Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Kart

FIA suspende Luca Corberi por 15 anos após ‘dia de fúria’ em etapa do Mundial de Kart

A Federação Internacional de Automobilismo decidiu banir Luca Corberi por 15 anos de suas atividades após o piloto protagonizar cenas lamentáveis em etapa na Itália do Mundial de Kart de 2020

Luca Corberi ganhou fama por ataque de fúria em outubro (Foto: Reprodução)

Luca Corberi ganhou fama por ataque de fúria em outubro (Foto: Reprodução)

 
https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2020/10/uiWX-knAK01bo0C.mp4
Luca Corberi protagonizou cenas lamentáveis durante o Mundial De Kart, realizado em Lonato, na Itália, no último ano

Nesta segunda-feira (19), sete meses após Luca Corberi protagonizar cenas lamentáveis durante etapa do Mundial De Kart, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), por meio de seu Tribunal Internacional, decidiu suspender o agora ex-piloto de competições e atividades ligadas a entidade pelos próximos 15 anos.

Em publicação oficial, a entidade afirmou que as atitudes de protagonizadas por Corberi violaram vários artigos dos Estatutos da FIA, do Código de boa conduta e regulamentos do Campeonato Mundial de Kart, declarando o ex-piloto italiano como “total e completamente culpado”. Na ocasião, Corberi disputava a etapa do Mundial pela categoria KZ em Lonato, na Itália. Irritado por abandonar a corrida após um acidente, arremessou o para-choque do próprio kart contra Paolo Ippolito. Em outra cena que também viralizou nas redes sociais, foi possível ver Luca e o pai dele agredindo Paolo após o encerramento da prova. No dia seguinte ao ocorrido, Corberi anunciou sua aposentadoria do automobilismo, aos 23 anos de idade.

Luca Corberi, de 23 anos, anunciou retirada das pistas após agredir adversário (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A sanção da FIA ainda confirmou a exclusão do ex-piloto do Mundial de Kart de 2020 e proibiu sua participação em competições organizadas ou regulamentadas pela FIA e o exercício de quaisquer cargos ou funções em nome da organização ou de suas afiliadas.

Em declaração reconhecida pelo tribunal, Corberi e seu pai lamentaram o episódio, mas reconheceram o erro. “Parte nossos corações ao ver as mesmas imagens compartilhadas em todos os cantos do mundo, sabendo que isso trará amargura e arrependimento para a indústria”. A defesa do ex-piloto tem sete dias para recorrer da decisão.