Karam, Power e De Silvestro se garantem na Indy 500. Kimball e Enerson são eliminados
Sage Karam, Will Power e Simona de Silvestro fugiram da eliminação e se garantiram no grid das 500 Milhas de Indianápolis de 2021. Charlie Kimball, da Foyt, e RC Enerson, da novata Top Gun, ficaram no Bump Day
Will Power e Sage Karam confirmaram o favoritismo e garantiram as duas primeiras vagas da última fila das 500 Milhas de Indianápolis 2021 neste domingo (23). Só que a 33ª posição no grid foi de surpresa: a novata equipe Paretta e Simona de Silvestro conseguiram derrubar Charlie Kimball e RC Enerson, que ficaram pelo caminho no Bump Day.
Karam, Power e Simona saem, respectivamente, de 31º, 32º e do 33º lugar na corrida do domingo que vem. Kimball e Enerson, os únicos que fizeram duas tentativas durante a tarde, não conseguiram bater o trio. No caso do piloto da Foyt, uma decepção enorme, já que os outros três carros do time vão disputar a prova.
Relacionadas
Simona consegue uma das histórias do ano. A Paretta, um time quase inteiramente feminino e que conta com apoio da Penske, alcança um feito formidável. A suíça, aliás, parte para sua sexta participação na Indy 500, tendo um 14º lugar como melhor posição final na carreira.
No caso de Karam, vai ser a oitava vez na prova do IMS, com um nono lugar sendo a melhor posição final até agora. Para Power, vencedor em 2018, é o alívio e a garantia da 14ª vez seguida disputando a maior corrida do automobilismo mundial.
Tanto no caso de Kimball, quanto no do novato Enerson, é claro, a primeira eliminação em um Bump Day. Charlie, em 2015 e 2016, ficou no top-5 da corrida, nos tempos de Ganassi. A Indy 500 segue em tom de decisão neste domingo, com a definição da pole no Fast Nine, a partir das 16h (em Brasília).

Confira como foi o Bump Day
A atividade mais temida das 500 Milhas de Indianápolis começou, pontualmente, às 14h15 (em Brasília). O Bump Day trazia os cinco pilotos que tiveram os piores tempos no sábado e disputavam apenas três vagas no grid.
Sage Karam foi o primeiro a ir para a pista, cravando 2min37s098, uma marca já próxima do que fez Max Chilton para se garantir no sábado. Ainda que não tivesse sido tão veloz assim, o americano da DRR dava sinais de que pegaria seu lugar entre os 33.
Aí veio Will Power e o flerte da Penske com o vexame começava a ganhar ainda mais forma e se tornar mais real. É que o australiano, que vinha bem próximo de Karam na primeira tentativa, deu um beijinho no muro na curva 2 e fechou com 2min37s291. Dependendo da evolução de Simona de Silvestro e RC Enerson, aquilo poderia significar eliminação.

Mas, ao menos de cara, Simona não melhorava em nada sua performance em relação ao sábado com a novata equipe Paretta. A suíça fez quatro voltas bem lentas e acabou com 2min37s650. Não estava fácil imaginar a suíça se metendo nas três vagas.
Veio, então, Charlie Kimball, potencialmente o favorito do dia depois de Power. Só que o americano foi terrivelmente lento. Charlie virou 2min38s026, andando consideravelmente pior que as demais Foyt no sábado.
Para fechar a primeira rodada, RC Enerson seguiu a toada de péssimas voltas da Top Gun em 2021. O americano fez só 2min38s382, se colocando na zona de eliminação ao lado de Kimball. A partir de então, depois que a bandeira amarela saísse, cada nova tentativa zeraria a marca anterior do piloto que se arriscasse.

Demorou bastante, com todos os times fazendo muitos acertos nos carros, mas, com 15 minutos para o fim da sessão, Enerson foi tentar a sorte pela segunda vez. Só que o desempenho conseguiu ser ainda pior: 2min38s721. O americano, assim, parecia já eliminado, com o tempo se esgotando.
Com 6 minutos para o fim, com as nuvens cuidando de deixar a pista menos quente do que antes, foi a vez de Kimball fazer sua última tentativa e, possivelmente, até a última do dia. Só que a falta de velocidade continuou ali, com o americano virando bem lento de novo e sendo eliminado da edição 2021 da Indy 500.
Indy 2021, 500 Milhas de Indianápolis, Grid de largada – 10º ao 33º:
10 | A ROSSI | Andretti Honda | 2:35.813 | +0.526 |
11 | E JONES | Dale Coyne Honda | 2:35.815 | +0.528 |
12 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 2:35.936 | +0.649 |
13 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | 2:35.948 | +0.661 |
14 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 2:36.017 | +0.730 |
15 | T SATO | RLL Honda | 2:36.042 | +0.755 |
16 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 2:36.140 | +0.853 |
17 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 2:36.144 | +0.857 |
18 | G RAHAL | RLL Honda | 2:36.168 | +0.881 |
19 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 2:36.231 | +0.944 |
20 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 2:36.392 | +1.105 |
21 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 2:36.474 | +1.187 |
22 | J HILDEBRAND | Foyt Chevrolet | 2:36.535 | +1.248 |
23 | S FERRUCCI | RLL Honda | 2:36.556 | +1.269 |
24 | J MONTOYA | McLaren Chevrolet | 2:36.596 | +1.309 |
25 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 2:36.609 | +1.322 |
26 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 2:36.673 | +1.386 |
27 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 2:36.696 | +1.409 |
28 | S WILSON | Andretti Honda | 2:36.717 | +1.430 |
29 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 2:36.920 | +1.633 |
30 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 2:37.672 | +2.385 |
31 | S KARAM | DRR Chevrolet | 2:37.098 | +1.811 |
32 | W POWER | Penske Chevrolet | 2:37.291 | +2.004 |
33 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | 2:37.650 | +2.363 |
NC | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 2:38.183 | +2.896 |
NC | R ENERSON | Top Gun Chevrolet | 2:38.721 | +3.434 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Indianápolis?

