Power sobra e crava pole na corrida 1 de Gateway. Sato sai na frente na segunda prova
Will Power conseguiu uma grande volta para ficar com a pole na primeira prova da rodada dupla no oval de Gateway. Na segunda, melhor para Takuma Sato, que manteve a bela forma após vencer a Indy 500
A louca definição dos grids de largada da Indy para a rodada dupla de Gateway terminou com uma Chevrolet e uma Honda na ponta de cada uma das corridas. Para a prova deste sábado (29), Will Power sai na frente com a Penske, enquanto Takuma Sato manteve a boa fase após vencer a Indy 500 e sai na frente na corrida de domingo com sua RLL.
Power sobrou na primeira volta do oval curto e fez 24s672. O australiano vai ser seguido no grid por Pato O’Ward, da McLaren, o líder do campeonato Scott Dixon e Marcus Ericsson, ambos da Ganassi, e o próprio Sato. Josef Newgarden vai largar em sexto, enquanto Tony Kanaan sai de 21º.
Relacionadas
Na segunda prova, Sato parte da dianteira após virar 24s658, a melhor volta da sessão. Os nomes na ponta do grid são basicamente os mesmos, em ordem diferente. Newgarden sai do segundo lugar, com Power e O’Ward na sequência. Na frente de Dixon, em quinto, aparece Jack Harvey, de Meyer Shank. Tony foi o 19º, com a vida muito complicada ao pegar a pista totalmente fria.
A rodada dupla de Gateway acontece neste sábado e neste domingo. As duas largadas estão previstas para o mesmo horário: 16h45 (em Brasília).
Saiba como foi a classificação em Gateway
A definição dos grids de largada da rodada dupla de Gateway aconteceu da mesma forma que em Iowa: uma volta para cada corrida, ou seja, a primeira volta valendo para o grid da primeira prova e a segunda para a prova de domingo. E o início já mostrou que seria uma sessão confusa. Com 28ºC marcando, Ed Carpenter e Tony Kanaan já deram o tom da classificação, com o americano melhor para a corrida 1, com 25s06, mas o brasileiro melhor para a 2, com 25s1.
Aí veio a primeira Honda do dia, com Marco Andretti, que foi o mais regular do trio, repetindo 25s2 nas duas voltas, ficando em segundo em ambos os grids até ali. Companheiro de Kanaan, Charlie Kimball teve performance parecida com a de Andretti: segundo na corrida 1, terceiro na corrida 2.
A primeira performance mais consistente veio de Rinus VeeKay. O holandês conseguiu a melhor marca para as duas corridas, baixando de 25s para a prova 1, mas ainda nada que fosse muito significativo para a pole. Tanto que Zach Veach, que veio depois, foi só sexto no grid 1 e tomou a pole provisória no 2.
Oliver Askew fazia valer o bom equipamento da McLaren e se metia em segundo para a corrida 1 e na pole provisória da 2. Álex Palou, depois, quase foi vítima da pista um tanto ondulada, beirou o beijo no muro, mas, mesmo assim, conseguiu trocar 1-2 com Askew.
24s904 e 24s886: Alexander Rossi, assim, tomava a dianteira até ali para as duas corridas e de uma forma, ao menos para ele, pouco usual nos ovais: sem sofrer, sem arriscar muito. Pilotagem tranquila, tocada serena para ir para a dianteira. Vinha, então, Conor Daly, dono de surpreendente pole em Iowa. Mas não veio grandes coisas em Gateway: quinto e quarto lugares.
A pista ia melhorando com o passar das voltas e os tempos, naturalmente, baixando bem. Jack Harvey assumia a dianteira para as duas corridas, mas, na sequência, acabou caindo para segundo na corrida 1, com Marcus Ericsson mais veloz. Na 2, os papéis se invertiam.
A dupla que tomou a pista nos minutos seguintes não chegou a impressionar. Ryan Hunter-Reay não parecia com um acerto tão bom quanto o de Rossi e lutou com o carro, ficando apenas em terceiro e em quarto, que logo viraria quinto. É que Felix Rosenqvist, sem tanta velocidade, virava em sexto e em terceiro.
Aí veio o primeiro real candidato a cravar poles. Will Power, com uma Penske que vinha bem forte e busca de recuperação em mais um oval curto, tentando voltar para o campeonato. O australiano fez 24s6 nas duas voltas, tomando com sobras a dianteira. O mesmo não se pode dizer, de forma alguma, de Santino Ferrucci, que seguia sua sina nas classificações. O piloto da Dale Coyne foi só 14º e décimo, muito discreto.
Discreto também foi Colton Herta, que ainda devia bastante em ovais: sexto e quinto lugares para ele. Vencedor da Indy 500, Takuma Sato manteve o embalo, seguiu em alta. Na primeira volta, cresceu muito no trecho final dela para chegar em terceiro, mas aquele gás trouxe um temporal na volta 2, com pole provisória.
Simon Pagenaud, outro que raramente classifica bem, manteve seu padrão e ficou em décimo e em quinto, mesmo com a Penske muito rápida. Aí veio Graham Rahal, candidato ao título e, claro, a grandes corridas em Gateway. Se quiser, vai precisar reagir, já que errou ainda na primeira volta e comprometeu as duas posições de largada, tirando o pé abruptamente. Graham ficava em 19º e em 20º.
Dois grandes candidatos a tentarem as poles saíram ali no final, antes do líder Scott Dixon. De Chevrolet, Pato O’Ward e Josef Newgarden foram velozes, mas não o suficiente. O mexicano ficava em segundo e quarto, enquanto o americano era quinto e seguindo. No caso de Josef, um errinho na volta inicial custou caro. Restava, então, Dixon, que não costuma ir tão monstruosamente bem em classificações em ovais e fez ali a parte dele, bem para o campeonato: terceiro na 1, na frente de Newgarden, sexto na 2, na frente de Pagenaud.
Indy 2020, GP de Gateway 1, Grid de largada:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 24.672 | |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 24.715 | +0.043 |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | 24.724 | +0.052 |
4 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 24.812 | +0.140 |
5 | T SATO | RLL Honda | 24.823 | +0.151 |
6 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 24.831 | +0.159 |
7 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 24.874 | +0.202 |
8 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 24.902 | +0.230 |
9 | A ROSSI | Andretti Honda | 24.904 | +0.232 |
10 | C HERTA | Andretti Honda | 24.910 | +0.238 |
11 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 24.917 | +0.245 |
12 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 24.959 | +0.287 |
13 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 24.982 | +0.310 |
14 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 24.990 | +0.318 |
15 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 24.993 | +0.321 |
16 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 25.002 | +0.330 |
17 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 25.067 | +0.395 |
18 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 25.091 | +0.419 |
19 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 25.253 | +0.581 |
20 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 25.254 | +0.582 |
21 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 25.329 | +0.657 |
22 | G RAHAL | RLL Honda | 25.482 | +0.810 |
23 | Z VEACH | Andretti Honda | 25.566 | +0.894 |
Indy 2020, GP de Gateway 2, Grid de largada:
1 | T SATO | RLL Honda | 24.658 | |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 24.661 | +0.003 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 24.661 | +0.003 |
4 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 24.687 | +0.029 |
5 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 24.753 | +0.095 |
6 | S DIXON | Ganassi Honda | 24.761 | +0.103 |
7 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 24.763 | +0.105 |
8 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 24.799 | +0.141 |
9 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 24.809 | +0.151 |
10 | C HERTA | Andretti Honda | 24.839 | +0.181 |
11 | A ROSSI | Andretti Honda | 24.886 | +0.228 |
12 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 24.914 | +0.256 |
13 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 24.920 | +0.262 |
14 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 24.922 | +0.264 |
15 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 24.948 | +0.290 |
16 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 24.973 | +0.315 |
17 | Z VEACH | Andretti Honda | 25.029 | +0.371 |
18 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 25.183 | +0.525 |
19 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 25.192 | +0.534 |
20 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 25.201 | +0.543 |
21 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 25.239 | +0.581 |
22 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 25.320 | +0.662 |
23 | G RAHAL | RLL Honda | 25.452 | +0.794 |