Pagenaud comanda tributo a De Ferran e desfila com Penske de 2003 antes da Indy 500

O francês comunicou que foi escolhido pela família do brasileiro para guiar o icônico carro utilizado pelo brasileiro em 2003, ano em que Gil de Ferran venceu a prova

Simon Pagenaud é quem fará a simbólica homenagem a Gil de Ferran momentos antes da largada das 500 Milhas de Indianápolis, sexta etapa da temporada 2024 da Indy, que acontece no próximo domingo (26). O anúncio da homenagem foi feito por Doug Boles, presidente do Indianapolis Motor Speedway. Nesta quinta-feira, Pagenaud comunicou que foi escolhido pela família do brasileiro para guiar o icônico carro utilizado pelo brasileiro em 2003, ano em que venceu a prova.

“Gil de Ferran tem sido meu modelo, não apenas como piloto, mas também como pai. Eu tive a oportunidade de estar muito próximo dele, da Angela, da Anna e do Luke ao longo dos anos. Com esse tributo, estou muito feliz por podermos nos lembrar de Gil vencendo em Indianápolis com esse icônico uniforme da Penske. As cores, o capacete, o som, as lembranças e o fato de que ele me ensinou tudo sobre esse lugar. Lembro-me de noites e horas incontáveis com meu Yoda falando sobre todos os detalhes para chegar à pista da vitória no Speedway”, afirmou o piloto.

“Quando recebi a ligação da Angela, do Luke e da Anna e eles me pediram para pilotar o carro do Gil, não pude conter as lágrimas, pois me sinto muito grato por ter a chance de lembrar a todos neste dia incrível de corrida o grande piloto, pai e homem que ele era”, finalizou.

Bicampeão da Indy em 2000 2001, Gil, que morreu no fim de 2023, venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2003, pela Penske. Naquela oportunidade, Hélio Castroneves foi o segundo colocado Tony Kanaan terminou em terceiro, completando um top-3 inteiramente brasileiro. A prova ainda teve Vítor Meira em 12ºAirton Daré em 24º Felipe Giaffone em 33º — os dois últimos abandonaram.

Gil de Ferran venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 2003 pela Penske (Foto: Indy)

Aquela foi a quarta e última disputa de Gil na Indy 500. Anteriormente, o brasileiro havia chegado em 29º em sua primeira participação, em 1995, antes de conquistar um segundo lugar em 2001 ao perder justamente para Castroneves, em resultado inverso ao de 2003. Em 2002, foi décimo.

A 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis acontece no próximo domingo (26), com largada marcada para 13h38 (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.