Shwartzman confirma migração para Indy e estreia pela Prema na temporada 2025
Robert Shwartzman volta à Prema para temporada de estreia da marca italiana na Indy. Israelense vai fazer dupla com o britânico Callum Ilott
Nesta terça-feira (5), a Prema Racing anunciou o retorno de Robert Shwartzman para ser um dos pilotos da temporada de estreia do time na Indy, em 2025. O israelense de 25 anos, que disputou o Mundial de Endurance (WEC) pela Ferrari em 2024, volta aos monopostos e fará dupla com Callum Ilott na equipe.
“Estou muito empolgado para voltar à Prema e começar uma nova aventura na Indy”, afirmou Shwartzman. “Tudo será novo e haverá muitos desafios, mas também será muito divertido e muito trabalhoso ao mesmo tempo. Acredito que um futuro de muito sucesso nos aguarda”.
“A Indy é uma categoria muito competitiva, com muitos pilotos fortes, e estou ansioso para as corridas, pois parece realmente incrível. Nunca pilotei em ovais e dominar isso será um desafio completamente novo. No entanto, com a Prema conseguimos conquistar muito no passado, e acho que a experiência que tenho na F1 e no endurance será útil para nos ajudar a evoluir rapidamente e alcançar a velocidade logo de cara”, concluiu.
Shwartzman defendeu a Prema pela primeira vez em 2018, na Fórmula 3. O israelense conquistou o terceiro lugar naquela temporada e foi o melhor novato do ano. O jovem piloto, então, deu continuidade ao bom momento e seguiu com uma performance dominante na F3, conquistando o título em 2019.
Em 2020, Shwartzman progrediu à Fórmula 2, onde somou seis vitórias e 14 pódios ao longo de duas temporadas, terminando como vice-campeão em 2021. O israelense também estreou em testes da Fórmula 1 com a Ferrari em 2020, e seguiu testando pela escuderia e pela Haas em 2021.
Em 2023, após virar piloto reserva da equipe italiana na F1, Shwartzman estreou no GT World Challenge Europe, conquistando uma vitória. O piloto, então, rumou às corridas de protótipos nesta temporada, pilotando a Ferrari 499P no Mundial de Endurance (WEC).
No campeonato, Shwartzman se destacou com uma vitória nas 6 Horas de Austin, após a primeira participação da carreira nas 24 Horas de Le Mans pelo carro #83 da AF Corse.
Agora, em 2025, Shwartzman fará parte da estreia da Prema na Indy. A equipe confirmou a entrada na categoria norte-americana em abril e, desde então, vinha buscando a dupla de pilotos para a primeira temporada. Nomes como Logan Sargeant e Rinus VeeKay foram especulados antes da confirmação da dupla Shwartzman e Ilott.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.