Power sobra e crava pole na corrida 1 de Gateway. Sato sai na frente na segunda prova

Will Power conseguiu uma grande volta para ficar com a pole na primeira prova da rodada dupla no oval de Gateway. Na segunda, melhor para Takuma Sato, que manteve a bela forma após vencer a Indy 500

A louca definição dos grids de largada da Indy para a rodada dupla de Gateway terminou com uma Chevrolet e uma Honda na ponta de cada uma das corridas. Para a prova deste sábado (29), Will Power sai na frente com a Penske, enquanto Takuma Sato manteve a boa fase após vencer a Indy 500 e sai na frente na corrida de domingo com sua RLL.

Power sobrou na primeira volta do oval curto e fez 24s672. O australiano vai ser seguido no grid por Pato O’Ward, da McLaren, o líder do campeonato Scott Dixon e Marcus Ericsson, ambos da Ganassi, e o próprio Sato. Josef Newgarden vai largar em sexto, enquanto Tony Kanaan sai de 21º.

Na segunda prova, Sato parte da dianteira após virar 24s658, a melhor volta da sessão. Os nomes na ponta do grid são basicamente os mesmos, em ordem diferente. Newgarden sai do segundo lugar, com Power e O’Ward na sequência. Na frente de Dixon, em quinto, aparece Jack Harvey, de Meyer Shank. Tony foi o 19º, com a vida muito complicada ao pegar a pista totalmente fria.

A rodada dupla de Gateway acontece neste sábado e neste domingo. As duas largadas estão previstas para o mesmo horário: 16h45 (em Brasília).

Will Power é pole em Gateway (Foto: Indycar)

Saiba como foi a classificação em Gateway

A definição dos grids de largada da rodada dupla de Gateway aconteceu da mesma forma que em Iowa: uma volta para cada corrida, ou seja, a primeira volta valendo para o grid da primeira prova e a segunda para a prova de domingo. E o início já mostrou que seria uma sessão confusa. Com 28ºC marcando, Ed Carpenter e Tony Kanaan já deram o tom da classificação, com o americano melhor para a corrida 1, com 25s06, mas o brasileiro melhor para a 2, com 25s1.

Aí veio a primeira Honda do dia, com Marco Andretti, que foi o mais regular do trio, repetindo 25s2 nas duas voltas, ficando em segundo em ambos os grids até ali. Companheiro de Kanaan, Charlie Kimball teve performance parecida com a de Andretti: segundo na corrida 1, terceiro na corrida 2.

A primeira performance mais consistente veio de Rinus VeeKay. O holandês conseguiu a melhor marca para as duas corridas, baixando de 25s para a prova 1, mas ainda nada que fosse muito significativo para a pole. Tanto que Zach Veach, que veio depois, foi só sexto no grid 1 e tomou a pole provisória no 2.

Oliver Askew fazia valer o bom equipamento da McLaren e se metia em segundo para a corrida 1 e na pole provisória da 2. Álex Palou, depois, quase foi vítima da pista um tanto ondulada, beirou o beijo no muro, mas, mesmo assim, conseguiu trocar 1-2 com Askew.

Conor Daly não repetiu a pole de Iowa (Foto: Indycar)

24s904 e 24s886: Alexander Rossi, assim, tomava a dianteira até ali para as duas corridas e de uma forma, ao menos para ele, pouco usual nos ovais: sem sofrer, sem arriscar muito. Pilotagem tranquila, tocada serena para ir para a dianteira. Vinha, então, Conor Daly, dono de surpreendente pole em Iowa. Mas não veio grandes coisas em Gateway: quinto e quarto lugares.

A pista ia melhorando com o passar das voltas e os tempos, naturalmente, baixando bem. Jack Harvey assumia a dianteira para as duas corridas, mas, na sequência, acabou caindo para segundo na corrida 1, com Marcus Ericsson mais veloz. Na 2, os papéis se invertiam.

A dupla que tomou a pista nos minutos seguintes não chegou a impressionar. Ryan Hunter-Reay não parecia com um acerto tão bom quanto o de Rossi e lutou com o carro, ficando apenas em terceiro e em quarto, que logo viraria quinto. É que Felix Rosenqvist, sem tanta velocidade, virava em sexto e em terceiro.

Alexander Rossi teve uma tocada bem suave (Foto: Indycar)

Aí veio o primeiro real candidato a cravar poles. Will Power, com uma Penske que vinha bem forte e busca de recuperação em mais um oval curto, tentando voltar para o campeonato. O australiano fez 24s6 nas duas voltas, tomando com sobras a dianteira. O mesmo não se pode dizer, de forma alguma, de Santino Ferrucci, que seguia sua sina nas classificações. O piloto da Dale Coyne foi só 14º e décimo, muito discreto.

Discreto também foi Colton Herta, que ainda devia bastante em ovais: sexto e quinto lugares para ele. Vencedor da Indy 500, Takuma Sato manteve o embalo, seguiu em alta. Na primeira volta, cresceu muito no trecho final dela para chegar em terceiro, mas aquele gás trouxe um temporal na volta 2, com pole provisória.

Pato O’Ward vai largar bem nas duas provas (Foto: Indycar)

Simon Pagenaud, outro que raramente classifica bem, manteve seu padrão e ficou em décimo e em quinto, mesmo com a Penske muito rápida. Aí veio Graham Rahal, candidato ao título e, claro, a grandes corridas em Gateway. Se quiser, vai precisar reagir, já que errou ainda na primeira volta e comprometeu as duas posições de largada, tirando o pé abruptamente. Graham ficava em 19º e em 20º.

Dois grandes candidatos a tentarem as poles saíram ali no final, antes do líder Scott Dixon. De Chevrolet, Pato O’Ward e Josef Newgarden foram velozes, mas não o suficiente. O mexicano ficava em segundo e quarto, enquanto o americano era quinto e seguindo. No caso de Josef, um errinho na volta inicial custou caro. Restava, então, Dixon, que não costuma ir tão monstruosamente bem em classificações em ovais e fez ali a parte dele, bem para o campeonato: terceiro na 1, na frente de Newgarden, sexto na 2, na frente de Pagenaud.

Indy 2020, GP de Gateway 1, Grid de largada:

1W POWERPenske Chevrolet24.672 
2P O’WARDMcLaren Chevrolet24.715+0.043
3S DIXONGanassi Honda24.724+0.052
4M ERICSSONGanassi Honda24.812+0.140
5T SATORLL Honda24.823+0.151
6J NEWGARDENPenske Chevrolet24.831+0.159
7J HARVEYMeyer Shank Honda24.874+0.202
8R HUNTER-REAYAndretti Honda24.902+0.230
9A ROSSIAndretti Honda24.904+0.232
10C HERTAAndretti Honda24.910+0.238
11A PALOUDale Coyne Honda24.917+0.245
12F ROSENQVISTGanassi Honda24.959+0.287
13S PAGENAUDPenske Chevrolet24.982+0.310
14R VEEKAYCarpenter Chevrolet24.990+0.318
15O ASKEWMcLaren Chevrolet24.993+0.321
16C DALYCarpenter Chevrolet25.002+0.330
17E CARPENTERCarpenter Chevrolet25.067+0.395
18C KIMBALLFoyt Chevrolet25.091+0.419
19M ANDRETTIAndretti Honda25.253+0.581
20S FERRUCCIDale Coyne Honda25.254+0.582
21T KANAANFoyt Chevrolet25.329+0.657
22G RAHALRLL Honda25.482+0.810
23Z VEACHAndretti Honda25.566+0.894

Indy 2020, GP de Gateway 2, Grid de largada:

1T SATORLL Honda24.658 
2J NEWGARDENPenske Chevrolet24.661+0.003
3W POWERPenske Chevrolet24.661+0.003
4P O’WARDMcLaren Chevrolet24.687+0.029
5J HARVEYMeyer Shank Honda24.753+0.095
6S DIXONGanassi Honda24.761+0.103
7M ERICSSONGanassi Honda24.763+0.105
8S PAGENAUDPenske Chevrolet24.799+0.141
9F ROSENQVISTGanassi Honda24.809+0.151
10C HERTAAndretti Honda24.839+0.181
11A ROSSIAndretti Honda24.886+0.228
12R HUNTER-REAYAndretti Honda24.914+0.256
13O ASKEWMcLaren Chevrolet24.920+0.262
14A PALOUDale Coyne Honda24.922+0.264
15C DALYCarpenter Chevrolet24.948+0.290
16S FERRUCCIDale Coyne Honda24.973+0.315
17Z VEACHAndretti Honda25.029+0.371
18R VEEKAYCarpenter Chevrolet25.183+0.525
19T KANAANFoyt Chevrolet25.192+0.534
20M ANDRETTIAndretti Honda25.201+0.543
21C KIMBALLFoyt Chevrolet25.239+0.581
22E CARPENTERCarpenter Chevrolet25.320+0.662
23G RAHALRLL Honda25.452+0.794
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.