Power supera Ericsson no estouro do cronômetro e lidera TL1 em Long Beach
Will Power surgiu já na bandeira quadriculada para anotar o tempo mais rápido do primeiro treino livre da Indy em Long Beach. Marcus Ericsson ficou no segundo lugar
O australiano Will Power, da Penske, ficou com o tempo mais rápido do primeiro treino livre do GP de Long Beach da Indy, disputado na noite desta sexta-feira (11). O bicampeão cravou 1min07s322 nos instantes finais da atividade para roubar a liderança que pertencia ao sueco Marcus Ericsson, da Andretti. Power já venceu a etapa em 2008 e 2012.
Ericsson levou a Andretti ao segundo lugar e desbancou o companheiro de equipe Kyle Kirkwood, que venceu a prova em 2023, por apenas 0s002. O tempo do sueco foi de 1min07s350. Marcus Armstrong, de Meyer Shank, foi o quarto colocado, enquanto o parceiro Felix Rosenqvist fechou o top-5 que foi separado por apenas 0s064.
Josef Newgarden, de Penske, veio na sexta colocação, à frente do atual campeão e líder do campeonato Álex Palou, que foi a melhor Ganassi da sessão. Colton Herta foi o oitavo colocado, à frente de Christian Lundgaard e Scott Dixon, que finalizou o top-10.
O GP de Long Beach tem sequência neste sábado (12) com o treino livre 2, que está marcado para às 12h30 (de Brasília, GMT-3). A classificação tem início programado para 15h30.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Long Beach:
A bandeira verde para os primeiros 45 minutos de treino livre veio às 19h05 (de Brasília, GMT-3). Os pilotos vieram para voltas de instalação e rapidamente retornaram aos boxes. No primeiro terço do período livre a todos, a volta mais rápida era a de Scott McLaughlin, da Penske, com 1min08s102.
Will Power, da mesma equipe, roubou a liderança com 1min08s010. Com certo domínio dos carros do ‘Capitão’, o atual campeão e líder do campeonato Álex Palou surgiu com a Ganassi, anotando 1min07s955 e eventualmente melhorando para 1min07s636. Pole da corrida em 2024, Felix Rosenqvist fez um bom tempo com a Meyer Shank, subindo ao segundo lugar com 1min07s944.
Josef Newgarden, de Penske, tomou o segundo posto com 1min07s785. O treino chegou no último terço do tempo disponível a todos com um top-10 formado por Palou, Newgarden, Rosenqvist, Power, McLaughlin, Armstrong, Malukas, O’Ward, Foster e Dixon.
Na reta final do período livre, Kyle Kirkwood se colocou no quinto lugar com 1min07s997. Nos segundos finais, deu tempo de Christian Lundgaard levar a McLaren ao segundo posto com 1min07s710.
O primeiro grupo de pilotos após a quadriculada tinha Álex Palou, Scott McLaughlin, Pato O’Ward, Kyle Kirkwood, Christian Rasmussen, Marcus Ericsson, Sting Ray Robb, Nolan Siegel, Marcus Armstrong, David Malukas, Rinus VeeKay e Callum Ilott, além dos novatos Robert Shwartzman, Louis Foster e Jacob Abel.
No primeiro período, Marcus Ericsson assumiu a liderança com um forte 1min07s350, apenas 0s002 à frente de Kirkwood. Marcus Armstrong ficou em terceiro com 1min07s360, enquanto Palou foi apenas o quarto.
Já o grupo 2 tinha Josef Newgarden, Christian Lundgaard, Kyffin Simpson, Scott Dixon, Will Power, Santino Ferrucci, Graham Rahal, Alexander Rossi, Colton Herta, Devlin DeFrancesco, Felix Rosenqvist e Conor Daly.
Newgarden pulou para a liderança com 1min07s519. Quando restavam apenas dois minutos para o fim da atividade, Louis Foster escapou sozinho na curva 9 e deixou o carro morrer, forçando uma bandeira vermelha. Os fiscais entraram na pista para ajudar o piloto da RLL. A atividade foi reiniciada rapidamente. Na bandeira quadriculada, Rosenqvist passou com 1min07s387, mas a marca mais rápida no geral foi de Will Power, com 1min07s322.
INDY 2025, GP DE LONG BEACH, TREINO LIVRE 1:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:07.322 | |
2 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:07.350 | +0.028 |
3 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:07.352 | +0.030 |
4 | M ARMSTRONG | Meyer Shank Honda | 1:07.360 | +0.038 |
5 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:07.387 | +0.065 |
6 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:07.519 | +0.197 |
7 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:07.530 | +0.208 |
8 | C HERTA | Andretti Honda | 1:07.663 | +0.341 |
9 | C LUNDGAARD | McLaren Chevrolet | 1:07.710 | +0.388 |
10 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:07.808 | +0.486 |
11 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 1:07.860 | +0.538 |
12 | S McLAUGHLIN | Ganassi Honda | 1:07.900 | +0.578 |
13 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:07.947 | +0.625 |
14 | C DALY | Juncos Chevrolet | 1:08.111 | +0.789 |
15 | L FOSTER | RLL Honda | 1:08.127 | +0.805 |
16 | D MALUKAS | Foyt Chevrolet | 1:08.129 | +0.807 |
17 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:08.268 | +0.946 |
18 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:08.297 | +0.975 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 1:08.323 | +1.001 |
20 | R SHWARTZMAN | Prema Chevrolet | 1:08.513 | +1.191 |
21 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:08.515 | +1.193 |
22 | S ROBB | Juncos Chevrolet | 1:08.558 | +1.236 |
23 | C ILOTT | Prema Chevrolet | 1:08.629 | +1.307 |
24 | A ROSSI | Carpenter Chevrolet | 1:08.716 | +1.394 |
25 | D DEFRANCESCO | RLL Honda | 1:08.905 | +1.583 |
26 | R VEEKAY | Dale Coyne Honda | 1:09.127 | +1.805 |
27 | J ABEL | Dale Coyne Honda | 1:10.226 | +2.904 |

