Power bate Rossi e crava pole em St. Pete. Newgarden é 8º e Dixon sai em 11º
Josef Newgarden e Scott Dixon decepcionaram e abriram espaço para os coadjuvantes. Melhor para Will Power, que segurou a tropa da Andretti para ser pole em St. Pete
Will Power segurou um trio de adversários da Andretti para garantir a pole da Indy na decisão do título em St. Pete. Neste sábado (24), o australiano aproveitou uma série de confusões e toques no muro para ficar na frente com 1min01s037. Foi a 62ª pole da carreira de Power, nada menos que a nona no circuito de rua da Flórida.
O Fast Six teve praticamente todo mundo ao menos dando uma raspada na parede e, no caso do trio da Andretti, foram toques que atrapalharam na pole. Alexander Rossi, Colton Herta e James Hinchcliffe, assim, saem atrás de Power. Jack Harvey e Pato O’Ward formam a terceira fila.
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Mas as maiores atenções precisam estar para quem ficou de fora do grupo dos seis primeiros. Na disputa pelo título, Josef Newgarden e Scott Dixon não tiveram voltas limpas e, desta forma, saem de oitavo e 11º, respectivamente. Bom cenário para o neozelandês.
A largada para a corrida que decide o campeão da Indy 2020 está prevista para 15h20 (em Brasília) deste domingo. Um nono lugar dá o título para Dixon.
Confira como foi a definição do grid de largada em St. Pete
A classificação da Indy em St. Pete começou às 16h05 (em Brasília), com um pequeno atraso em virtude de reparos na pista após as provas das categorias de apoio do final de semana. O formato para a decisão do pole foi o tradicional em etapas em mistos e na rua com apenas uma corrida: dois grupos, os 12 melhores e o Fast Six.
O primeiro grupo tinha 12 pilotos, todos começando com os pneus duros. Entre eles, os finalistas Scott Dixon e Josef Newgarden, na briga pelo título. Além dos rivais: Scott McLaughlin, Marcus Ericsson, Graham Rahal, Simon Pagenaud, James Hinchcliffe, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Jack Harvey e Marco Andretti.
Hinch foi quem puxou a fila, com 1min01s5, mas os tempos logo ficaram melhores, com Hunter-Reay e Dixon em 1min01s4. Rossi, ainda com os pneus duros, conseguiu ser já melhor que as marcas do treino livre, virando em 1min01s0 e, depois, em 1min00s8, com Andretti e Newgarden aparecendo a seguir.
Faltando menos de 3 minutos, o esforço final. Era hora de todo mundo apostar nos pneus macios e, teoricamente, ter uma ou duas voltas para mudar o patamar dos tempos. Hinch abriu os trabalhos de novo e fez 1min00s6, muito rápido em St. Pete. Enquanto isso, McLaughlin raspava o muro e dava adeus a qualquer chance.
Na briga pelo título, os dois levaram sustos, mas se classificavam. Dixon virou 1min00s8 e se garantiu mais cedo, mas Newgarden, com 1min00s7, também entrou, mesmo se enroscando com Andretti na volta anterior e perdendo algum tempo. No fim, Hinch na frente com 1min00s653, com Harvey, Newgarden, Dixon, Pagenaud e Rossi classificados. Sato, Ericsson, Andretti, Rahal, Hunter-Reay e McLaughLin caíram.
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Minutos depois, a confirmação do que parecia fato na hora: Andretti foi punido e caiu de nono para 12º por ter bloqueado Newgarden. Veio, então, o Grupo 2.
Herta sobra em Grupo 2 cheio de confusões
O segundo grupo começou logo na sequência com Pato O’Ward, Oliver Askew, Charlie Kimball, Felix Rosenqvist, Will Power, Sébastien Bourdais, Santino Ferrucci, Conor Daly, Rinus VeeKay, Álex Palou, Max Chilton e Colton Herta.
No mesmo esquema do primeiro, o início foi dos pneus duros e Herta foi o único a romper a barreira de 1min01s, com Power, O’Ward e Rosenqvist também andando rápido. A troca para os pneus macios veio ali com 3 minutinhos pela frente.
Herta segurou a dianteira sem muitos problemas, com 1min00s6. VeeKay, Power, Rosenqvist, Bourdais e O’Ward também conseguiram a vaga, mas era, de fato, um grupo bem mais esvaziado que o primeiro. Menos emocionante também. Caíram: Askew, Daly, Palou, Ferrucci, Kimball e Chilton.
Só que o grupo acabou bem depois do planejado. É que rolou uma investigação bastante demorada por ninguém ter tirado o pé em uma amarela de Chilton e, aí, minutos depois, VeeKay e Askew foram punidos, além de Rosenqvist, por bloqueio, com Daly e Palou avançando à segunda fase.
Mas a briga seguia. As equipes apelaram das punições, a discussão seguiu pegando fogo e foram mais de 30 minutos até que a segunda fase fosse finalmente confirmada: VeeKay e Askew, no fim, passaram, já que não teriam visto a amarela, com Daly e Palou fora. A justificativa foi que a bandeira amarela demorou a ser acionada.
Newgarden e Dixon caem em classificação de zebras
Parecia um milagre, mas finalmente a segunda fase estava começando às 17h10. Estavam lá, no fim das contas: Newgarden, Pato, Askew, Dixon, Bourdais, VeeKay, Pagenaud, Power, Rossi, Hinch, Herta e Harvey.
Naturalmente, os primeiros tempos saíam ainda com os pneus duros, mas lá estavam, de novo, Power e Herta com bom desempenho, já abaixo da casa de 1min01s. No entanto, tudo ficaria para os últimos 3 minutos, com pneus macios e potencialmente mais confusões.
Aí que as surpresas resolveram aparecer. Newgarden e Dixon simplesmente não conseguiram achar voltas limpas e acabaram eliminados antes do Fast Six. Josef foi um pouquinho melhor: nono, depois oitavo, com punição a Pagenaud, por causar bandeira vermelha no finzinho, enquanto Dixon foi 11º.
Power dominou a sessão com 1min00s332, puxando o Fast Six com Herta, O’Ward, Harvey, Hinch e Rossi, um cenário bastante inusitado. Bourdais, Newgarden, VeeKay, Askew, Dixon e Pagenaud foram os eliminados. Apesar de um desempenho bem discreto, ainda estava legal para Scott, com o rival caindo junto.
Power na pole, Andretti com ímã no muro
O Fast Six, como sempre, foi bem dinâmico, mas decidido quase que inteiramente em uma volta para cada. E o muro parecia chamar todos os pilotos. Power fez a pole, mesmo dando uma raspadinha nele.
Rossi, Herta e Hinch, que ficaram logo atrás, pareciam ter ritmo para vencer o dominante australiano, mas foram ao muro com mais força e, assim, perderam mais tempo. Pole 62 para Power.
Indy 2020, GP de St. Pete, Grid de largada:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:01.037 | |
2 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:01.173 | +0.136 |
3 | C HERTA | Andretti Honda | 1:01.182 | +0.145 |
4 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:01.363 | +0.326 |
5 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:01.368 | +0.331 |
6 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:01.773 | +0.736 |
7 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:00.810 | |
8 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:00.868 | |
9 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:00.884 | |
10 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 1:00.977 | |
11 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:01.028 | |
12 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:01.230 | +0.193 |
13 | T SATO | RLL Honda | 1:00.942 | |
14 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:01.161 | +0.124 |
15 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:00.962 | |
16 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 1:01.163 | +0.126 |
17 | G RAHAL | RLL Honda | 1:01.146 | +0.109 |
18 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:01.180 | +0.143 |
19 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:01.173 | +0.136 |
20 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:01.243 | +0.206 |
21 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:01.641 | +0.604 |
22 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:01.522 | +0.485 |
23 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:01.683 | +0.646 |
24 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:21.791 | +20.754 |
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