VeeKay lidera dia 1 da classificação da Indy 500. Kanaan avança e Castroneves fica fora

Rinus VeeKay voltou a mostrar força em Indianápolis e foi o mais rápido na classificação de sábado. Cinco carros da Ganassi avançam, incluindo Tony Kanaan. Helio Castroneves é apenas 27º

FÓRMULA INDY: HERTA DÁ SHOW NA PISTA MOLHADA E GANHA CONFIANÇA ANTES DA INDY 500

O sábado de classificação da Indy 500 teve um fim prematuro por conta do mau tempo em Indianápolis. Raios apareceram por duas vezes e forçaram o encerramento da primeira parte da sessão que define o grid da corrida mais tradicional do esporte a motor americano. No topo da tabela ficou o holandês Rinus VeeKay, da Carpenter, com o tempo de 2min34s073 em quatro voltas, se classificando para a disputa da pole, no domingo.

Uma trinca de carros de motor Chevrolet foi formada nas primeiras colocações com os avanços de Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, ambos da McLaren. Em seguida vieram os carros da Ganassi, com Álex Palou, o brasileiro Tony Kanaan e Jimmie Johnson. Marcus Ericsson e Scott Dixon também se classificaram, assim como Ed Carpenter, Romain Grosjean, Will Power e Takuma Sato.

O brasileiro Helio Castroneves, tetracampeão da Indy 500 e atual vencedor da prova, fica fora da disputa da pole. Após uma primeira saída muito ruim, a tentativa seguinte do piloto da Meyer Shank não foi tão melhor, ficando apenas na 27ª colocação.

Antigos vencedores da Indy 500 como Simon Pagenaud (16º), Alexander Rossi (20º) e Juan Pablo Montoya (30º) também tiveram suas posições de grid definidas, sem avançar pela disputa da pole, assim como destaques como campeonato atual, tal como Josef Newgarden (14º), Colton Herta (24º) e Scott McLaughlin (26º).

O Fast 12 da classificação da Indy 500 tem início às 17h00 (de Brasília) deste domingo, enquanto o Fast Six acontece às 18h10. A corrida está agendada para o próximo dia 29.

Saiba como foi o sábado de classificação da Indy 500:

A bandeira verde foi dada às 12h00 (de Brasília) para o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, que tirou o primeiro número do sorteio realizado na sexta-feira. O dono do carro #5 terminou com o tempo de 2min34s482. Em seguida, veio o holandês Rinus VeeKay, da Carpenter, marcando 2min34s073 e superando o mexicano.

O terceiro carro foi do inglês Callum Ilott, da Juncos, mas o desempenho acabou muito fraco, marcando apenas 2min36s377. Em seguida, foi a vez do sueco Felix Rosenqvist, da McLaren. Com 2min34s655, ficou atrás do companheiro de equipe O’Ward. Estreando na Indy 500, Romain Grosjean foi o quinto carro, mas não brilhou, marcando 2min35s037.

O primeiro da Ganassi na pista foi Jimmie Johnson. Apesar de uma forte primeira volta, teve uma queda forte de desempenho e marcou apenas 2min34s907, ficando em quarto. Devlin DeFrancesco, da Andretti, foi pouco chamativo, ficando apenas à frente de Callum Ilott ao marcar 2min36s200. J.R. Hildebrand, da Foyt, também foi discreto com 2min35s768.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A volta de Jimmie Johnson em Indianápolis (Vídeo: Indycar)

Destaque dos treinos livres, Takuma Sato, da Dale Coyne, decepcionou em sua tentativa, anotando 2min35s041. Décimo carro a entrar na pista, Marco Andretti sofreu com um bloqueio de Sato durante sua volta de aquecimento e errou, registrando 2min39s216. Graham Rahal, da RLL, anotou 2min36s002.

O brasileiro Tony Kanaan, da Ganassi, foi o 12º a entrar, e conseguiu impressionar ao marcar o quarto tempo, com 2min34s755. Já David Malukas, da Dale Coyne, ficou atrás do companheiro de equipe Sato ao marcar 2min35s686. Santino Ferrucci, da DRR, veio separar a dupla da Dale Coyne marcando 2min35s501.

A tentativa de Colton Herta, da Andretti, acabou abortada ainda na volta de aquecimento por conta de um problema de motor. Em sequência, veio o pole de 2021 Scott Dixon, da Ganassi, terminando abaixo de Takuma Sato ao marcar 2min35s071. Segundo colocado da Indy 500 em 2021, Álex Palou levou a Ganassi ao quarto lugar com 2min34s656. Conor Daly, com a Carpenter, ficou apenas em 13º com 2min35s845.

O problema no motor de Colton Herta (Vídeo: Indycar)

Enfim, chegou a vez de Helio Castroneves, da Meyer Shank, mas o desempenho acabou muito ruim, tirando o pé na volta final e ficando com o pior tempo, marcando 2min39s658. Scott McLaughlin, da Penske, ficou com o 10º tempo ao marcar 2min35s478. Ed Carpenter chegou a começar bem, mas a perda de ritmo acabou mais forte e deixou o veterano em sétimo com 2min34s907.

Vencedor de 2016, Alexander Rossi, da Andretti, acabou decepcionando e ficou fora do top-12, marcando 2min35s614. Única Ganassi restante, Marcus Ericsson se colocou em oitavo ao anotar 2min34s989. Jack Harvey, da RLL, teve desempenho fraco, marcando 2min38s694, ficando à frente apenas de Marco Andretti e Helio Castroneves.

O incidente que gerou a punição para Takuma Sato (Vídeo: Indycar)

Antes de Sage Karam ir para a pista, a Indy anunciou que invalidou a classificação de Takuma Sato por interferir na classificação de Marco Andretti. Em seguida, Karam sofreu com a queda de desempenho ao longo das voltas e foi apenas 20º com 2min36s586. Com a Penske, Josef Newgarden foi para 11º, marcando 2min35s454.

Christian Lundgaard deu sequência ao desempenho abaixo da RLL e marcou apenas 2min38s555, ficando entre os quatro piores. Na vez de Simon Pagenaud, o francês foi 15º com 2min35s659 pela Meyer Shank. Veio a vez de Kyle Kirkwood, da Foyt, que não veio forte e ficou apenas com o 23º tempo, na marca de 2min36s926.

Líder do campeonato e vencedor da Indy 500 de 2018, Will Power teve a oportunidade com a Penske. O australiano anotou 2min35s278, se colocando no top-12 e tirando o companheiro de equipe McLaughlin. Último sorteado da sexta-feira, Dalton Kellett, da Foyt, veio com o 25º tempo, marcando 2min37s262. Depois de perder o lugar na fila por um problema mecânico, Juan Pablo Montoya levou a McLaren para a pista, mas foi apenas 26º com 2min37s465.

Enquanto Stefan Wilson não conseguiu ir para a pista, as duas faixas no pit-lane foram instaladas. O top-12 era formado por Rinus VeeKay, Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Álex Palou, Tony Kanaan, Jimmie Johnson, Ed Carpenter, Marcus Ericsson, Romain Grosjean, Scott Dixon, Will Power e Josef Newgarden.

Callum Ilott, da Juncos, foi o primeiro nas tentativas livres, e conseguiu pular de 22º para 20º, com 2min35s870. David Malukas também tentou e se saiu bem, pulando de 17º para 12º, tirando Josef Newgarden da lista dos classificados. Utilizando a faixa rápida, Takuma Sato partiu para a pista depois de ter o tempo eliminado, e se colocou em 12º mesmo triscando o muro.

Takuma Sato faz contato com muro (Vídeo: Indycar)

Marco Andretti também foi para uma nova tentativa, pulando de 29º para 23º. Helio Castroneves resolveu apagar o tempo que tinha, mas subiu apenas para 26º. Colton Herta, de novo motor, partiu para a tentativa, mas não chamou atenção, apenas com o 24º tempo. Seu companheiro de equipe, Alexander Rossi, foi para a pista em seguida também na faixa rápida, e caiu de 17º para 21º.

Quando Sage Karam partiu para uma tentativa na faixa rápida, a chuva começou a cair em Indianápolis. Restavam 3 horas e 33 minutos para o fim da classificação, que foi oficialmente paralisada por conta dos raios na região.

Após quase de 90 minutos de interrupção, a bandeira verde foi acionada e Karam finalmente pôde realizar sua tentativa. O piloto da DRR conseguiu pular para a 23ª colocação, com tempo de 2min36s206. Scott McLaughlin optou por apagar o 15º tempo que tinha registrado, mas a tentativa foi péssima, com o neozelandês caindo para 26º.

Josef Newgarden também optou por apagar o tempo, mas a bandeira amarela surgiu por conta de raios vistos na curva 1. Após espera de 49 minutos, a sessão foi encerrada e o tempo do americano foi reinstaurado.

Indy 2022, 500 Milhas de Indianápolis, Classificação, Dia 1:

1R VEEKAYCarpenter Chevrolet2:34.073 
2P O’WARDMcLaren Chevrolet2:34.482+0.409
3F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet2:34.655+0.582
4A PALOUGanassi Honda2:34.656+0.583
5T KANAANGanassi Honda2:34.755+0.682
6J JOHNSONGanassi Honda2:34.907+0.834
7E CARPENTERCarpenter Chevrolet2:34.907+0.834
8M ERICSSONGanassi Honda2:34.989+0.916
9R GROSJEANAndretti Honda2:35.037+0.964
10S DIXONGanassi Honda2:35.071+0.998
11W POWERPenske Chevrolet2:35.278+1.205
12T SATODale Coyne Honda2:35.367+1.294
13D MALUKASDale Coyne Honda3:35.435+1.362
14J NEWGARDENPenske Chevrolet2:35.454+1.381
15S FERRUCCIDRR Chevrolet2:35.501+1.428
16S PAGENAUDMeyer Shank Honda2:35.659+1.586
17J HILDEBRANDFoyt Chevrolet2:35.768+1.695
18C DALYCarpenter Chevrolet2:35.845+1.772
19C ILOTTJuncos Chevrolet2:35.870+1.797
20A ROSSIAndretti Honda2:35.971+1.898
21G RAHALRLL Honda2:36.002+1.929
22S KARAMDRR Chevrolet2:36.206+2.133
23M ANDRETTIAndretti Honda2:36.287+2.214
24D DEFRANCESCOAndretti Honda2:36.586+2.513
25C HERTAAndretti Honda2:35.300+1.227
26S MCLAUGHLINPenske Chevrolet2:36.416+2.343
27H CASTRONEVESMeyer Shank Honda2:36.774+2.701
28K KIRKWOODFoyt Chevrolet2:36.926+2.853
29D KELLETTFoyt Chevrolet2:37.262+3.189
30J MONTOYAMcLaren Chevrolet2:37.465+3.392
31C LUNDGAARDRLL Honda2:38.553+2.894
32J HARVEYRLL Honda2:38.694+3.193
33S WILSONCusick Chevrolet 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.