O’Ward crava pole em classificação maluca no GP de Indianápolis 2. Grosjean é 3º
Pato O'Ward levou a melhor em uma disputa pela pole bagunçada em que o top-5 foi separado pro míseros 0s05 no GP de Indianápolis 2. O mexicano bateu Will Power, Romain Grosjean e Christian Lundgaard. Álex Palou larga em sexto, Helio Castroneves é 23º
Pato O’Ward levou a pole do GP de Indianápolis 2. Nesta sexta-feira (13), o mexicano venceu uma disputa apertada e tumultuada em um Fast 12 que só acabou bons minutos depois da bandeira quadriculada. É que o mexicano foi acusado pela Penske de bloquear Will Power, que ficou em segundo. Bom tempo depois do fim da disputa, os comissários mandaram o jogo seguir.
Além da polêmica, outro ponto que chamou a atenção foi a enorme proximidade do top-5. Foram apenas 0s05 não apenas entre O’Ward e Power em Indianápolis, mas também para Romain Grosjean, o estreante Christian Lundgaard e Colton Herta.
Relacionadas
Álex Palou conseguiu mais um desempenho bem decente e parte do sexto lugar. Jack Harvey sai em sétimo, seguido por Conor Daly, Rinus VeeKay e Alexander Rossi. Marcus Ericsson não manteve o bom momento e ficou com o 11º tempo.
A classificação foi repleta de surpresas. Assim, Graham Rahal parte do 17º posto, Josef Newgarden, que tinha uma punição de seis posições por trocar motor, vai de 20º, com Helio Castroneves em 23º e Scott Dixon em 26º.
O GP de Indianápolis 2 acontece já neste sábado, com largada prevista para 13h45 (em Brasília).
Confira como foi a definição do grid em Indianápolis
A classificação do GP de Indianápolis 2 começou pontualmente às 20h (em Brasília). No esquema diferente dos mistos, dois grupos iniciais abriam as atividades para a decisão dos 12 que seguiriam na briga direta pela pole.
O primeiro grupo tinha Scott McLaughlin, Helio Castroneves, Will Power, Sébastien Bourdais, Graham Rahal, Conor Daly, Rinus VeeKay, Simon Pagenaud, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, Cody Ware, Max Chilton, Jack Harvey e RC Enerson.
Harvey era quem andava mais rápido com os pneus duros, mas a marca em 1min11s9 parecia extremamente frágil até pensando em classificação. Tudo indicava, assim, que os pneus macios ditariam novamente o ritmo todo.
Tudo se resolveria, assim, no giro final. E Power deu show ao cravar 1min10s999. Harvey, Daly, Pagenaud, Herta e VeeKay também conseguiram as vagas na fase final. Hunter-Reay caiu, bem como Bourdais, um decepcionante Rahal, Chilton, McLaughlin, Castroneves, Enerson e Ware.
Ericsson, Newgarden e Dixon caem
O segundo grupo saiu logo depois, com mais 14 carros: Josef Newgarden, Dalton Kellett, Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Marcus Ericsson, Scott Dixon, Álex Palou, Ed Jones, Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Takuma Sato, Christian Lundgaard, Jimmie Johnson e Romain Grosjean.
Mais até do que no grupo 1, as marcas com os pneus duros foram bastante irrelevantes, com Grosjean e O’Ward puxando a turma, ambos acima de 1min12s0. Jones e Newgarden vinham na sequência, mas os giros finais com os macios decidiriam tudo.
E veio uma tremenda confusão. Simplesmente Newgarden e Dixon caíram, com o neozelandês ainda rodando na última volta rápida. Além deles, Ericsson também foi eliminado, formando uma trinca de decepções. Sato, Jones, Hinch, Johnson – que deu sua melhor volta na Indy – e Kellett também dançaram.
O lado vitorioso ficou por conta de Rossi, Palou, Rosenqvist, Grosjean, O’Ward e, principalmente, Lundgaard. Na estreia, o dinamarquês fez a segunda melhor marca, 0s06 mais lento que Rossi.
Para piorar a situação de Dixon, os comissários ainda puniram o neozelandês pela amarela causada com cronômetro zerado e, assim, o piloto da Ganassi sai só de 26º neste sábado. E Rosenqvist foi punido junto por não ter desacelerado em amarela, deixando a vaga na fase final para Ericsson.
Palou sai em 6º, O’Ward é pole
A disputa da pole começou depois que todo o tumulto causado pela rodada de Dixon chegou ao fim. O grupo dos 12 melhores tinha duas Ganassi, duas Andretti, duas Penske, duas Carpenter, a RLL de Lundgaard, a Meyer Shank de Harvey, a McLaren de O’Ward e a Dale Coyne de Grosjean.
Ainda que os pneus duros não significassem muita coisa ou quase nada, quem tomava a dianteira na sessão era Lundgaard, com 1min11s7, mais veloz que Power e VeeKay. Para efeitos de primeiras filas, no entanto, era esperar pelas duas voltas rápidas de macios.
E foi aí que O’Ward apareceu com força, virando 1min10s715 e tomando a pole. Sempre muito regular nas classificações, Power foi segundo, com Grosjean, Lundgaard e Herta na sequência. O top-5 foi separado por míseros 0s05.
Palou foi sexto, dando mais um passo em busca do título. Harvey, Daly, VeeKay, Rossi, Ericsson e Pagenaud acabaram atrás e, dessa vez, sem enormes surpresas.
A Penske até tentou estragar a festa mexicana e pediu revisão de uma suposta interferência de Pato em volta de Power. Nada feito, com a pole mantida para o terceiro colocado do campeonato.
Indy 2021, GP de Indianápolis 2, IMS, Grid de largada:
1 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:10.715 | |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:10.721 | +0.006 |
3 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:10.742 | +0.027 |
4 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:10.743 | +0.028 |
5 | C HERTA | Andretti Honda | 1:10.763 | +0.048 |
6 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:10.829 | +0.114 |
7 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:10.888 | +0.173 |
8 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:10.953 | +0.238 |
9 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:11.021 | +0.306 |
10 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:11.024 | +0.309 |
11 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:11.034 | +0.319 |
12 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:11.135 | +0.420 |
13 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:11.508 | +0.793 |
14 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:11.550 | +0.835 |
15 | T SATO | RLL Honda | 1:11.417 | +0.702 |
16 | G RAHAL | RLL Honda | 1:11.558 | +0.843 |
17 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:11.436 | +0.721 |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:11.574 | +0.859 |
19 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:11.534 | +0.819 |
20 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:11.362 | +0.647 |
21 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:11.668 | +0.953 |
22 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:11.862 | +1.147 |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:11.732 | +1.017 |
24 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:12.081 | +1.366 |
25 | R ENERSON | Top Gun Chevrolet | 1:12.334 | +1.619 |
26 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:12.266 | +1.551 |
27 | C WARE | Dale Coyne Honda | 1:13.757 | +3.042 |
28 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:12.549 | +1.834 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!