Valentim conquista título da Copa R3 Europeia em dobradinha brasileira com Fontainha

A dupla da AD78 fechou a disputa em Magny-Cours como campeão e vice da temporada 2022. Gustavo Manso ainda garantiu a quarta colocação no campeonato

Felipe Drugovich não foi o único brasileiro a conquistar um título no fim de semana. Aos 18 anos, Enzo Valentim faturou no último sábado (10) o título da Copa R3 Europeia, uma competição monomarca Yamaha que é base do Mundial de Superbike. Para completar a festa da equipe AD78 Team Brasil, Kevin Fontainha superou o italiano Devis Bergamini e ficou com o vice-campeonato.

Valentim chegou para a etapa final em Magny-Cours com uma larga vantagem na liderança da competição, de 41 pontos. Enzo faturou a pole e vinha bem na corrida 1, brigando com os conterrâneos Gustavo Manso e Eduardo Burr.

Conta-giro
▶️ O impossível é só questão de opinião: R3 Cup abre caminho para brasileiros no exterior

Enzo Valentim conquistou o título da Copa R3 Europeia (Foto: LzPhotos)

Na volta 6, porém, Bergamini tocou o #39 e o fez cair. Valentim conseguiu levantar a R3 e voltar para a corrida, mas fora da zona de pontuação, recebendo a bandeirada apenas em 18º. Devis, por outro lado, seguiu na briga pelo pódio e precisava de um terceiro lugar para arrastar a briga pelo título para o complemento da rodada. O italiano cruzou a linha de chegada em quarto, atrás de Manso, Fontainha e Grégory Carbonnel, mas caiu para sétimo após uma punição de 3s por não ter e cumprido a volta longa que recebeu por ter derrubado Enzo.

Com o resultado, a vantagem de Valentim no campeonato foi a 32 pontos, o suficiente para dar a ele o titulo de 2022 antes do complemento da rodada.

Na corrida 2, Enzo brigou pela vitória com Manso e o indonésio Wahyu Nugroho, mas Gustavo aproveitou a volta final para repetir o feito da corrida 1 e vencer mais uma vez. Nugroho ficou em segundo, com Carbonnel aparecendo no final para tomar o terceiro posto de Valentim.

“Terminamos um ano de muitas conquistas, consegui ser o campeão!”, comemorou Valentim. “Primeira vez com o capacete dourado, estou muito emocionado, não tenho nem o que dizer… Espero ter muito mais desses e só tenho a agradecer a Deus, porque só ele, minha família e o Piuí sabem a dificuldade que eu já passei, a vontade de desistir em vários momentos, mas eu sabia que essa dia ia chegar, que eu ia conseguir ser campeão, ainda mais na Europa”, seguiu.

“É um sonho realizado, estou mais do que feliz e só tenho a agradecer a Deus, meu pai, minha mãe, Piuí, que estão na minha caminhada desde o começo, sem eles nada seria possível, e também a Yamaha, que num momento difícil abriu as portas pra mim, Alan [Douglas, chefe da equipe], a Rebeca [Camargo], todos vocês são parte disso”, completou.

Nas 12 corridas do ano, Valentim conquistou oito pódios, três vitórias e duas poles. Como prêmio, ele ganhou a vaga para o Mundial de Supersport 300 em 2023, com subsidio total da Yamaha. Vice-campeão, Fontainha recebeu de prêmio em wild-card em um evento do WSSP 300 e 50% de desconto na inscrição da R3 para o próximo ano.

“Estou muito contente, na primeira corrida a gente conseguiu um P2 e, não foi do jeito que eu queria, mas consegui garantir o vice-campeonato. Estou muito contente, quero parabenizar também o Enzo, a gente conseguiu uma dobradinha no campeonato e é isso que vai ficar marcado para mim”, comentou Fontainha. “Só tenho a agradecer todo mundo que torceu, a Yamaha, e agora vamos nos preparar para o ano que vem e utilizar o wild-card que eu ganhei para participar de uma etapa do Mundial, acho que é a realização de um sonho! Então, ‘bora’ se preparar, tem Campo Grande já de novo, e também para o ano que vem já pensando no título”, encerrou.

Na classificação final do campeonato, Valentim ficou com 202 pontos, 37 a mais do que Fontainha. Bergamini acabou em terceiro, com 162 pontos. Gustavo Manso foi quarto, diante de Andrea Pizzoli. Eduardo Burr ficou com o 11º posto.

BAGNAIA AMEAÇA BICAMPEONATO DE QUARTARARO NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.