Viegas recebe 99% dos votos e é reeleito presidente da FIM por mais 4 anos

Eleito na Assembleia Geral de 2018 para suceder o venezuelano Vito Ippolito, português foi reconduzido ao cargo com 99% dos votos depositados pelas Confederações presentes no encontro em Rimini, na Itália

Jorge Viegas vai seguir no comando da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por mais quatro anos. O português foi reeleito para um novo mandato em uma expressiva votação na sexta-feira, durante a Assembleia Geral Anual da entidade, que este ano acontece em Rimini, na Itália.

Viegas, que foi eleito pela primeira vez para o comando da entidade em 2018 para suceder o venezuelano Vito Ippolito, recebeu 99% dos votos das Confederações nacionais presentes na assembleia.

Enea Bastianini recebeu das mãos de Jorge Viegas a medalha pelo 3º lugar na MotoGP 2022 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Antes de chegar ao comando da FIM, Jorge já tinha passado por outros cargos dentro da entidade, como membro e presidente da Comissão de Promoção em 1992, antes de ocupar a vice-presidência por vários mandatos entre 1992 e 2014. Viegas também integrou o conselho Tribunal Arbitral do Esporte em Portugal e Comitê Olímpico Português.

“Sou muito grato pelo continuo apoio que tenho recebido e por essas federações acharem que mereço os votos delas”, disse Viegas. “Os últimos quatro anos foram uma jornada incrível, que só foi possível graças a uma equipe incrível com quem trabalho. Jamais poderei expressar gratidão o bastante pela motivação, disponibilidade e amizade deles. Eles são, verdadeiramente, a minha família”, seguiu.

“Também devo agradecer as federações nacionais e continentais pelos feitos impressionantes que alcançamos juntos, por meio das nossas metas compartilhadas, combinadas com trabalho árduo e importante colaboração”, destacou. “Sou abençoado por trabalhar com cada um de vocês e meu mais profundo desejo é continuar cuidando de vocês no futuro”, acrescentou.

Nascido em Faro, Viegas tem mestrado em economia, mas se envolveu com o esporte a motor em duas rodas nos anos 1970, quando competiu no motocross. A chegada aos circuitos aconteceu pouco depois, pelo Mundial de 250cc e também pelas 24 Horas de Le Mans.

Jorge trabalhou como jornalista por muitos anos e, depois, assumiu o comando da Federação Portuguesa em 1990, antes de ser indicado pelo governo local como presidente do Circuito do Estoril.

“Já desenvolvemos muitas iniciativas em relação ao 120º aniversário da FIM, em 2024, e agora podemos começar a planejar isso, além de muitos outros planos que temos além disso”, completou.

Em 2018, quando foi eleito pela primeira vez, Viegas tinha se comprometido a fazer “tudo que puder para ajudar” a recolocar Portugal no calendário do Mundial de Motovelocidade. A meta foi cumprida com a chegada da pandemia de Covid-19. Em 2023, Portimão vai não só receber um teste da pré-temporada, mas também abrir o campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.