GP às 10: Recorde na Indy 500 põe Castroneves no pódio dos maiores pilotos do Brasil

No GP às 10 desta manhã de terça-feira (1), Flavio Gomes diz que quarta vitória nas 500 Milhas coloca Castroneves no top-3 da história

Castroneves sobe nas grades de Indianápolis (Vídeo: Indycar)

Helio Castroneves chegou, no último fim de semana, à quarta vitória da carreira nas 500 Milhas de Indianápolis. É um feito que só outros três pilotos – AJ Foyt, Al Unser e Ricky Mears – conseguiram em toda a história do evento, inaugurado em 1911, e que se tornou um emblema do esporte a motor. Pelo feito impressionante, Flavio Gomes diz que Castroneves já pode ser considerado um dos maiores pilotos brasileiros da história.

A honra do pódio dos maiores é normalmente reservada aos três campeões mundiais de Fórmula 1, mas fazer algo tão raro no mundo alça Helio pelo menos à porta do pódio. Dá a ele a possibilidade de reivindicar este espaço premium na memória do esporte nacional. É também isso o que faz a corrida do último fim de semana ser tão especial para o piloto e o público.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Castroneves vence pela 4ª vez e vira recordista da Indy 500 com Foyt, Unser e Mears

E tudo isso veio com grandes histórias no meio do caminho. Vencendo a primeira Indy 500 com casa cheia desde que Roger Penske – chefe que o dispensou ano passado – comprou o IMS, aos 46 anos idade e na estreia pela pequena e jovem Meyer Shank, que apenas ano passado começou a competir de maneira regular na categoria.

Não há como diminuir o feito de Castroneves, ainda que a grande imprensa brasileira tenha, de maneira geral, ignorado. No fim das contas, a entrada no rol dos maiores faz com que Helio tenha feito tudo isso sem precisar brilhar na Europa. Se a F1 não teve este piloto, então azar o dela. Castroneves tem a Indy 500. Quatro vezes.

Assista, curta e compartilhe o GP às 10 de hoje:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.