Karam, Power e De Silvestro se garantem na Indy 500. Kimball e Enerson são eliminados

Sage Karam, Will Power e Simona de Silvestro fugiram da eliminação e se garantiram no grid das 500 Milhas de Indianápolis de 2021. Charlie Kimball, da Foyt, e RC Enerson, da novata Top Gun, ficaram no Bump Day

Will Power e Sage Karam confirmaram o favoritismo e garantiram as duas primeiras vagas da última fila das 500 Milhas de Indianápolis 2021 neste domingo (23). Só que a 33ª posição no grid foi de surpresa: a novata equipe Paretta e Simona de Silvestro conseguiram derrubar Charlie Kimball e RC Enerson, que ficaram pelo caminho no Bump Day.

Karam, Power e Simona saem, respectivamente, de 31º, 32º e do 33º lugar na corrida do domingo que vem. Kimball e Enerson, os únicos que fizeram duas tentativas durante a tarde, não conseguiram bater o trio. No caso do piloto da Foyt, uma decepção enorme, já que os outros três carros do time vão disputar a prova.

Simona consegue uma das histórias do ano. A Paretta, um time quase inteiramente feminino e que conta com apoio da Penske, alcança um feito formidável. A suíça, aliás, parte para sua sexta participação na Indy 500, tendo um 14º lugar como melhor posição final na carreira.

No caso de Karam, vai ser a oitava vez na prova do IMS, com um nono lugar sendo a melhor posição final até agora. Para Power, vencedor em 2018, é o alívio e a garantia da 14ª vez seguida disputando a maior corrida do automobilismo mundial.

Tanto no caso de Kimball, quanto no do novato Enerson, é claro, a primeira eliminação em um Bump Day. Charlie, em 2015 e 2016, ficou no top-5 da corrida, nos tempos de Ganassi. A Indy 500 segue em tom de decisão neste domingo, com a definição da pole no Fast Nine, a partir das 16h (em Brasília).

Sage Karam fez a melhor marca do Bump Day (Foto: IndyCar)

Confira como foi o Bump Day

A atividade mais temida das 500 Milhas de Indianápolis começou, pontualmente, às 14h15 (em Brasília). O Bump Day trazia os cinco pilotos que tiveram os piores tempos no sábado e disputavam apenas três vagas no grid.

Sage Karam foi o primeiro a ir para a pista, cravando 2min37s098, uma marca já próxima do que fez Max Chilton para se garantir no sábado. Ainda que não tivesse sido tão veloz assim, o americano da DRR dava sinais de que pegaria seu lugar entre os 33.

Aí veio Will Power e o flerte da Penske com o vexame começava a ganhar ainda mais forma e se tornar mais real. É que o australiano, que vinha bem próximo de Karam na primeira tentativa, deu um beijinho no muro na curva 2 e fechou com 2min37s291. Dependendo da evolução de Simona de Silvestro e RC Enerson, aquilo poderia significar eliminação.

Simona de Silvestro viveu um drama no Bump Day, mas conseguiu a vaga (Foto: IndyCar)

Mas, ao menos de cara, Simona não melhorava em nada sua performance em relação ao sábado com a novata equipe Paretta. A suíça fez quatro voltas bem lentas e acabou com 2min37s650. Não estava fácil imaginar a suíça se metendo nas três vagas.

Veio, então, Charlie Kimball, potencialmente o favorito do dia depois de Power. Só que o americano foi terrivelmente lento. Charlie virou 2min38s026, andando consideravelmente pior que as demais Foyt no sábado.

Para fechar a primeira rodada, RC Enerson seguiu a toada de péssimas voltas da Top Gun em 2021. O americano fez só 2min38s382, se colocando na zona de eliminação ao lado de Kimball. A partir de então, depois que a bandeira amarela saísse, cada nova tentativa zeraria a marca anterior do piloto que se arriscasse.

O sonho virou pesadelo para RC Enerson e a Top Gun (Foto: IndyCar)

Demorou bastante, com todos os times fazendo muitos acertos nos carros, mas, com 15 minutos para o fim da sessão, Enerson foi tentar a sorte pela segunda vez. Só que o desempenho conseguiu ser ainda pior: 2min38s721. O americano, assim, parecia já eliminado, com o tempo se esgotando.

Com 6 minutos para o fim, com as nuvens cuidando de deixar a pista menos quente do que antes, foi a vez de Kimball fazer sua última tentativa e, possivelmente, até a última do dia. Só que a falta de velocidade continuou ali, com o americano virando bem lento de novo e sendo eliminado da edição 2021 da Indy 500.

Indy 2021, 500 Milhas de Indianápolis, Grid de largada – 10º ao 33º:

10A ROSSIAndretti Honda2:35.813+0.526
11E JONESDale Coyne Honda2:35.815+0.528
12P O’WARDMcLaren Chevrolet2:35.936+0.649
13P FITTIPALDIDale Coyne Honda2:35.948+0.661
14F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet2:36.017+0.730
15T SATORLL Honda2:36.042+0.755
16J HINCHCLIFFEAndretti Honda2:36.140+0.853
17S McLAUGHLINPenske Chevrolet2:36.144+0.857
18G RAHALRLL Honda2:36.168+0.881
19C DALYCarpenter Chevrolet2:36.231+0.944
20J HARVEYMeyer Shank Honda2:36.392+1.105
21J NEWGARDENPenske Chevrolet2:36.474+1.187
22J HILDEBRANDFoyt Chevrolet2:36.535+1.248
23S FERRUCCIRLL Honda2:36.556+1.269
24J MONTOYAMcLaren Chevrolet2:36.596+1.309
25M ANDRETTIAndretti Honda2:36.609+1.322
26S PAGENAUDPenske Chevrolet2:36.673+1.386
27S BOURDAISFoyt Chevrolet2:36.696+1.409
28S WILSONAndretti Honda2:36.717+1.430
29M CHILTONCarlin Chevrolet2:36.920+1.633
30D KELLETTFoyt Chevrolet2:37.672+2.385
31S KARAMDRR Chevrolet2:37.098+1.811
32W POWERPenske Chevrolet2:37.291+2.004
33S DE SILVESTROParetta Chevrolet2:37.650+2.363
NCC KIMBALLFoyt Chevrolet2:38.183+2.896
NCR ENERSONTop Gun Chevrolet2:38.721+3.434

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Indianápolis?

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar