Tetraplégico, Sam Schmidt desafia Mario Andretti em competição com carros adaptados no misto de Indianápolis

Sam Schmidt, que ficou tetraplégico em um acidente em 2000, ficará frente a frente com a lenda do automobilismo Mario Andretti. Os dois vão duelar com carros similares adaptados no circuito misto do templo sagrado de Indianápolis

Sam Schmidt, co-proprietário da equipe Schmidt Peterson, anunciou neste sábado (8) que vai disputar uma competição inusitada lado a lado com a lenda das pistas Mario Andretti. A prova será no dia 13 de maio na parte mista do tradicional circuito de Indianápolis. Eles usarão carros especiais semi-automáticos preparados pela Arrow Electronics. Sam Schmidt nunca teve a chance de competir com Mario Andretti em sua carreira na Indy.
 
Schmidt, que perdeu os movimentos do pescoço para baixo enquanto testava um carro da Indy em 2000, dirigirá um Corvette Z06 semi-automático preparado pela Arrow especialmente para ele. O veículo conta com sensores de alta tecnologia que se conecta a câmeras infravermelhas montadas no painel para detectar seus movimentos de inclinação da cabeça para gerar movimento. Um dispositivo colocado na boca de Schmidt permite acelerar e frear o Corvette. E comandos de voz permitem que Schmidt mude de marcha e ligue e desligue o carro.
Schmidt e Andretti (Foto: IndyCar)
"Todo mundo olha com respeito para Mario dentro e fora da pista. Eu não consigo pensar em qualquer lugar melhor para desafiá-lo do que no Indianápolis Motor Speedway. Estou honrado em fazer parte do programa e empolgado", disse Schmidt.
 
"Isso é incrível. É uma grande oportunidade para ver o projeto. Vai ser interessante andar no circuito interno, haverá muito mais trabalho a fazer e muito mais frenagem. Espero que isso funcione a meu favor", comentou Andretti, hoje com 77 anos. Em seu currículo, Andretti tem quatro campeonatos da Indy e uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1969.  
 
Andretti, que se aposentou em 1994, brincou com Sam ao perguntar se poderá andar no oval de Indianápolis em 2018 no carro da Schmidt Peterson se ele vencer o desafio. Schmidt entrou na brincadeira: "Todo mundo me diz que Mario corre até em caixa de papelão se tiver a oportunidade. Se você me bater, na Indy 500 de 2018 você estará em um de meus carros e nós vamos chutar seu filho", divertiu-se. Hoje, Michael Andretti, o filho de Mario, corre pela equipe Andretti.
 

PADDOCK GP #72 TRAZ ÁTILA ABREU E DISCUTE ETAPAS DA STOCK CAR, F1, INDY E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

[2:41]
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.