australiano em quarto lugar ou pior.
A última vez que uma virada aconteceu na corrida final do campeonato foi em 2015. Na ocasião, Juan Pablo Montoya liderava, mas viu Scott Dixon, então terceiro colocado, descontar uma desvantagem de 47 pontos para conquistar o quarto título da carreira. Naquela época, a etapa final tinha pontuação dobrada.
Desde 2020, quando o encerramento do campeonato passou a ser com a pontuação regular de outras corridas, não tivemos viradas. A menor vantagem era do próprio Will Power, em 2022, com 20 de distância para Josef Newgarden.
A Indy retorna com a etapa final da temporada 2024 neste domingo (15), com a corrida no oval de Nashville, localizado em Lebanon, no Tennessee. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.