A Penske teve uma classificação de domínio para a corrida 1 da Indy em Mid-Ohio. Neste sábado (12), a equipe teve os dois melhores tempos, com Will Power cravando a pole e Josef Newgarden saindo de terceiro apenas pelo regulamento, que faz com que cada fila tenha um piloto de cada grupo. Assim, é Ryan Hunter-Reay quem larga ao lado de Power na prova deste sábado.
Conor Daly parte na quarta colocação após um ótimo desempenho na classificação, atrás de Newgarden. A terceira fila vai ter Jack Harvey e Alexander Rossi, que superou uma escapada para fazer uma boa volta.
Felix Rosenqvist, Graham Rahal, Rinus VeeKay e Simon Pagenaud completam o top-10 do grid da corrida 1. Pato O’Ward, que ainda sonha com título, sai somente de 15º, enquanto o líder absoluto Scott Dixon será o 17º.
A largada para a corrida 1 da rodada dupla de Mid-Ohio está prevista para 18h (em Brasília).
Saiba como foi a definição do grid em Mid-Ohio
A classificação para a corrida 1 da Indy em Mid-Ohio seguiu o esquema das demais rodadas duplas em circuitos mistos: dois grupos de 12 minutos e o melhor tempo geral ficaria com a pole. Os demais componentes do grupo ficariam com as posições ímpares, enquanto os pilotos do grupo perdedor iriam para o lado par das filas.
O primeiro grupo tinha alguns ótimos nomes. Ao todo eram 11 pilotos ali: Josef Newgarden, Scott Dixon, Felix Rosenqvist, Marcus Ericsson, Pato O’Ward, Will Power, Rinus VeeKay, Zach Veach, Jack Harvey, Colton Herta e Marco Andretti.
Com 1min07s272, Power puxava a fila em Mid-Ohio seguido por Herta, Rosenqvist, Dixon e Newgarden, mas era bem possível que nada daquilo fosse suficiente, afinal, os últimos 4 minutos decidiriam, com a turma toda colocando os pneus macios. Calçados com os compostos vermelhos, as marcas foram caindo consideravelmente, com Dixon cravando 1min07s1, mas ainda demonstrando margem para mais. Rosenqvist, abrindo o minuto final, virou em 1min06s7, uma volta que finalmente era bem forte.
Foi então que, na última volta de todo mundo, a Penske cresceu e mostrou uma força que parecia escondida no restante da temporada. Power rugiu alto e fez 1min06s334, talvez ainda abaixo do necessário para a pole, mas o melhor do grupo. O 1-2 veio com Newgarden, 0s2 atrasado e garantido na segunda fila da corrida 1.
Harvey, Rosenqvist, VeeKay, Andretti e Herta vieram na sequência, enquanto os favoritos O’Ward e Dixon decepcionaram muito. O mexicano parecia ainda sofrer com os efeitos da pancada que deu no TL1, mas ainda assim ficou na frente do neozelandês, líder absoluto do campeonato e que sai só da nona fila neste sábado. Apenas Veach e Ericsson foram mais lentos que Dixon.
Hunter-Reay lidera Grupo 2, mas longe de Power
O segundo grupo veio logo depois com Charlie Kimball, Oliver Askew, Dalton Kellett, Graham Rahal, Santino Ferrucci, Simon Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Conor Daly, Álex Palou, Max Chilton, Takuma Sato e Alexander Rossi, um carro a mais que no primeiro.
Novamente, como é comum, os pilotos fizeram mais do que a primeira metade com os pneus duros, com Rossi fazendo a melhor marca em 1min08s222. Mas Rossi também quase bateu, passeando na grama ao tentar o limite do carro. Pior foi para Palou, que rodou, causou uma bandeira amarela localizada e perdeu seu melhor tempo até ali.
Assim como no primeiro grupo, pneus macios para os pilotos faltando pouco mais de 4 minutos, o que seria suficiente para duas voltas rápidas, aliás, bem mais rápidas do que as com compostos duros. A marca a ser batida para a pole em Mid-Ohio 1 era 1min06s334, de Power.
Hunter-Reay foi quem virou mais rápido com 1min06s9 e, depois, 1min06s7. Daly se aproximou, Rossi, Rahal e Pagenaud até tentaram, mas o cronômetro zerava com a pole de Power. Hunter-Reay ficou com o segundo lugar, com o lado par das filas ocupados por Daly, Rossi, Rahal, Pagenaud, Chilton, Ferrucci, Askew, Sato, Palou, Kimball e Kellett.
Indy 2020, GP de Mid-Ohio 1, Grid de largada:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:06.334 | |
2 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:06.729 | +0.395 |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:06.551 | +0.217 |
4 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:06.876 | +0.542 |
5 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:06.769 | +0.435 |
6 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:07.186 | +0.852 |
7 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:06.784 | +0.450 |
8 | G RAHAL | RLL Honda | 1:07.221 | +0.887 |
9 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:07.011 | +0.677 |
10 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:07.249 | +0.915 |
11 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:07.016 | +0.682 |
12 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:07.449 | +1.115 |
13 | C HERTA | Andretti Honda | 1:07.021 | +0.687 |
14 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:07.501 | +1.167 |
15 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:07.035 | +0.701 |
16 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 1:07.621 | +1.287 |
17 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:07.141 | +0.807 |
18 | T SATO | RLL Honda | 1:07.819 | +1.485 |
19 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:07.210 | +0.876 |
20 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 1:08.155 | +1.821 |
21 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:07.389 | +1.055 |
22 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:08.378 | +2.044 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:08.544 | +2.210 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!