Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Bobby Unser morre aos 87 anos

Segundo piloto mais velho da história a vencer a Indy 500 e o único a faturar três vezes em três décadas diferentes, Bobby Unser morreu aos 87 anos, de causas naturais

Pietro Fittipaldi toca em Sébastien Bourdais e causa big-one com seis pilotos na largada do GP do Texas 2

Com 27 dias restantes para a edição 2021, a Indy 500 perdeu um de seus maiores ícones. Três vezes vencedor da tradicional prova e o único a vencer em três décadas diferentes, Bobby Unser morreu na noite do último domingo (2). A família anunciou o falecimento, que veio de causas naturais, nesta segunda-feira (3).

Nascido em 1934, Bobby era irmão de Al Unser e tio de Al Unser Jr. Ele estreou na Indy aos 21 anos. As 500 Milhas de Indianápolis marcaram a carreira de Bobby. A primeira vitória aconteceu em 1968, ano também de seu primeiro título nacional. Na ocasião, fez história ao se tornar o primeiro piloto a andar a mais de 273 km/h. A segunda vitória no Brickyard aconteceu em 1975, em prova que foi encurtada por conta da chuva e encerrada na volta 179. No ano anterior, tinha conquistado seu segundo e último título da Indy.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Bobby Unser venceu as 500 Milhas de Indianápolis três vezes, incluindo a chuvosa edição de 1975 (Foto: IndyCar)

Em 1981, venceu pela terceira e última vez, de forma controversa. O piloto foi desclassificado após a vitória por ter ultrapassado oito carros durante período de bandeira amarela. Após um protesto da Penske e um processo, recuperou a vitória em outubro daquele ano, se tornando na época o mais velho vencedor da Indy 500, aos 47 anos e 93 dias. A marca seria superada anos depois por Al Unser Jr.

Por conta da polêmica, foi desclassificado da temporada 1981 da CART e perdeu diversos patrocinadores. A controvérsia o fez se aposentar das corridas. Fora das pistas, se tornou comentarista da Indy nas emissoras NBC, ABC e ESPN, chegando até a comentar corridas da Nascar. Entrou ao Hall da Fama do esporte a motor em 1994.

No total, Bobby Unser registrou 35 vitórias em 258 participações na Indy. O piloto também recebeu uma oportunidade na F1 em 1968, na equipe BRM. Ele foi impedido de disputar o GP da Itália junto do rival Mario Andretti por viajar de volta aos Estados Unidos para a disputa de uma prova em Indiana. Em sua outra participação, em Watkins Glen, abandonou com quebra de motor.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube