Grosjean se consolida em Barber como ameaça na Indy, mas está na hora de vencer

Romain Grosjean se vale de uma Andretti muito forte e se coloca como um dos melhores classificadores da Indy em 2023. Agora, é hora do franco-suíço vencer uma corrida

Talvez nem o maior entusiasta de Romain Grosjean esperava um início de ano tão forte do piloto franco-suíço. Neste sábado (29), ele desbancou o favoritismo claro dos carros da Ganassi e anotou mais uma pole-position. É a terceira do dono do carro #28 na carreira pela Indy, e a segunda nesta temporada. Inclusive, a Andretti em 3 poles em 4 corridas no campeonato.

A mensagem que Grosjean passa, inclusive, é muito clara: a Andretti tem o melhor carro de classificação em mistos e circuitos de rua em 2023, ao ponto em que mesmo com a superioridade e o favoritismo de Álex Palou, por exemplo, foi possível tirar a pole do rival na marra. Quando não saiu de primeiro, em Long Beach, Romain saiu de terceiro e viu Kyle Kirkwood na frente.

Não existem muitas dúvidas de que Grosjean já está muito adaptado na Indy e também na Andretti, já que encarou uma primeira temporada complicada no time. Todavia, mesmo com a vitória jogada no lixo em St. Pete, tem mostrado nível suficiente para entrar na briga com Colton Herta para virar o nome que comanda o time.

“Eu tenho um baita time! Estamos fazendo um ótimo trabalho neste ano. O carro é incrível, temos três companheiros de equipe em quem posso confiar… Com esse acerto, essa referência. Do momento em que começou a classificação, eu sabia que tinha condições. Eu só não queria estragar tudo na última volta, então estou feliz”, declarou.

Romain Grosjean teve grande performance no Fast 6, superou os favoritos e garantiu a pole no Alabama (Foto: Indy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Porém, é hora de crescer também nos domingos. Já se acostumando a largar da frente, Grosjean está em posição para finalmente vencer, e é esta barreira que será necessária quebrar para dar mais passos na Indy. É ter uma Andretti impecável em termos estratégicos, é controlar o mental em momentos de disputa que ela vai vir.

No resto do grid, Álex Palou também se apresenta como um forte candidato a vencer no domingo. O espanhol reencontra a pista na qual venceu pela primeira vez na Indy, no mágico ano de 2021, e tem mostrado ritmo em todo o fim de semana. Barber é uma pista bem desafiadora, mas onde a estratégia conta bastante. Foi assim que ele venceu em 2021 e pode repetir isso.

Foi na base da estratégia também que Pato O’Ward venceu a edição passada, batendo Rinus VeeKay. Amanhã, o mexicano sai de terceiro com a McLaren e precisando de um bom resultado para tomar a liderança do campeonato novamente. Mesmo se não vencer, o que parece tendência comparando os motores Honda e Chevrolet no fim de semana, é um nome que não pode ser descartado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.