Maier domina de ponta a ponta e vence corrida 2 em Goiânia. Manso é bi da R3 Cup

Dono da pole-position, Humberto Maier saiu bem e nem notou a concorrência nas traiçoeiras condições de pista deste domingo (27) para vencer com 5s9 de vantagem para Kaywan Freire, o segundo colocado. Eduardo Burr ficou em terceiro. Gustavo Manso caiu no fim da disputa, mas alcançou o bicampeonato da R3 Cup Talent

Humberto Maier dominou a corrida 2 da R3 Cup Talent neste domingo (27) em Goiânia. O piloto, que compete no Mundial de Supersport 300 na temporada regular, saiu na pole e não deu chances à concorrência para alcançar a vitória no complemento da rodada dupla.

Maier saiu bem e, desde a primeira volta, tratou de se afastar dos adversários, sem dar chances de ataque. A briga pelo segundo lugar, porém, foi muito mais intensa, mas foi Kaywan Freire quem garantiu a posição, 5s920 atrás do #6. Eduardo Burr completa o top-3.

Humberto Maier dominou e venceu em Goiânia (Foto: LzPhotos)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Gustavo Manso caiu já na parte final da disputa, mas alcançou o bicampeonato da categoria Talent. Com o resultado, garante o salto para a Europa, para disputar a R3 Cup Europeia, com 60% do custo financiado pela Yamaha.

Kevin Fontainha recebeu a bandeirada na quarta colocação e ficou com o vice-campeonato, recebendo como prêmio 40% de desconto para competir também na Europa.

Diogo Moreira, que correu como convidado neste fim de semana, caiu ainda na primeira volta, mas escapou de lesões. O piloto da Moto3 no Mundial de Motovelocidade guiou a YZF-R3 pela primeira vez neste fim semana e subiu no pódio na corrida de sábado.

Saiba como foi a corrida 2 da etapa de Goiânia da R3 Cup:

Diferente do que aconteceu no sábado, quando o sol e a pista seca apareceram para acompanhar os pilotos, o domingo foi marcado pela chuva. Pouco antes da largada, os termômetros mediam 24°C na capital de Goiás e uma fina garoa caia insistentemente.

Na última etapa da temporada, a pole-position da categoria Talent ficou com Humberto Maier, que cravou 1min39s667 na classificação, 0s302 à frente de Kevin Fontainha. Já 1s2 atrás do ponteiro, Renan Fui fecha a primeira fila, diante de Gustavo Manso, o líder do campeonato. Debutando na R3 Cup como convidado, Diogo Moreira se classificou em quinto, 1s643 atrás do dono da posição de honra.

Apesar do clima pouco amigo, a pista não estava molhada, o que levou a Pirelli, fornecedora da categoria, a recomendar o uso de pneus slicks.

No apagar das luzes no Autódromo Internacional Ayrton Senna, Maier saiu bem e manteve a ponta, com Fui pulando para segundo, diante de Fontainha. Ainda nos primeiros metros, Diogo Moreira pisou no molhado e caiu, mas escapou de lesões e logo levantou para sair do local do acidente.

Diferente do que aconteceu no sábado, Maier conseguiu abrir um caminhão de vantagem, se afastando mais de 1s4 em relação a Manso ainda na segunda volta. Fui era o terceiro, diante de Fontainha.

Gustavo Manso conquistou o bicampeonato da R3 Cup (Foto: LzPhotos)

Enquanto Humberto seguia firme na fuga, a briga pela segunda colocação ia muito mais intensa. Fui tomou o lugar, com Burr avançando para terceiro diante de Fontainha e Manso.

Na abertura da quarta das 12 voltas da disputa, Maier já tinha 4s025 de margem para Burr, que vinha na segunda colocação. Fontainha agora aparecia em terceiro, à frente de Manso e Fui.

Na metade da corrida, Lucca Melo veio crescendo no pelotão. O #58 subiu para terceiro, se instalando atrás de Burr. Manso desceu para quarto, diante de Fontainha e Fui.

Na cabeça da prova, Maier seguia intocável, se afastando mais e mais. Na oitava volta, o #6 já exibia mais de 6s de frente para Burr, o segundo colocado. João Fascineli também tinha alcançado o pelotão e agora aparecia em terceiro, diante de Melo. Freire surgia na sequência.

Pouco depois, ainda no fim do nono giro um acidente quádruplo no S. Fascineli caiu e acabou deixando Manso sem passagem, o que causou o tombo do líder do campeonato. Fui também se envolveu no acidente, mas conseguiu voltar para a disputa. João até tentou, mas precisou parar, já que parte da carenagem estava solta. Gustavo voltou para a pista, mas teve de esperar pela bandeirada para ser se tinha garantido o bicampeonato.

Na penúltima volta, Maier tinha 8s5 de folga para Burr, com Pedro Balla aparecendo em terceiro. Fontainha era o quarto.

Na volta final, Kevin vinha tentado escalar, já que seguia vivo na disputa pelo título da R3 Cup contra Manso, mas acabou em quarto e ficou com o vice.

R3 Cup, Goiânia, Talent, Corrida 2, Final:

16H MAIERBRAR3 CUP South America20:37.232
236K FREIREBRAR3 CUP South America+5.920
396E BURRBRAR3 CUP South America+5.958
426K FONTAINHABRAR3 CUP South America+5.942
558L MELOBRAR3 CUP South America+6.109
610P BALLABRAR3 CUP South America+6.451
714J TEIXEIRABRAR3 CUP South America+8.463
8122B LIGEIRINHOBRAR3 CUP South America+20.049
9377J GONZALEZCOLR3 CUP South America+20.080
1050R FERNANDESBRAR3 CUP South America+32.555
1193M VINÍCIUSBRAR3 CUP South America+33.427
124S SABATTINIARGR3 CUP South America+34.407
1362R FUIBRAR3 CUP South America+45.618
1412K CALGAROTOBRAR3 CUP South America+46.308
15144B ROJOBRAR3 CUP South America+46.894
1688G MANSOBRAR3 CUP South AmericaNC
17246J CORREAPERR3 CUP South AmericaNC
 13J FASCINELLIBRAR3 CUP South AmericaNC
 7C RODRIGUESBRAR3 CUP South AmericaNC
 47I SANTANABRAR3 CUP South AmericaNC
 5D MOREIRABRAR3 CUP South AmericaNC
 788E CALGAROTOBRAR3 CUP South AmericaNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.