FIA investiga piloto russo por suspeita de saudação nazista no Europeu de Kart

Artem Severiukhin, de 15 anos, é acusado de realizar saudação nazista ao comemorar vitória em etapa do Campeonato Europeu de Kart. FIA abriu investigação sobre piloto russo, que teve contrato rescindido com equipe

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DA AUSTRÁLIA DE F1 | Briefing

A FIA abriu uma investigação sobre o piloto russo Artem Severiukhin, que é acusado de realizar um gesto nazista durante a cerimônia de pódio de uma etapa do Campeonato Europeu de Kart, em Portimão, Portugal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11).

Severiukhin, de 15 anos, compete com a bandeira da Itália por conta da sanção da FIA que obriga pilotos russos a competirem sem representar o país por conta da invasão na Ucrânia. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver Artem esticando o braço direito no ar com a palma da mão estendida para baixo, o mesmo gesto do Deutscher Gruß, durante a execução do hino italiano e gargalhando.

Em nota, a FIA confirmou que lançou uma investigação sobre a conduta inaceitável do piloto durante a etapa de Portugal do Europeu de Kart, e que comunicará em breve os próximos passos deste caso.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Artem Severiukhin está sob investigação (Foto: LRN Photo)

LEIA MAIS: Opinião GP: Ferrari e Leclerc marcam merecido território em 2022. Red Bull cai em desgraça

Por meio de um porta-voz da Federação Russa de Automobilismo, Severiukhin negou que fez uma saudação nazista e afirmou que estava celebrando junto de amigos e família, que estavam no lado oposto do pódio.

“Gostaria de falar a todos sobre a situação de ontem no pódio. Ganhei uma etapa do Campeonato Europeu e estava muito feliz. Sou da Rússia, agradeci à equipe e aos meus parentes russos. Alguém viu um gesto feio em minhas ações, mas não é. Apenas agradeci. Sou russo, sou da Rússia e defendo meu país”, comentou.

A equipe sueca Ward Racing divulgou uma nota nesta segunda-feira afirmando que condena a atitude “inaceitável e que fere o código de moral do esporte” de Severiukhin, e anunciou que está rompendo contrato com o piloto.

Artem venceu a prova na categoria OK, seguido pelo britânico Joe Turney e o sueco Oscar Pedersen. Entre os brasileiros, Matheus Ferreira foi o melhor, com a 11ª colocação. Olin Galli foi 13º, enquanto Gabriel Gomez e Matheus Morgatto não completaram.

SEM LIMITES? CONTRA PRÓPRIA REGRA, FÓRMULA 1 PODE CHEGAR A 26 CORRIDAS EM 2023
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.