Aegerter vence GP da Andaluzia da MotoE. Granado é derrubado e fica em 13º

O suíço da IntactGP ainda resistiu a pressão de Alejandro Medina nas primeiras voltas, mas escapou na ponta para vencer com 2s6 de vantagem para Jordi Torres. Mattia Casadei completa o pódio em Jerez de la Frontera

Dominique Aegerter aproveitou a pole-position em Jerez de la Frontera para sair da corrida deste domingo (26) com uma vitória. O suíço resistiu à pressão inicial da concorrência, escapou na ponta e recebeu a bandeirada em Andaluzia com 2s688 de vantagem para Jordi Torres. Mattia Casadei completa o pódio.

Dono da pole, Aegerter largou bem e manteve a ponta, mas foi pressionado por Alejandro Medina nas primeiras voltas da corrida. Em meados da disputa em Jerez, o piloto da Aspar escapou da trajetória e permitiu que o suíço abrisse uma considerável vantagem no comando da disputa.

Dominique Aegerter assumiu a liderança do campeonato (Foto: Divulgação)

Vencedor da primeira etapa da temporada, Eric Granado escalava o pelotão após cair para a sétima colocação ainda na primeira volta. Com três giros para o fim, o brasileiro assumiu o segundo lugar, mas, pouco depois, foi atingido por Matteo Ferrari na curva 6 e caiu. O #51 ainda retornou para a corrida, mas apenas em 13º.

Ao fim dos seis giros, Aegerter chegou a primeira vitória no ano, seguido por Torres e Casadei. Alex De Angelis foi o quarto, acompanhado por Niccolò Canepa, Lukas Tulovic, Mike di Meglio, Josh Hook, Xavier Siméon e Xavi Cardelus. Granado acabou em 13º, 1min37s947 atrás do vencedor.

Com o resultado deste domingo, Aegerter chegou aos 41 pontos e assumiu a liderança da Copa do Mundo de MotoE, 11 pontos à frente de Torres. Granado aparece em terceiro, 13 atrás de Dominique. Casedei e Tulovic fecham o top-5 da classificação.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Andaluzia, terceira etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

Saiba como foi o GP da Andaluzia da MotoE

A MotoE foi a primeira a ir para a pista no domingo de corridas do Mundial. O dia começou bastante mais fresco em comparação com o restante do fim de semana, com o termômetro chegando a 26ºC e o asfalto batendo 34ºC. O vento soprava a 8 km/h.

Dominique Aegerter foi quem saiu da pole-position. Estreante, o suíço mostrou bom ritmo durante todas as atividades e a posição de honra do grid veio para confirmar a competitividade. Matteo Ferrari, atual campeão da categoria, saiu em segundo, com Lucas Tulovic completando a primeira fila.

Líder da classificação, Eric Granado ficou com o quarto posto do grid. O brasileiro apontou que a alta temperatura durante a tomada de tempos dificultou para encaixar uma volta limpa. Jordi Torres e Alejandro Medina dividiram a fila com o piloto.

Sem volta de aquecimento, largada foi autorizada em Jerez de la Frontera. A saída aconteceu sem grandes problemas, com Aegerter ficando na ponta. Ferrari e Medina ficaram com as outras duas posições, enquanto Granado saiu mal e caiu para oitavo.

Mas quando a briga pelas posições da ponta pegava fogo, com Matteo saltando para primeiro, um acidente com dois pilotos aconteceu mais para trás. Os envolvidos foram Tomamaso Marcon e Alessandro Zaccone. O incidente seria investigado posteriormente.

Com a primeira volta completada, a ordem era Aegerter apenas 0s003 à frente de Medina, com Ferrari, Mattia Casadei e Torres completando os cinco primeiros. Eric tentava se recuperar e aparecia em sexto.

A briga pela primeira colocação estava entre os três primeiros colocados, mas Dominique conseguiu abrir um certo respiro ficando 0s710 distante do restante do pelotão ao aproveitar um erro de Medina. O suíço líder tirava 0s2 de cada setor em comparação ao segundo colocado.

Granado seguia escalando o pelotão e fez uma bela ultrapassagem em cima de Alejandro, chegando a tocar com o adversário. Mas Medina não deixou barato e tentou dar o troco poucos metros depois, mas uma queda tirou o piloto da disputa.

Restavam três giros para a bandeira quadriculada e Eric agora aparecia em quarto. No último giro, o brasileiro virou 1min47s584, enquanto Aegerter fez 1min47s798. Portanto, vinha para brigar pela vitória.

Mas uma reviravolta aconteceu pouco depois. Na curva 6, quando Ferrari tentou ultrapassar Casadei, acabou tocando no pneu traseiro de Eric, levando ambos ao chão. O italiano abandonou, mas o brasileiro subiu na moto e voltou à prova.

Neste ponto, a classificação do campeonato mudaria drasticamente. Aegerter pulou para a liderança com 40 pontos, com Torres vindo na vice-liderança. Granado cairia para a terceira posição. Restava uma volta para o fim.

Em uma corrida dramática e cheia de ação, Dominique, em sua segunda prova na MotoE, garantiu sua primeira vitória na categoria. Torres conseguiu ganhar terreno no fim para ser o segundo. Casadei completou o pódio do GP da Andaluzia. Granado foi o 13º.

Após a bandeira quadriculada, os fiscais informaram que o incidente envolvendo Matteo e Granado seria investigado.

MotoE 2020, GP da Andaluzia, Jerez, corrida

1D AEGERTERIntact GP 6 voltas
2J TORRESPons+2.688 
3M CASADEISIC58 Squadra Corse+3.759 
4A DE ANGELISPramac+4.484 
5N CANEPALCR+4.537 
6L TULOVICTech3+5.980 
7M DI MEGLIOMarc VDS+6.133 
8J HOOKPramac+6.513 
9X SIMEONLCR+8.695 
10X CARDELÚSAvintia+10.583 
11M HERRERAAspar+13.594 
12J KORNFEILWithU+13.641 
13E GRANADOAvintia+1:37.947 
 M FERRARIGresini+2 voltas 
 A MEDINAAspar+3 voltas 
 A ZACCONEGresini  
 T MARCONTech3  
Paddockast #71 | A VOLTA DA STOCK CAR COM BUENO E ABREU
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.