O’Ward bate Lundgaard por 0s0007 e lidera treino livre 1 do GP de Indianápolis
Pato O'Ward liderou a primeira atividade da Indy no misto de Indianápolis. Mexicano da McLaren superou Christian Lundgaard por apenas 0s0007 na manhã de sexta-feira
O mexicano Pato O’Ward, da McLaren, liderou o treino livre 1 da Indy no misto de Indianápolis, realizado na manhã desta sexta-feira (12). O piloto cravou o tempo de 1min09s498 já na reta final da atividade, derrotando o dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, por apenas 0s0007 de diferença.
O espanhol Álex Palou colocou a Ganassi no terceiro lugar, com tempo 0s023 mais lento que O’Ward. O neozelandês Scott McLaughlin, vencedor da corrida mais recente da Indy, no Alabama, foi o quarto colocado com a Penske, enquanto o britânico Jack Harvey comprovou o bom desempenho da RLL fechando o top-5.
Relacionadas
O sueco Felix Rosenqvist, companheiro de O’Ward na McLaren, foi o sexto colocado, colocando o sexto país diferente no top-6 do treino livre. Atual líder do campeonato e também sueco, Marcus Ericsson surgiu na sétima posição com a Ganassi, à frente do companheiro de equipe e hexacampeão Scott Dixon.
Atual campeão, Will Power levou a Penske ao nono lugar, enquanto o holandês Rinus VeeKay completou o top-10 com a Carpenter. O brasileiro Helio Castroneves foi o 23º colocado com a Meyer Shank, com tempo de 1min10s501.
Os carros voltam à pista para o segundo treino livre às 14h00. A classificação do GP de Indianápolis 1 está agendada para 17h00 desta sexta-feira.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Indianápolis 1:
A bandeira verde foi acionada às 10h30 (de Brasília, GMT-3) para os 75 minutos de treino livre. A pista se encontrava úmida pela chuva que caiu anteriormente, mas seca em vários trechos. Atual vencedor, Colton Herta teve um susto ao trazer o carro para os boxes, com a suspensão da roda traseira em chamas, mas a Andretti rapidamente controlou a situação.
Após o período de instalação e com a pista mais seca, os pilotos partiram para voltas mais rápidas. Romain Grosjean, da Andretti, assumiu a ponta com 1min10s832. Christian Lundgaard vinha em segundo, seguido por Marcus Armstrong, Josef Newgarden e Jack Harvey, que inclusive superou o tempo de Grosjean com 1min10s662, mas acabou batido por Newgarden segundos depois, com 1min10s595.
Jack manteve a boa sequência de voltas e reassumiu o primeiro posto com 1min10s421. Quem tirou o britânico da ponta foi Álex Palou, da Ganassi, que cravou 1min10s387. A Ganassi chegou a ter um 1-2 momentâneo por um longo período com a presença de Scott Dixon no segundo lugar, mas o hexacampeão acabou desbancado pela Penske. Primeiro por Scott McLaughlin e posteriormente por Will Power.
Quando o treino se encaminhou para os 10 minutos finais, Jack Harvey colocou a RLL na liderança com 1min09s982. Mais uma vez, o inglês não se sustentou na ponta, mas agora foi superado por um companheiro de equipe: Christian Lundgaard, com novos pneus, cravou 1min09s792 e pulou para a ponta. Power também melhorou o próprio tempo, subindo para o segundo lugar.
A liderança de Lundgaard não durou muito. Primeiro com Felix Rosenqvist, de McLaren, cravando 1min09s715. Harvey veio com 1min09s597, mas quem assumiu a ponta de vez foi Pato O’Ward, companheiro de Rosenqvist, com 1min09s498. Christian voltou ao segundo lugar quando marcou um tempo apenas 0s0007 mais lento que o mexicano.
Indy 2023, GP de Indianápolis 1, circuito misto, Treino Livre 1:
VOLTAS | |||||
1 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:09.4981 | 16 | |
2 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:09.4988 | +0.0007 | 31 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:09.521 | +0.023 | 22 |
4 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:09.546 | +0.048 | 21 |
5 | J HARVEY | RLL Honda | 1:09.597 | +0.099 | 20 |
6 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:09.715 | +0.217 | 19 |
7 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:09.770 | +0.272 | 18 |
8 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:09.781 | +0.283 | 21 |
9 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:09.949 | +0.451 | 23 |
10 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:09.959 | +0.461 | 21 |
11 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:09.977 | +0.479 | 30 |
12 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:09.980 | +0.482 | 21 |
13 | G RAHAL | RLL Honda | 1:10.001 | +0.503 | 22 |
14 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:10.013 | +0.515 | 23 |
15 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:10.068 | +0.570 | 22 |
16 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:10.080 | +0.582 | 24 |
17 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:10.141 | +0.643 | 21 |
18 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 1:10.197 | +0.699 | 24 |
19 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:10.232 | +0.734 | 19 |
20 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 1:10.392 | +0.894 | 26 |
21 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:10.408 | +0.910 | 21 |
22 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:10.415 | +0.917 | 25 |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:10.501 | +1.003 | 16 |
24 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:10.646 | +1.148 | 19 |
25 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 1:10.769 | +1.271 | 31 |
26 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:10.973 | +1.475 | 27 |
27 | C HERTA | Andretti Honda | 10:44.666 | +9:35.168 | 1 |