McLaughlin lidera treino livre 2 encurtado pela chuva em Indianápolis. Castroneves é 10º
Com quase 3h de atividades em pista, pilotos puderam testar ajustes para Indy 500 durante sessão com início e final prejudicados pela chuva
Scott McLaughlin foi o mais rápido do segundo treino livre das 500 Milhas de Indianápolis. O neozelandês registrou 39s216 na atividade desta quarta-feira (15), encurtada pela chuva que caiu novamente sobre o oval do IMS no início e no fim da programação, e puxou o 1-2 da Penske, com Will Power em segundo, com 39s341 — ambos os pilotos marcaram as voltas com pouco mais de 1h de treino.
O começo da atividade foi adiado em mais de 5h em decorrência da chuva. A bandeira verde foi agitada às 16h05 [de Brasília, -3 GMT], enquanto o início era previsto para 11h. Com isso, a organização optou por estender em uma hora o final da atividade, encerrando às 20h, com o intuito de que os pilotos pudessem treinar com qualidade as mais variadas configurações para a corrida, agendada para o próximo dia 26. Mas foi em vão a prorrogação da sessão. Poucos minutos antes da hora final, a chuva retornou e não teve mais bandeira verde.
A atividade teve uma série de bandeiras amarelas — algumas por inspeções de pista e outras pela garoa —, mas os pilotos tiveram certo tempo hábil para fazer diversos ajustes e testar acertos de corrida e classificação.
Colton Herta foi o terceiro colocado, com 39s498, impedindo a trinca da Penske, já que Josef Newgarden fez o quarto tempo, com 39s503. Alexander Rossi foi o melhor carro da McLaren, fechando o top-5 com 39s563. Kyle Kirkwood foi o sexto, à frente de Pato O’Ward e Álex Palou [39s706]. Ryan Hunter-Reay foi o nono, com Hélio Castroneves, com 39s785, completando os dez primeiros, enquanto Pietro Fittipaldi registrou o 24º tempo do dia, com 40s103.
Confira como foi o treino livre 2 para as 500 Milhas de Indianápolis:
A chuva voltou a dar as caras em Indianápolis. A sessão que teria início às 11h [de Brasília, -3 GMT] começou somente 16h05, quando o traçado ficou apto para os carros irem à pista. O cronômetro foi iniciado com 3h55min para o final da atividade e os pilotos foram em massa testar os ajustes para as 500 Milhas de Indianápolis.
Logo de início, Scott Dixon estabeleceu o melhor tempo, com 39s797. Graham Rahal veio na sequência, com 39s967. Palou fez 40s030 e ocupou o terceiro lugar, à frente de Conor Daly [40s033] e Marcus Ericsson [40s039]. A sessão foi interrompida com 3h30min para o fim para inspeção de pista. Até aquele momento, Castroneves era o sétimo [40s113] e Fittipaldi, o 15º [40s355].
A bandeira verde foi agitada por volta de 3h20min para o final da sessão e, logo de cara, McLaughlin buscou um tempo forte: 39s216, Pato O’Ward e Castroneves na sequência, que viraram 39s653 e 39s785, respectivamente.
Com 3h08 para o término do treino da quarta-feira, nova bandeira amarela. Dessa vez, uma pequena mangueira caiu na curva 2 — justamente, uma parte do duto de refrigeração do carro de Castroneves. Até aquele momento, McLaughlin, Rossi, O’Ward, Ryan Hunter-Reay e Castroneves ocupavam os cinco primeiros lugares — Dixon era o sexto, com o mesmo tempo do início da sessão. A bandeira amarela durou pouco menos de 2min, mas os carros ficaram algum tempo nos boxes para ajustes.
O top-5 se manteve o mesmo com 2h55min para o fim, quando nova amarela foi agitada para inspeção de pista. A verde voltou 11min depois. Com 2h28min, nova verificação no traçado, mas os cinco primeiros mudaram: McLaughlin continuou na frente, mas Will Power pulou para segundo, com Colton Herta, Josef Newgarden e Rossi na sequência. Castroneves ocupava a nona posição, enquanto Fittipaldi era 24º.
Foram quase dez minutos de paralização, até que a bandeira verde apareceu e os carros retornaram à pista, mas nova paralisação com 2h08min para o final da sessão — agora, por conta do clima, pois pequenas gotas caíam sobre o autódromo. A verde veio com 1h59min para o fim, mas a leve garoa retornou na sequência. Com 1h46 para o final, a pista foi liberada, apenas Daly, Tom Blomqvist e Nolan Siegel fizeram voltas por um bom tempo — Fittipaldi saiu dos boxes 10min depois do trio.
A partir daquele momento, mais pilotos foram à pista e começaram a trabalhar no tráfego, simulando ritmo de corrida. Por isso, os tempos ficaram praticamente estagnados — até 1h03min para o final, quando veio nova bandeira amarela por garoa, mas, desta vez, a sessão não foi mais retomada, com McLaughlin encerrando o dia na frente.
A Indy retorna nesta quinta-feira (16) para o treino livre 3 das 500 Milhas de Indianápolis. Entre sábado (18) e domingo (19), acontecerá a classificação da corrida mais importante do calendário, que acontece no próximo dia 26, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
INDY 2024, 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, TREINO LIVRE 2:
1 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 39.216 | 78 | |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.341 | +0.125 | 60 |
3 | C HERTA | Andretti Honda | 39.498 | +0.282 | 71 |
4 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 39.530 | +0.314 | 72 |
5 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 39.563 | +0.347 | 64 |
6 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 39.646 | +0.430 | 57 |
7 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 39.653 | +0.437 | 70 |
8 | A PALOU | Ganassi Honda | 39.706 | +0.490 | 76 |
9 | R HUNTER-REAY | DRR Chevrolet | 39.736 | +0.520 | 44 |
10 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 39.785 | +0.569 | 54 |
11 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.797 | +0.581 | 71 |
12 | G RAHAL | RLL Honda | 39.839 | +0.623 | 62 |
13 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 39.942 | +0.726 | 65 |
14 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 39.955 | +0.739 | 74 |
15 | K LARSON | McLaren Chevrolet | 39.956 | +0.740 | 54 |
16 | M ERICSSON | Andretti Honda | 39.959 | +0.743 | 61 |
17 | T SATO | RLL Honda | 39.965 | +0.749 | 31 |
18 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 40.017 | +0.801 | 63 |
19 | C DALY | DRR Chevrolet | 40.033 | +0.817 | 40 |
20 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 40.038 | +0.822 | 63 |
21 | C ILOTT | McLaren Chevrolet | 40.050 | +0.834 | 66 |
22 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.054 | +0.838 | 15 |
23 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 40.054 | +0.838 | 56 |
24 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 40.103 | +0.887 | 71 |
25 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.105 | +0.889 | 59 |
26 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 40.122 | +0.906 | 94 |
27 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 40.152 | +0.936 | 51 |
28 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 40.187 | +0.971 | 105 |
29 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 40.262 | +1.046 | 71 |
30 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 40.319 | +1.103 | 64 |
31 | K LEGGE | Dale Coyne Honda | 40.344 | +1.128 | 42 |
32 | N SIEGEL | Dale Coyne Honda | 40.360 | +1.144 | 84 |
33 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 40.579 | +1.363 | 22 |
34 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 40.608 | +1.392 | 54 |
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!