Rossi escapa do tumulto e completa fim de semana dos sonhos com vitória em Long Beach. Kanaan é 8º
Alexander Rossi fez valer o favoritismo e venceu o GP de Long Beach. O americano dominou totalmente a prova e escapou do tumulto para triunfar e virar líder do campeonato. Tony Kanaan fez uma corrida muito competente e chegou em oitavo, enquanto Matheus Leist foi 14º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Foi a terceira vitória de Rossi na Indy, que até pouco tempo era lembrado apenas pela passagem na F1 e pela vitória improvável como novato na Indy 500 de 2016. Além dele e Power, Ed Jones buscou um pódio improvável muito mais na tática do que por outra coisa, mas conseguiu pontos vitais para a Ganassi.
Zach Veach buscou seu melhor resultado na Indy com a quarta colocação, na frente de um Graham Rahal que se recuperou muito bem de uma largada atrapalhada. Marco Andretti chegou em sexto, com Josef Newgarden logo atrás.
Tony Kanaan fez mais uma boa corrida pela Foyt e alcançou a oitava colocação, se mantendo com um dos nomes principais do pelotão intermediário. James Hinchcliffe foi nono, com Charlie Kimball buscando o primeiro top-10 da Carlin. Matheus Leist foi 14º, recebendo uma punição no fim por bloquear Sébastien Bourdais, que fez grande corrida apesar do 13º lugar final.
Confira como foi o GP de Long Beach
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
E, assim, com menos de 30 segundos de corrida, Pagenaud já dava adeus à disputa. O francês bateu forte no muro e danificou completamente a suspensão traseira esquerda. Era o primeiro abandono e a primeira bandeira amarela em Long Beach.
A prova dos brasileiros da Foyt começava muito bem e ia melhorando. Kanaan fez uma bela manobra e tirou Wickens da sétima colocação. Logo na frente deles, Bourdais também crescia de ritmo para ultrapassar Hinchcliffe, companheiro de Wickens.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Com um monte de retardatário entre Rossi e Dixon, a relargada na volta 46 nem deu graça, com o americano abrindo mais de 4s rapidinho. Aliás, a coisa piorou para Scott, já que Bourdais partiu para cima dele e tomou o segundo lugar totalmente por fora de um jeito espetacular, também tirando os retardatários Leist e Pigot da frente no mesmo movimento.
A manobra do ano de Bourdais foi cancelada pela direção de prova, que mandou o francês devolver a posição por ter passado em cima da linha dos boxes para superar Dixon. Só que o veterano estava tão inspirado que, menos de uma volta após trocar de lugar com Dixon, retomou o segundo posto.
Rossi e Power iam aos boxes antes de Bourdais e Dixon, que fariam suas paradas num momento em que Claman De Melo acertava o muro em cheio e causava a bandeira amarela. Acontece que os dois foram aos boxes quando este estava fechado. O francês, aliás, passou reto ao ver a luz vermelha, mas Dixon fez a troca normalmente.
Muita gente aproveitava a batida de Claman De Melo e fazia a última parada. Para se ter uma ideia, Rossi, que voltava à liderança, era um dos pilotos com pneus mais gastos do grid: sete voltas. A lista dos líderes estava completamente doida: atrás de Rossi vinham Dixon, Power, Jones, Veach, Andretti, Rahal, Kimball, Newgarden e Kanaan, com Bourdais em 11º. Leist era 15º, último na volta do líder.
A relargada veio na volta 67 com Rossi se queixando de problemas nos freios e Dixon tomando um drive-through por ter parado com os boxes fechados. Newgarden já ganhava o oitavo lugar de Kimball, que recebia forte pressão de Kanaan e Bourdais. Dixon cumpriu a punição logo no giro seguinte e despencou para 15º, atrás de Leist.
Enquanto Kanaan tirava Kimball da frente e Rahal fazia o mesmo com Andretti, uma nova bandeira amarela surgia por uma manobra bizarra de King, que tocou Bourdais em abordagem bem agressiva em cima de Hinch. Hunter-Reay e Wickens também se envolveram na pancada, com muitos detritos ficando pelo caminho. Bourdais teve a asa dianteira toda danificada.
Os pilotos relargaram na volta 77, para os últimos oito giros da corrida. Kanaan fazia ótimo trabalho e ganhava a sétima posição de Newgarden, enquanto Jones e Veach travavam um belo duelo pela terceira colocação, mas bem distantes de Rossi e Power, que realmente prometiam briga pela vitória.
Os dois escaparam, mas Rossi conseguiu, o tempo todo, manter uma vantagem segura para sequer tomar sustos com Power. Estava ali a terceira vitória do americano na Indy. Veach também não conseguiu bater Jones, mas ao menos segurou Rahal.
Indy, GP de Long Beach, Classificação Final
1 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | 85 voltas | |
2 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +1.241 | |
3 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | +9.291 | |
4 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | +10.105 | |
5 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +10.747 | |
6 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +11.551 | |
7 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | +12.218 | |
8 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | +16.105 | |
9 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +16.476 | |
10 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | +17.012 | |
11 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +17.330 | |
12 | 60 | Jack HARVEY | ING | Michael Shank Honda | +18.347 | |
13 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +18.944 | |
14 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | +18.773 | |
15 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
16 | 32 | Kyle KAISER | EUA | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
17 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
18 | 20 | Jordan KING | ING | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
19 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | +2 voltas | |
20 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +4 voltas | |
21 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | +11 voltas | |
22 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | +12 voltas | |
23 | 19 | Zachary CLAMAN DE MELO | CAN | Dale Coyne Honda | +27 voltas | NC |
24 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +85 voltas | NC |