McLaughlin segura Palou e vence GP de Mid-Ohio marcado por guerra da Andretti
Scott McLaughlin se valeu do abandono de Pato O'Ward e segurou as investidas de Álex Palou para vencer pela segunda vez na Indy em 2022. Helio Castroneves ficou no top-10 pela terceira vez no ano
Scott McLaughlin voltou a vencer na Indy. O neozelandês faturou o GP de Mid-Ohio, disputado em Lexington, na tarde deste domingo (3). Largando em segundo, o piloto da Penske aproveitou o abandono de Pato O’Ward e se defendeu do campeão Álex Palou, da Ganassi, para vencer pela segunda vez na carreira.
O australiano Will Power, companheiro de McLaughlin na Penske, foi um dos grandes destaques da movimentada corrida. Depois de largar de 21º e rodar ainda na primeira volta ao tentar uma ultrapassagem, conseguiu se recuperar para salvar um pódio. Curiosamente, o top-3 McLaughlin-Palou-Power aconteceu na abertura do campeonato, em St. Pete.
Relacionadas
Rinus VeeKay, da Carpenter, fez bom trabalho e chegou em quarto, seguido pelo hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, que foi quinto.
Líder do campeonato, o sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, finalizou a prova na sexta posição, seguido por Josef Newgarden, da Penske, e o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank. David Malukas e Simon Pagenaud fecharam o top-10.
Pole-position, Pato O’Ward amargou um abandono em Mid-Ohio. O mexicano liderava com tranquilidade até sofrer com problemas de câmbio, despencar no pelotão e eventualmente se retirar da prova, perdendo valiosos pontos.
A prova também ficou marcada pelos diversos conflitos entre os pilotos da Andretti. Alexander Rossi forçou os companheiros de equipe Romain Grosjean e Devlin DeFrancesco para fora da pista. O franco-suíço também não escapou da confusão, tocando em Colton Herta e fazendo o dono do #26 escapar na curva 4.
A Indy retorna no dia 17 de julho com o GP de Toronto, no Canadá. Será a 10ª das 17 etapas do campeonato de 2022.
Saiba como foi o GP de Mid-Ohio da Indy:
A largada foi adiada em uma volta por conta de desalinhamento do grid. Com bandeira verde, O’Ward partiu bem e manteve a liderança. Quem também saiu bem foi Rosenqvist, tirando Herta da frente e pulando para terceiro. No fundo do pelotão, Power tentou um mergulho para sair do 21º lugar, mas tocou em Lundgaard e rodou, caindo para o último lugar.
Rosenqvist andava tranquilamente na terceira posição quando um estouro de motor, na volta 9, acabou com a prova do piloto sueco, gerando uma bandeira amarela. Nesse estágio, o top-10 era formado por O’Ward, McLaughlin, Herta, Dixon, Pagenaud, Palou, Kirkwood, Malukas, Rossi e Ilott. Pilotos do fundo do grid como Rahal, Power e Harvey aproveitaram a oportunidade para realizar pit-stops pela primeira vez.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Porto desencanta e vence primeira na Pro 2000 na corrida 2 em Mid-Ohio
A prova foi reiniciada na volta 13. O’Ward mais uma vez pulou tranquilo em primeiro, enquanto Herta saiu mal, perdendo o terceiro lugar para Dixon. O piloto da Andretti foi bastante pressionado por Pagenaud, mas segurou o quarto posto. O francês da Meyer Shank não poupou reclamações pela defesa do adversário.
Com 20 voltas, O’Ward liderava com 1s046 de vantagem para McLaughlin. O restante do top-10 tinha Dixon, Herta, Pagenaud, Palou, Malukas, Kirkwood, Rossi e Ilott. Entre os outros postulantes ao título, Newgarden era 11º, Ericsson ocupava a 14ª posição, enquanto Power recuperou para 18º.
Com 24 voltas, Newgarden, VeeKay e Lundgaard pararam, trocando os pneus duros pelos macios. O’Ward relatou problemas no câmbio e viu aproximação de McLaughlin e Dixon. Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Pagenaud, no 28º giro, trocando os compostos vermelhos pelos pretos.
Pato e Dixon pararam na volta 29. Ambos saíram atrás de Palou. Enquanto isso, Kirkwood escapou da pista na curva 9. A bandeira amarela demorou a ser acionada, e McLaughlin e Herta correram aos boxes. Ambos também voltaram atrás de Álex Palou, que virou o novo líder. O pace-car finalmente veio para a pista.
A direção de prova determinou que McLaughlin deveria ficar à frente de Palou por conta da entrada da amarela, colocando o neozelandês na ponta, com o espanhol em segundo, em pneus macios. Herta, O’Ward e Dixon formavam o restante do top-5, com pneus duros. Newgarden e VeeKay vinham de macios, seguidos por Pagenaud, Ericsson e Malukas, de duros.
A bandeira verde foi dada na volta 36. Palou fez pressão em McLaughlin, e o neozelandês se defendeu muito bem. Em 23º, Kellett foi tocado por Harvey, que disputava posição com De Silvestro, e acabou rodando, gerando uma nova bandeira amarela. A relargada veio na 40º volta da corrida. Mais uma vez, McLaughlin se defendeu muito bem dos ataques de Palou. O grande destaque foi VeeKay, que em um movimento só, ultrapassou Josef Newgarden e Scott Dixon.
VeeKay seguiu em crescimento e ultrapassou O’Ward. Power, em grande recuperação, tirou Pagenaud e Rossi da frente, pulando para a nona posição. Sem ritmo, Pato despencou e perdeu posições para Dixon, Newgarden e Ericsson.
Com 30 voltas para o fim, McLaughlin tinha 1s02 de vantagem para Palou. Herta, VeeKay, Dixon, Newgarden, Ercisson, Power, Rossi e Grosjean formavam o top-10. O’Ward seguia perdendo posições, enquanto Sato escapou da pista e passeou na brita, caindo de 16º para 24º.
Na volta 53, Tatiana Calderón encostou na curva 4 com problemas e acabou abandonando. Pilotos aproveitaram para realizar pit-stops pela segunda vez, e um deles foi Pato O’Ward, que viu o carro apagar de vez na saída dos boxes e abandonou, causando uma bandeira amarela. Praticamente todo o grid foi aos boxes, com exceção de Colton Herta, que perdeu a janela e seguiu na pista.
A bandeira verde foi dada na volta 58. Herta tentou abrir o máximo de vantagem possível e pulou bem. VeeKay e Power batalhavam pelo quarto lugar, com o australiano conseguindo a ultrapassagem. Enquanto isso, Callum Ilott viu a Juncos sofrer com problemas de motor e recolheu aos boxes.
Grosjean e Rossi batalhavam pelo décimo lugar, e o americano acabou empurrando o francês para a caixa de brita na curva 2, causando uma nova bandeira amarela em Lexington. Herta aproveitou a abertura dos boxes para finalmente fazer a segunda parada da corrida.
A relargada aconteceu na volta 63. Líder, McLaughlin se segurou em primeiro. Power tentou se aproveitar de erro de Palou para tomar o segundo posto, mas não conseguiu. Dixon fez bastante pressão em VeeKay pelo quarto lugar. Castroneves ganhou bastante terreno, superando Pagenaud, Malukas e Harvey, chegando ao oitavo lugar. Nas últimas posições, Herta rodou após toque de Grosjean.
Palou encostou em McLaughlin e começou a pressionar nas voltas finais, mas o neozelandês resistiu bem. Os conflitos na Andretti seguiram, agora com Alexander Rossi colidindo com Devlin DeFrancesco. O dono do carro #27 acabou punido.
1 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 80 voltas | |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | +0.551 | |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | +3.841 | |
4 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +11.374 | |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | +12.319 | |
6 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +13.070 | |
7 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +13.771 | |
8 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +16.859 | |
9 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +19.095 | |
10 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +26.191 | |
11 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +27.084 | |
12 | G RAHAL | RLL Honda | +28.918 | |
13 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +29.412 | |
14 | T SATO | Dale Coyne Honda | +29.748 | |
15 | C HERTA | Andretti Honda | +35.680 | |
16 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +36.651 | |
17 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +39.655 | |
18 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | +46.027 | |
19 | A ROSSI | Andretti Honda | +46.934 | |
20 | J HARVEY | RLL Honda | +1.05.024 | |
21 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +1 volta | |
22 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
23 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +23 voltas | NC |
24 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +28 voltas | NC |
25 | T CALDERÓN | Foyt Chevrolet | +29 voltas | NC |
26 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +52 voltas | NC |
27 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +72 voltas | NC |