McLaughlin segura Palou e vence GP de Mid-Ohio marcado por guerra da Andretti

Scott McLaughlin se valeu do abandono de Pato O'Ward e segurou as investidas de Álex Palou para vencer pela segunda vez na Indy em 2022. Helio Castroneves ficou no top-10 pela terceira vez no ano

CONTRATO SEM CATEGORIA MOSTRA QUE ROSENQVIST É PLANO B DA MCLAREN NA INDY

Scott McLaughlin voltou a vencer na Indy. O neozelandês faturou o GP de Mid-Ohio, disputado em Lexington, na tarde deste domingo (3). Largando em segundo, o piloto da Penske aproveitou o abandono de Pato O’Ward e se defendeu do campeão Álex Palou, da Ganassi, para vencer pela segunda vez na carreira.

O australiano Will Power, companheiro de McLaughlin na Penske, foi um dos grandes destaques da movimentada corrida. Depois de largar de 21º e rodar ainda na primeira volta ao tentar uma ultrapassagem, conseguiu se recuperar para salvar um pódio. Curiosamente, o top-3 McLaughlin-Palou-Power aconteceu na abertura do campeonato, em St. Pete.

Rinus VeeKay, da Carpenter, fez bom trabalho e chegou em quarto, seguido pelo hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, que foi quinto.

Líder do campeonato, o sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, finalizou a prova na sexta posição, seguido por Josef Newgarden, da Penske, e o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank. David Malukas e Simon Pagenaud fecharam o top-10.

Pole-position, Pato O’Ward amargou um abandono em Mid-Ohio. O mexicano liderava com tranquilidade até sofrer com problemas de câmbio, despencar no pelotão e eventualmente se retirar da prova, perdendo valiosos pontos.

A prova também ficou marcada pelos diversos conflitos entre os pilotos da Andretti. Alexander Rossi forçou os companheiros de equipe Romain Grosjean e Devlin DeFrancesco para fora da pista. O franco-suíço também não escapou da confusão, tocando em Colton Herta e fazendo o dono do #26 escapar na curva 4.

A Indy retorna no dia 17 de julho com o GP de Toronto, no Canadá. Será a 10ª das 17 etapas do campeonato de 2022.

Scott McLaughlin (Foto: IndyCar)

Saiba como foi o GP de Mid-Ohio da Indy:

A largada foi adiada em uma volta por conta de desalinhamento do grid. Com bandeira verde, O’Ward partiu bem e manteve a liderança. Quem também saiu bem foi Rosenqvist, tirando Herta da frente e pulando para terceiro. No fundo do pelotão, Power tentou um mergulho para sair do 21º lugar, mas tocou em Lundgaard e rodou, caindo para o último lugar.

Rosenqvist andava tranquilamente na terceira posição quando um estouro de motor, na volta 9, acabou com a prova do piloto sueco, gerando uma bandeira amarela. Nesse estágio, o top-10 era formado por O’Ward, McLaughlin, Herta, Dixon, Pagenaud, Palou, Kirkwood, Malukas, Rossi e Ilott. Pilotos do fundo do grid como Rahal, Power e Harvey aproveitaram a oportunidade para realizar pit-stops pela primeira vez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O abandono de Rosenqvist (Vídeo: Indycar)

LEIA MAIS: Porto desencanta e vence primeira na Pro 2000 na corrida 2 em Mid-Ohio

A prova foi reiniciada na volta 13. O’Ward mais uma vez pulou tranquilo em primeiro, enquanto Herta saiu mal, perdendo o terceiro lugar para Dixon. O piloto da Andretti foi bastante pressionado por Pagenaud, mas segurou o quarto posto. O francês da Meyer Shank não poupou reclamações pela defesa do adversário.

Com 20 voltas, O’Ward liderava com 1s046 de vantagem para McLaughlin. O restante do top-10 tinha Dixon, Herta, Pagenaud, Palou, Malukas, Kirkwood, Rossi e Ilott. Entre os outros postulantes ao título, Newgarden era 11º, Ericsson ocupava a 14ª posição, enquanto Power recuperou para 18º.

Com 24 voltas, Newgarden, VeeKay e Lundgaard pararam, trocando os pneus duros pelos macios. O’Ward relatou problemas no câmbio e viu aproximação de McLaughlin e Dixon. Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Pagenaud, no 28º giro, trocando os compostos vermelhos pelos pretos.

Pato e Dixon pararam na volta 29. Ambos saíram atrás de Palou. Enquanto isso, Kirkwood escapou da pista na curva 9. A bandeira amarela demorou a ser acionada, e McLaughlin e Herta correram aos boxes. Ambos também voltaram atrás de Álex Palou, que virou o novo líder. O pace-car finalmente veio para a pista.

Kyle Kirkwood abandona a prova (Vídeo: Indycar)

A direção de prova determinou que McLaughlin deveria ficar à frente de Palou por conta da entrada da amarela, colocando o neozelandês na ponta, com o espanhol em segundo, em pneus macios. Herta, O’Ward e Dixon formavam o restante do top-5, com pneus duros. Newgarden e VeeKay vinham de macios, seguidos por Pagenaud, Ericsson e Malukas, de duros.

A bandeira verde foi dada na volta 36. Palou fez pressão em McLaughlin, e o neozelandês se defendeu muito bem. Em 23º, Kellett foi tocado por Harvey, que disputava posição com De Silvestro, e acabou rodando, gerando uma nova bandeira amarela. A relargada veio na 40º volta da corrida. Mais uma vez, McLaughlin se defendeu muito bem dos ataques de Palou. O grande destaque foi VeeKay, que em um movimento só, ultrapassou Josef Newgarden e Scott Dixon.

O toque de Harvey em Kellett (Vídeo: Indycar)

VeeKay seguiu em crescimento e ultrapassou O’Ward. Power, em grande recuperação, tirou Pagenaud e Rossi da frente, pulando para a nona posição. Sem ritmo, Pato despencou e perdeu posições para Dixon, Newgarden e Ericsson.

Com 30 voltas para o fim, McLaughlin tinha 1s02 de vantagem para Palou. Herta, VeeKay, Dixon, Newgarden, Ercisson, Power, Rossi e Grosjean formavam o top-10. O’Ward seguia perdendo posições, enquanto Sato escapou da pista e passeou na brita, caindo de 16º para 24º.

Na volta 53, Tatiana Calderón encostou na curva 4 com problemas e acabou abandonando. Pilotos aproveitaram para realizar pit-stops pela segunda vez, e um deles foi Pato O’Ward, que viu o carro apagar de vez na saída dos boxes e abandonou, causando uma bandeira amarela. Praticamente todo o grid foi aos boxes, com exceção de Colton Herta, que perdeu a janela e seguiu na pista.

A bandeira verde foi dada na volta 58. Herta tentou abrir o máximo de vantagem possível e pulou bem. VeeKay e Power batalhavam pelo quarto lugar, com o australiano conseguindo a ultrapassagem. Enquanto isso, Callum Ilott viu a Juncos sofrer com problemas de motor e recolheu aos boxes.

Grosjean e Rossi batalhavam pelo décimo lugar, e o americano acabou empurrando o francês para a caixa de brita na curva 2, causando uma nova bandeira amarela em Lexington. Herta aproveitou a abertura dos boxes para finalmente fazer a segunda parada da corrida.

Toque entre Grosjean e Rossi (Vídeo: Indycar)

A relargada aconteceu na volta 63. Líder, McLaughlin se segurou em primeiro. Power tentou se aproveitar de erro de Palou para tomar o segundo posto, mas não conseguiu. Dixon fez bastante pressão em VeeKay pelo quarto lugar. Castroneves ganhou bastante terreno, superando Pagenaud, Malukas e Harvey, chegando ao oitavo lugar. Nas últimas posições, Herta rodou após toque de Grosjean.

Palou encostou em McLaughlin e começou a pressionar nas voltas finais, mas o neozelandês resistiu bem. Os conflitos na Andretti seguiram, agora com Alexander Rossi colidindo com Devlin DeFrancesco. O dono do carro #27 acabou punido.

CINCO PONTOS PARA PRESTAR ATENÇÃO NA SEGUNDA METADE DA INDY 2022
1S MCLAUGHLINPenske Chevrolet80 voltas 
2A PALOUGanassi Honda+0.551 
3W POWERPenske Chevrolet+3.841 
4R VEEKAYCarpenter Chevrolet+11.374 
5S DIXONGanassi Honda+12.319 
6M ERICSSONGanassi Honda+13.070 
7J NEWGARDENPenske Chevrolet+13.771 
8H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+16.859 
9D MALUKASDale Coyne Honda+19.095 
10S PAGENAUDMeyer Shank Honda+26.191 
11C LUNDGAARDRLL Honda+27.084 
12G RAHALRLL Honda+28.918 
13C DALYCarpenter Chevrolet+29.412 
14T SATODale Coyne Honda+29.748 
15C HERTAAndretti Honda+35.680 
16J JOHNSONGanassi Honda+36.651 
17D DEFRANCESCOAndretti Honda+39.655 
18S DE SILVESTROParetta Chevrolet+46.027 
19A ROSSIAndretti Honda+46.934 
20J HARVEYRLL Honda+1.05.024 
21R GROSJEANAndretti Honda+1 volta 
22D KELLETTFoyt Chevrolet+2 voltas 
23C ILOTTJuncos Chevrolet+23 voltasNC
24P O’WARDMcLaren Chevrolet+28 voltasNC
25T CALDERÓNFoyt Chevrolet+29 voltasNC
26K KIRKWOODFoyt Chevrolet+52 voltasNC
27F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+72 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.