Granado escala pelotão e vence primeira corrida da MotoE em Jerez

Brasileiro realizou série de ultrapassagens no GP da Espanha, primeiro da temporada 2022 da categoria, e conquistou seu sexto triunfo na história da MotoE - tornando-se o maior vencedor do esporte

DIOGO MOREIRA CHEGA BEM PREPARADO NA MOTO3 E SE DESTACA LOGO DE CARA

Deu Brasil na corrida 1 da etapa inaugural da MotoE em 2022, em Jerez de la Frontera. Neste sábado (30), Eric Granado realizou série de ultrapassagens – quatro, mais precisamente – e venceu a disputa do GP da Espanha da categoria.

Miquel Pons largou na pole-position, mas caiu para terceiro logo no início da prova – colocação em que o piloto cruzou a linha de chegada, depois de ser punido por toque na traseira de Mattia Casadei. No entanto, justamente por conta da infração, o #71 caiu para oitavo e Matteo Ferrari herdou seu lugar no pódio. Dominique Aegerter foi o segundo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Teve hino brasileiro no pódio da MotoE neste sábado (Vídeo: MotoGP)

Hector Garzó, Jordi Torres, Hikari Okubo, Alex Escrig, Marc Alcoba e Lukas Tulovic, em ordem, completaram o top-10 da disputa.

LEIA TAMBÉM
+ Bagnaia voa, encerra domínio de Quartararo em Jerez e crava pole para GP da Espanha

A largada para a corrida 2 do GP da Espanha de MotoE está marcada para às 10h30 (de Brasília) deste domingo (01). O grid de largada será o mesmo da corrida 1. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade em 2022.

Saiba como foi a primeira corrida da Copa do Mundo de MotoE em Jerez:

Largada da MotoE em Jerez (Vídeo: MotoGP)

Miquel Pons não largou bem e caiu para a terceira posição. Hector Garzó assumiu a dianteira, mas logo foi ultrapassado por Mattia Casadei, que conseguiu sustentar a ponta da disputa. Enquanto isso, Eric Granado travava boa disputa com Matteo Ferrari, tentando segurar a quarta colocação.

Na segunda volta da corrida, o trio da ponta conseguiu se desgarrar do restante do pelotão, liderado justamente pelo brasileiro. Logo, Garzó deu o troco em Casadei e retomou a ponta.

Com seis voltas para o fim, Alessio Finello sofreu queda na curva 13 e causou bandeira amarela nos setores 3 e 4 da pista, ao passo que Garzó anotava 1min48s120 e cravava a volta mais rápida da etapa de sábado.

Queda de Finello em Jerez (Vídeo: MotoGP)

No quarto giro, Casadei começou a perder ritmo e permitiu a aproximação de Pons e, consequentemente, Granado. A partir daí, os pelotões se fundiram e, do 1º ao 5º colocado, as motos permaneciam muito próximas.

A troca de socos entre Casadei e Garzó na liderança seguia, quando o #27 voltou à ponta – enquanto isso, o brasileiro Granado enfim conseguia a ultrapassagem em Pons, assumindo o terceiro lugar do embate.

A três voltas do fim, o piloto brasileiro permaneceu em busca de uma brecha na briga dos líderes. Isso aconteceu eventualmente e Granado deixou Garzó para trás, alçando ao segundo lugar – ao passo que Aegerter brigava com Pons em quarto.

Toque de Miquel Pons em Casadei (Vídeo: MotoGP)

No penúltimo giro, o #51 coroou sua ótima atuação e ultrapassou Casadei ao colocar por dentro da linha do traçado. O movimento fez com que Pons pudesse se aproximar, mas o #71 não conseguiu controlar o ritmo e tocou na traseira de Casadei, provocando a queda do adversário. Pons foi punido pela manobra e teve que pagar a volta longa.

Sem nada a ver com isso, Granado abriu ainda mais distância na liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, se tornando o maior vencedor da história da MotoE, com seis triunfos. Aegerter foi o segundo.

Eric Granado comemora vitória na Espanha (Vídeo: MotoGP)

MotoE 2022, GP da Espanha, Jerez, Classificação:

1E GRANADOLCR E-Team8 voltas
2D AEGERTERDynavolt Intact+0.696
3M FERRARIFelo Gresini+1.005
4H GARZÓTech3 E-racing+1.537
5J TORRESPons Racing+1.697
6H OKUBOAvant Ajo+2.345
7A ESCRIGTech3 E-racing+3.651
8M PONSLCR E-Team+3.986
9M ALCOBAOpenbank Aspar+5.275
10L TULOVICGRT RNF+5.334
11N CANEPAGRT RNF+5.814
12K ZANNONIOngetta Squadracorse+6.511
13K MANFREDIOCTO Pramac+9.621
14X FORÉSOCTO Pramac+10.849
15M HERRERAOpenbank Aspar+12.094
16Y RUIZAvintia Esponsorama+22.491
17M CASADEIPons Racing+1:32.262
18A FINELLOFelo GresiniAbandonou
CAMPEÃO X VETERANO: QUEM DEVE ORIENTAR EVOLUÇÃO DA YAMAHA NA MOTOGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.