Terracap diz que preocupação com teor do contrato com TV Bandeirantes levou a cancelamento de corrida em Brasília

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) discordou do termo utilizado pelo Grupo Bandeirantes ao anunciar o cancelamento da Brasília Indy 300 e disse que apenas acatou as recomendações do Ministério Público

A Terracap divulgou nota na tarde desta sexta-feira (30) argumentando que não tomou uma decisão unilateral, mas, sim, atendeu a uma recomendação do Ministério Público para atender aos interesses da população do Distrito Federal, ao cancelar a Brasília Indy 300. A empresa se disse preocupada com o teor do contrato assinado com o Grupo Bandeirantes, promotor do evento.

Prova inicialmente marcada para março, a etapa de abertura do campeonato da Indy foi cancelada na noite de quinta-feira. O Grupo Bandeirantes disse que se tratou de uma decisão unilateral e precipitada do órgão ligado ao Governo do Distrito Federal.

Obras no autódromo Nelson Piquet para a chegada da Indy em Brasília (Foto: Sandro Macedo)

Ao se defender, a Terracap indicou que a troca de governo no início deste ano foi um dos fatores que gerou a mudança nas prioridades. E, embora tenha dito que não se tratou de uma decisão unilateral, admite que a medida partiu da própria empresa ao acatar as recomendações do Ministério Público. O contrato foi firmado no ano passado, durante a gestão do governador Agnelo Queiroz (PT-DF). Assumiu em janeiro Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

“Ao contrário do que afirma o Grupo Bandeirantes, o cancelamento da etapa de Brasília da Indy não decorre de decisão unilateral da Terracap”, diz o texto enviado à imprensa. “Na verdade, nesta quinta-feira, a Terracap acatou as recomendações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.”

“A atual gestão da Terracap já havia manifestado à emissora preocupação com o teor do contrato, inclusive, propondo sua repactuação, como forma de realizar o evento na data proposta e mantendo os níveis adequados de segurança. Dessa forma, a Terracap age de acordo com o interesse público e a viabilidade financeira da empresa”, completa.

O relatório entregue pelo MP à Terracap e à Novacap — outra empresa governamental ligada ao autódromo — expõe 23 razões pelas quais o investimento na Brasília Indy 300 deveria ser repensado. Entre elas, a necessidade de se investir em outras áreas, uma vez que a saúde está em situação de emergência no DF e os servidores públicos estão com salários atrasados, e um contrato “maculado de irregularidades”.

RENOVADA
Também pela internet, a Ferrari enfim lançou a sua criação para a temporada 2015 da F1. O modelo italiano, batizado de SF15-T, segue a tendência dos carros rivais até o momento e também vem com o bico acentuadamente mais baixo e longo, à moda antiga, alguém dirá. O esquema de cores, obviamente, não muda, e o carro vem vermelho, com novamente detalhes em preto na parte traseira e nas laterais.  O modelo 2015 da Ferrari é o primeiro assinado completamente pelo diretor-técnico James Allison, que chegou à equipe no ano passado. E vem mais agressivo, especialmente com relação às linhas aerodinâmicas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Ferrari
Arrivabene: "Carro é realmente muito sexy" 
T — Leia
Galeria de fotos da SF15-T — Veja

CARRO BRASILEIRO
De azul e amarelo, a Sauber chega em 2015 ainda na pindaíba, mas lutando com toda a sua dignidade para tentar se recuperar do pior ano de sua história na F1. Com esta finalidade, a equipe suíça apresentou nesta sexta-feira (30) o C34, carro com o qual disputará o Mundial deste ano. Na carenagem, predominam cores que fazem referência ao Banco do Brasil, patrocinador levado ao time por Felipe Nasr. Um 'carro brasileiro'.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Sauber
Nasr se diz "pronto para desafio" de estrear na F1 
Leia
Sem metas precisas, Ericsson ambiente perfeito na Sauber Leia
As especificações técnicas do C34 — Confira
 

CANCELADA!
A Brasília Indy 300, que deveria abrir a temporada 2015 da categoria norte-americana no dia 8 de março, está cancelada. A organização da prova anunciou no fim da tarde desta quinta (29) em um comunicado oficial divulgado para a imprensa. Segundo o Grupo Bandeirantes, a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, realizou o cancelamento da prova de forma unilateral e informou ao grupo já nesta quinta.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre a Brasília Indy 300
MP: Contrato da corrida era "maculado de irregularidades" — Leia
Indy fala em "grande desapontamento" — Leia
Castroneves diz que foi "pego de surpresa" — Leia
Flavio Gomes: É um vexame danado 
Leia
Renan do Couto: Pode ser o fim do autódromo de Brasília — Leia

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.