‘Sorteio cego’ para definir ordem, pontuação bastante reduzida e eliminação: as mudanças da classificação para Indy 500

Antes da bandeira verde que será dada em nove dias, a versão 2018 das 500 Milhas de Indianápolis conta com diferenças para o treino classificatório deste fim de semana. A ordem de ida dos 35 pilotos para a pista será definida por sorteio, dois serão excluídos da corrida ainda no sábado e o impacto no resto do campeonato será muito menor em comparação aos últimos anos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A 102ª edição das 500 Milhas de Indianápolis terá mudanças importantes nas atividades do fim de semana anterior à corrida. Durante os próximos dias, na formação do grid de largada para a Indy 500, os 35 pilotos vão encontrar diferenças grandes com relação ao que foi visto nos últimos anos no sistema classificatório e na pontuação atribuída dentro dele.

 
Diferente de todos os outros ovais da temporada da Indy, onde a ordem de ida à pista é inversamente proporcional ao lugar que cada piloto ocupa na classificação do campeonato, no Brickyard um sorteio vai definir a ordem em que cada um busca a pole-position e o mero direito de participar na corrida. É um 'sorteio cego', sem qualquer tipo de direcionamento.
 
Se nesta sexta-feira (18), na tradicional Fast Friday, todos vão à pista para alcançar a velocidade máxima no mais importante teste para a classificação, o sábado vai apresentar o retorno do Bump Day. Após o sorteio da ordem, que tira a desvantagem daqueles que não participam regularmente do campeonato, todos rodam na pista por duas voltas rápidas. Uma vez que todos, dentro desta ordem, tiverem completado seu tempo/velocidade — através da soma/média de quatro voltas rápidas —, começa o jogo tradicional.

A partir daí, todos podem voltar à pista, alinhando seus carros na zona dos pits em ordem indiana, para tentar um nova classificação. Caso aconteça, a marca anterior do piloto é eliminada.

Cerimônias da Indy 500 (Foto: IndyCar)
Com 35 carros na pista, a ação é ainda maior porque dois pilotos estarão sempre 'bumped', isto é, na zona de corte de participação. Isso vai acontecer até às 19h (18h em Brasília). Os dois que terminarem o dia em 34º e 35º não voltam para o domingo e estão fora da competição.

Aqueles que se colocarem entre a décima e a 33ª colocação estão classificados para a corrida e voltam ao oval no dia seguinte para definir em quais posições largam dentro deste espectro, das filas 4 até a 11. Os nove mais rápidos também retornam à pista para o Fast Nine e definem o pole-position, e a formação das três primeiras filas do grid de largada. 

 
Na perna da classificação realizada no domingo, como de costume, cada piloto vai à pista em ordem inversamente proporcional àquela que abraçaram na tabela de classificação do sábado.
 
Outra grande mudança está na pontuação. Até a temporada 2017, todos os 33 pilotos qualificados para a corrida recebiam pontos extras para a classificação do campeonato, com o pole-position arrematando 42 gordos pontos. Em 2018, o peso da classificação da Indy 500 para o resto do ano é bem menor. 
Cerimônias da Indy 500 (Foto: IndyCar)
Apenas aqueles nove pilotos classificados para o Fast Nine vão marcar pontos. O pole rende nove tentos extras e, na sequência, a distribuição também fica inversamente proporcional à posição de largada. O segundo colocado leva oito pontos, o terceiro fica com sete e assim por diante, até que o nono colocado some um ponto solitário. 

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a edição 2018 das 500 Milhas de Indianápolis com o repórter Gabriel Curty e com o fotógrafo Rodrigo Berton.

A NOVA ESTRELA DA FÓRMULA E

DECISÃO DE MASSA PELA FE É OUSADA, CORAJOSA E MUITO SEGURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:

0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;

top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.