O’Ward escapa de confusões e vence GP de Milwaukee 1 da Indy. Palou é 5º

Pato O'Ward acertou a estratégia no início da corrida e manteve ritmo invejável no restante da prova para vencer pela terceira vez em 2024. Will Power tirou pontos de Álex Palou e Conor Daly conquistou um pódio histórico

Pato O’Ward foi o vencedor da primeira corrida da Indy em nove anos em Milwaukee. Na prova deste sábado (31), o mexicano da McLaren se colocou na briga pela vitória de início, assumiu a liderança na primeira janela de pit-stops e teve um ritmo invejável na liderança para sair com o triunfo no oval em West Allis. É a sétima vitória da carreira de O’Ward e a terceira em 2024.

Ainda sonhando com o título, o australiano Will Power teve um sábado positivo em Milwaukee. O piloto da Penske cruzou a linha de chegada na segunda posição, conseguindo cortar um pouco da diferença para o líder Álex Palou, da Ganassi, que depois de largar em 12º, conseguiu cruzar a linha de chegada no quinto lugar.

Relacionadas


E pela primeira vez em oito anos, Conor Daly voltou ao pódio. Depois de uma péssima classificação, onde partiu em 25º, o americano deu um show com a Juncos, ganhando 10 posições na largada e conseguindo o acerto estratégico para fechar no terceiro lugar. Também foi o primeiro pódio da equipe argentina na categoria.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conor Daly (Foto: Indycar)

Apesar de sonhar com um top-3, Santino Ferrucci precisou se contentar com o quarto lugar com a Foyt, também em invejável corrida de recuperação após largar em 19º. O novato Linus Lundqvist até liderou voltas no início da prova, mas ficou em sexto com a Ganassi. Alexander Rossi foi o sétimo com a McLaren, à frente do pole Scott McLaughlin, de Christian Lundgaard e Scott Dixon, que fecharam o top-10.

O brasileiro Pietro Fittipaldi foi 18º colocado. Depois de largar no último lugar e sofrer com o ritmo ruim da RLL, o piloto conseguiu evitar confusões e se valeu de problemas dos oponentes para crescer ao longo da prova, mesmo recebendo a bandeira quadriculada duas voltas atrás do vencedor.

Pole na corrida de domingo, Josef Newgarden se envolveu em um acidente com o sueco Marcus Ericsson. Os pilotos batalhavam pelo segundo lugar quando o piloto da Andretti acabou tocando o americano, com ambos parando no muro.

A Indy retorna amanhã com o encerramento da rodada dupla em Milwaukee, com largada prevista para 15h30 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. Josef Newgarden vai largar da pole-position.

Saiba como foi o GP de Milwaukee 1 da Indy:

A largada da corrida aconteceu às 19h05 (de Brasília, GMT-3), mas foi abortada. No giro seguinte, a bandeira verde finalmente veio. McLaughlin partiu bem, enquanto Linus Lundqvist surpreendeu e rapidamente pulou ao segundo lugar. Quem também cresceu foi Colton Herta, saindo rapidamente do décimo para o quinto lugar. Pato O’Ward subiu para quarto, enquanto Alexander Rossi despencou para sétimo.

Na volta 21, Colton Herta passou Pato por dentro na curva 1 e assumiu o quarto lugar. Outra escalada que se destacou foi a de Conor Daly, que surgia em 15º após largar em 25º. Rapidamente, Scott McLaughlin começou a chegar nos retardatários e ultrapassou Pietro Fittipaldi, que não saia da última posição. Com ritmo ruim, os três carros da RLL eram os últimos colocados.

Lundqvist partiu para o ataque sobre McLaughlin, eventualmente conseguindo a ultrapassagem na curva 1 na volta 49 após o neozelandês se enrolar com Kyffin Simpson. Malukas era terceiro, seguido por Herta, O’Ward, Power, Rossi, Rosenqvist, Newgarden e Ericsson. Palou ocupava o 14º posto.

Rossi abriu a janela de pit-stop dos líderes na volta 60. O’Ward veio na 62. Herta parou na 64 com Ericsson. McLaughlin e Malukas vieram na 66. Na 67, pararam o líder Lundqvist, além de Power, Rosenqvist e Newgarden.

Com o primeiro pit-stop realizado, quem apareceu na liderança foi Pato O’Ward, seguido por Colton Herta. Scott McLaughlin era terceiro, enquanto Lundqvist caiu para quarto. Rossi fechava o top-5. Newgarden tomou um susto ao disputar o oitavo lugar com Grosjean e tocou o muro. Sem ritmo, o piloto da Penske caiu para 16º.

Com melhor ritmo, Herta viu O’Ward se enrolar com retardatários e atacou pela liderança na curva 4 durante a volta 79, assumindo a ponta. Na volta 83, surgiu a primeira bandeira amarela da corrida. Andando nas últimas posições, Katherine Legge rodou na curva 2 e parou na grama, mas conseguiu evitar contato com o muro e se manteve na prova.

De pace-car na pista, praticamente todos os pilotos entraram nos boxes, inclusive os líderes Herta e O’Ward. McLaughlin e Sting Ray Robb foram os únicos que optaram por permanecer na pista. A ordem da relargada tinha o neozelandês e o americano nas primeiras posições, seguidos por Herta, O’Ward, Rossi, Malukas, Grosjean, Ferrucci, Palou e Lundqvist.

A bandeira verde só apareceu na volta 96. McLaughlin conseguiu se manter na liderança, enquanto Robb foi engolido e caiu para fora do top-10, com pneus bem desgastados. Herta subiu para segundo, puxando O’Ward. Quem também cresceu foi Ferrucci, que rapidamente apareceu no quarto lugar, ultrapassando Rossi e Malukas.

Na volta 115, O’Ward viu Herta ter problemas com retardatários. O mexicano colocou por dentro na curva 3 e assumiu o segundo lugar de volta. O ritmo do piloto da McLaren seguiu forte, superando McLaughlin na volta 119 e retomando a liderança da corrida. Colton começou a pressionar o neozelandês pelo segundo posto, mas não conseguiu e viu Ferrucci passar ambos.

A terceira janela de pit-stops teve início, com pilotos como Palou e Power indo aos boxes. McLaughlin, que só tinha parado 1 vez, veio ao serviço junto de Malukas, Lundqvist e Rasmussen. Rossi parou no 140º giro. Na 141, parou Herta. Na seguinte, veio Ferrucci, junto do líder O’Ward.

Newgarden e Ericsson batalhavam pelo segundo lugar depois de darem um grande salto no pit-stop. Na volta 147, o sueco tentou uma ultrapassagem por dentro na curva 1. Um toque aconteceu, Ericsson rodou e acabou coletando o americano, com ambos parando no muro e gerando mais uma bandeira amarela.

Newgarden e Ericsson vão ao muro em Milwaukee (Vídeo: IndyCar)

O’Ward tinha a liderança, agora com Palou na segunda posição e Power em terceiro. McLaughlin era o quarto colocado, seguido por Ferrucci, Grosjean, Herta, VeeKay, Dixon e Rosenqvist.

Na volta 158, veio a bandeira verde. VeeKay e Rossi se destacaram, saltando e ocupando o quinto e o sexto lugar respectivamente. Ferrucci atacou Alexander para recuperar o sexto lugar, e apesar de um toque, ambos ficaram na pista. O piloto da Foyt começou a crescer de novo e rapidamente alcançou o quarto lugar, superando até Scott McLaughlin.

McLaughlin, Rossi e Dixon abriram a quarta janela de pit-stops na volta 186. Palou, Herta e Malukas vieram no giro seguinte. O’Ward parou com Ferrucci na 187 e a bandeira amarela surgiu por conta de um pneu solto na pista. Era o dianteiro esquerdo de Colton Herta, que basicamente deu adeus na briga pela vitória e também pelo título.

Power, Daly, Lundqvist e Lundgaard acabaram realizando o pit-stop em bandeira amarela. O’Ward reassumiu a liderança, agora com Ferrucci no segundo lugar. Will caiu para terceiro, seguido por Linus, Christian e Conor. Palou era sétimo, à frente de McLaughlin, Rossi e Dixon.

A bandeira verde aconteceu na volta 204. O’Ward sustentou a liderança, seguido por Ferrucci e Power. Daly passou Lundqvist, e Palou superou Lundgaard pelo sexto posto. No pelotão de trás, Grosjean acabou levando um toque de Kirkwood, que disputava posição também com Rasmussen. O franco-suíço sofreu danos fortes na suspensão e acabou abandonando, mas a corrida seguiu.

Caçando pontos para manter as chances de título vivas, McLaughlin superou Lundgaard e alcançou a sétima posição. Will Power e Conor Daly conseguiram ultrapassar Santino Ferrucci, enquanto Palou deixou Lundqvist para trás e assumiu o quinto posto. A queda de ritmo do americano da Foyt seguiu, com o espanhol assumindo o quarto lugar. Santino não demorou a dar o troco.

Nas voltas finais, Power conseguiu se aproximar de O’Ward enquanto o mexicano sofreu com os retardatários. Rossi passou McLaughlin e assumiu o sétimo lugar, inciando uma pressão em Lundqvist pelo sexto posto.

INDY 2024, GP DE MILWAUKEE, CORRIDA 1:

1PATO O’WARDMcLaren Chevrolet2h03min01s345250 voltas
2WILL POWERPenske Chevrolet+1.821 
3CONOR DALYJuncos Chevrolet+2.403 
4SANTINO FERRUCCIFoyt Chevrolet+16.689 
5ÁLEX PALOUGanassi Honda+18.707 
6LINUS LUNDQVISTGanassi Honda+19.243 
7ALEXANDER ROSSIMcLaren Chevrolet+20.349 
8SCOTT McLAUGHLINPenske Chevrolet+21.073 
9CHRISTIAN LUNDGAARDRLL Honda+21.571 
10SCOTT DIXONGanassi Honda+21.875 
11CHRISTIAN RASMUSSENCarpenter Chevrolet+22.911 
12KYLE KIRKWOODAndretti Honda+23.130 
13FELIX ROSENQVISTMeyer Shank Honda+26.230 
14RINUS VEEKAYCarpenter Chevrolet+1 volta 
15DAVID MALUKASMeyer Shank Honda+1 volta 
16JACK HARVEYDale Coyne Honda+1 volta 
17NOLAN SIEGELMcLaren Chevrolet+1 volta 
18PIETRO FITTIPALDIRLL Honda+2 voltas 
19KATHERINE LEGGEDale Coyne Honda+2 voltas 
20GRAHAM RAHALRLL Honda+2 voltas 
21MARCUS ARMSTRONGGanassi Honda+3 voltas 
22COLTON HERTAAndretti Honda+4 voltas 
23STING RAY ROBBFoyt Chevrolet+6 voltas 
24ROMAIN GROSJEANJuncos Chevrolet+7 voltas 
25KYFFIN SIMPSONGanassi Honda+12 voltas 
26MARCUS ERICSSONAndretti Honda+104 voltasNC
27JOSEF NEWGARDENPenske Chevrolet+104 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.