O’Ward escapa de confusões e vence GP de Milwaukee 1 da Indy. Palou é 5º
Pato O'Ward acertou a estratégia no início da corrida e manteve ritmo invejável no restante da prova para vencer pela terceira vez em 2024. Will Power tirou pontos de Álex Palou e Conor Daly conquistou um pódio histórico
Pato O’Ward foi o vencedor da primeira corrida da Indy em nove anos em Milwaukee. Na prova deste sábado (31), o mexicano da McLaren se colocou na briga pela vitória de início, assumiu a liderança na primeira janela de pit-stops e teve um ritmo invejável na liderança para sair com o triunfo no oval em West Allis. É a sétima vitória da carreira de O’Ward e a terceira em 2024.
Ainda sonhando com o título, o australiano Will Power teve um sábado positivo em Milwaukee. O piloto da Penske cruzou a linha de chegada na segunda posição, conseguindo cortar um pouco da diferença para o líder Álex Palou, da Ganassi, que depois de largar em 12º, conseguiu cruzar a linha de chegada no quinto lugar.
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E pela primeira vez em oito anos, Conor Daly voltou ao pódio. Depois de uma péssima classificação, onde partiu em 25º, o americano deu um show com a Juncos, ganhando 10 posições na largada e conseguindo o acerto estratégico para fechar no terceiro lugar. Também foi o primeiro pódio da equipe argentina na categoria.
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Apesar de sonhar com um top-3, Santino Ferrucci precisou se contentar com o quarto lugar com a Foyt, também em invejável corrida de recuperação após largar em 19º. O novato Linus Lundqvist até liderou voltas no início da prova, mas ficou em sexto com a Ganassi. Alexander Rossi foi o sétimo com a McLaren, à frente do pole Scott McLaughlin, de Christian Lundgaard e Scott Dixon, que fecharam o top-10.
O brasileiro Pietro Fittipaldi foi 18º colocado. Depois de largar no último lugar e sofrer com o ritmo ruim da RLL, o piloto conseguiu evitar confusões e se valeu de problemas dos oponentes para crescer ao longo da prova, mesmo recebendo a bandeira quadriculada duas voltas atrás do vencedor.
Pole na corrida de domingo, Josef Newgarden se envolveu em um acidente com o sueco Marcus Ericsson. Os pilotos batalhavam pelo segundo lugar quando o piloto da Andretti acabou tocando o americano, com ambos parando no muro.
A Indy retorna amanhã com o encerramento da rodada dupla em Milwaukee, com largada prevista para 15h30 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. Josef Newgarden vai largar da pole-position.
Saiba como foi o GP de Milwaukee 1 da Indy:
A largada da corrida aconteceu às 19h05 (de Brasília, GMT-3), mas foi abortada. No giro seguinte, a bandeira verde finalmente veio. McLaughlin partiu bem, enquanto Linus Lundqvist surpreendeu e rapidamente pulou ao segundo lugar. Quem também cresceu foi Colton Herta, saindo rapidamente do décimo para o quinto lugar. Pato O’Ward subiu para quarto, enquanto Alexander Rossi despencou para sétimo.
Na volta 21, Colton Herta passou Pato por dentro na curva 1 e assumiu o quarto lugar. Outra escalada que se destacou foi a de Conor Daly, que surgia em 15º após largar em 25º. Rapidamente, Scott McLaughlin começou a chegar nos retardatários e ultrapassou Pietro Fittipaldi, que não saia da última posição. Com ritmo ruim, os três carros da RLL eram os últimos colocados.
Lundqvist partiu para o ataque sobre McLaughlin, eventualmente conseguindo a ultrapassagem na curva 1 na volta 49 após o neozelandês se enrolar com Kyffin Simpson. Malukas era terceiro, seguido por Herta, O’Ward, Power, Rossi, Rosenqvist, Newgarden e Ericsson. Palou ocupava o 14º posto.
Rossi abriu a janela de pit-stop dos líderes na volta 60. O’Ward veio na 62. Herta parou na 64 com Ericsson. McLaughlin e Malukas vieram na 66. Na 67, pararam o líder Lundqvist, além de Power, Rosenqvist e Newgarden.
Com o primeiro pit-stop realizado, quem apareceu na liderança foi Pato O’Ward, seguido por Colton Herta. Scott McLaughlin era terceiro, enquanto Lundqvist caiu para quarto. Rossi fechava o top-5. Newgarden tomou um susto ao disputar o oitavo lugar com Grosjean e tocou o muro. Sem ritmo, o piloto da Penske caiu para 16º.
Com melhor ritmo, Herta viu O’Ward se enrolar com retardatários e atacou pela liderança na curva 4 durante a volta 79, assumindo a ponta. Na volta 83, surgiu a primeira bandeira amarela da corrida. Andando nas últimas posições, Katherine Legge rodou na curva 2 e parou na grama, mas conseguiu evitar contato com o muro e se manteve na prova.
De pace-car na pista, praticamente todos os pilotos entraram nos boxes, inclusive os líderes Herta e O’Ward. McLaughlin e Sting Ray Robb foram os únicos que optaram por permanecer na pista. A ordem da relargada tinha o neozelandês e o americano nas primeiras posições, seguidos por Herta, O’Ward, Rossi, Malukas, Grosjean, Ferrucci, Palou e Lundqvist.
A bandeira verde só apareceu na volta 96. McLaughlin conseguiu se manter na liderança, enquanto Robb foi engolido e caiu para fora do top-10, com pneus bem desgastados. Herta subiu para segundo, puxando O’Ward. Quem também cresceu foi Ferrucci, que rapidamente apareceu no quarto lugar, ultrapassando Rossi e Malukas.
Na volta 115, O’Ward viu Herta ter problemas com retardatários. O mexicano colocou por dentro na curva 3 e assumiu o segundo lugar de volta. O ritmo do piloto da McLaren seguiu forte, superando McLaughlin na volta 119 e retomando a liderança da corrida. Colton começou a pressionar o neozelandês pelo segundo posto, mas não conseguiu e viu Ferrucci passar ambos.
A terceira janela de pit-stops teve início, com pilotos como Palou e Power indo aos boxes. McLaughlin, que só tinha parado 1 vez, veio ao serviço junto de Malukas, Lundqvist e Rasmussen. Rossi parou no 140º giro. Na 141, parou Herta. Na seguinte, veio Ferrucci, junto do líder O’Ward.
Newgarden e Ericsson batalhavam pelo segundo lugar depois de darem um grande salto no pit-stop. Na volta 147, o sueco tentou uma ultrapassagem por dentro na curva 1. Um toque aconteceu, Ericsson rodou e acabou coletando o americano, com ambos parando no muro e gerando mais uma bandeira amarela.
O’Ward tinha a liderança, agora com Palou na segunda posição e Power em terceiro. McLaughlin era o quarto colocado, seguido por Ferrucci, Grosjean, Herta, VeeKay, Dixon e Rosenqvist.
Na volta 158, veio a bandeira verde. VeeKay e Rossi se destacaram, saltando e ocupando o quinto e o sexto lugar respectivamente. Ferrucci atacou Alexander para recuperar o sexto lugar, e apesar de um toque, ambos ficaram na pista. O piloto da Foyt começou a crescer de novo e rapidamente alcançou o quarto lugar, superando até Scott McLaughlin.
McLaughlin, Rossi e Dixon abriram a quarta janela de pit-stops na volta 186. Palou, Herta e Malukas vieram no giro seguinte. O’Ward parou com Ferrucci na 187 e a bandeira amarela surgiu por conta de um pneu solto na pista. Era o dianteiro esquerdo de Colton Herta, que basicamente deu adeus na briga pela vitória e também pelo título.
Power, Daly, Lundqvist e Lundgaard acabaram realizando o pit-stop em bandeira amarela. O’Ward reassumiu a liderança, agora com Ferrucci no segundo lugar. Will caiu para terceiro, seguido por Linus, Christian e Conor. Palou era sétimo, à frente de McLaughlin, Rossi e Dixon.
A bandeira verde aconteceu na volta 204. O’Ward sustentou a liderança, seguido por Ferrucci e Power. Daly passou Lundqvist, e Palou superou Lundgaard pelo sexto posto. No pelotão de trás, Grosjean acabou levando um toque de Kirkwood, que disputava posição também com Rasmussen. O franco-suíço sofreu danos fortes na suspensão e acabou abandonando, mas a corrida seguiu.
Caçando pontos para manter as chances de título vivas, McLaughlin superou Lundgaard e alcançou a sétima posição. Will Power e Conor Daly conseguiram ultrapassar Santino Ferrucci, enquanto Palou deixou Lundqvist para trás e assumiu o quinto posto. A queda de ritmo do americano da Foyt seguiu, com o espanhol assumindo o quarto lugar. Santino não demorou a dar o troco.
Nas voltas finais, Power conseguiu se aproximar de O’Ward enquanto o mexicano sofreu com os retardatários. Rossi passou McLaughlin e assumiu o sétimo lugar, inciando uma pressão em Lundqvist pelo sexto posto.
INDY 2024, GP DE MILWAUKEE, CORRIDA 1:
1 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | 2h03min01s345 | 250 voltas |
2 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +1.821 | |
3 | CONOR DALY | Juncos Chevrolet | +2.403 | |
4 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +16.689 | |
5 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | +18.707 | |
6 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +19.243 | |
7 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +20.349 | |
8 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +21.073 | |
9 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +21.571 | |
10 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +21.875 | |
11 | CHRISTIAN RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +22.911 | |
12 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +23.130 | |
13 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +26.230 | |
14 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
15 | DAVID MALUKAS | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
16 | JACK HARVEY | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
17 | NOLAN SIEGEL | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
18 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +2 voltas | |
19 | KATHERINE LEGGE | Dale Coyne Honda | +2 voltas | |
20 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +2 voltas | |
21 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +3 voltas | |
22 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +4 voltas | |
23 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +6 voltas | |
24 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +7 voltas | |
25 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +12 voltas | |
26 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +104 voltas | NC |
27 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +104 voltas | NC |