Yamaha reforça caminho do Brasil ao WSBK e anuncia categoria R15 para jovens pilotos

A Yamaha aproveitou o Festival Interlagos para anunciar o reforço do R-Series, o programa de formação que pode levar pilotos ao Mundial de Superbike. A categora R15 é destinada a pilotos de 9 a 15 anos e é o passo inicial antes das R3 Cup

Vem aí uma nova categoria para o motociclismo nacional. A Yamaha anunciou na quinta-feira (22), durante o Festival Interlagos, a criação da Yamaha R15 bLU cRU América Latina, uma classe destinada a pilotos de 9 a 15 anos e que servirá de passo inicial aos jovens que sonham com uma carreira internacional, antecedendo a R3.

A R15 faz parte do R-Series, um programa da marca dos três diapasões que serve de caminho até o Mundial de Superbike. Foi por meio dele que Ton e Meikon Kawakami, Humberto Maier, Enzo Valentim, Kevin Fontainha e Gustavo Manso já atingiram classes como o Europeu de R3 e o Mundial de Supersport 300.

R15 América Latina tem seletiva ainda em 2023 (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A seleção para a R15 começa ainda neste ano. Serão quatro pré-seletivas realizadas durante etapas da Moto 1000GP: em Lima Duarte (MG), Cascavel (PR), Curvelo (MG) e Goiânia (GO). A seleção final acontece em dezembro, em São Paulo, mas com data ainda pendente.

Cada pré-seletiva vai dispor de 20 vagas. Depois das quatro rodadas e até 80 pilotos observados, 30 serão selecionadas para a seletiva final, que vai escolher os 15 que estarão no grid de largada em 2024.

A R15 Latin America conta com homologação da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). As corridas de 2024 vão seguir o calendário da Moto 1000GP e da R3 Cup. Serão seis rodadas duplas, totalizando 12 corridas.

A Yamaha tem como investimento mandatário as barreiras de proteção infláveis homologadas pela FIM, o chamado air-fence.

A Missão 78, que já faz a gestão da R3 e do AD78 Team Latin America na Europa com os pilotos Yamaha no Mundial e no campeonato europeu de R3, vai gerenciar a R15.

A R15 terá incluso no valor de R$ 15 mil para a temporada completa não só as motos, mas também mecânicos formados pela Yamaha Riding Academy, capacetes, macacões, pneus e combustível.

As motos YZF-R15 serão todas iguais. O motor é standard, mas pedaleira, pneus, suspensões, guidão, escape e carenagem são preparados para competição. As motos serão sorteadas entre os pilotos a cada fim de semana, com os competidores também tendo de passar por inspeção médica. Eles contam, ainda, com coach especializado e briefings da própria FIM.

Na linha do programa de desenvolvimento da marca, o vencedor da R15 ganha subsídio para disputar a temporada completa da R3 Cup América Latina em 2025. O vice-campeão tem como prêmio 50% do valos de inscrição da categoria maior.

Datas das Pré-seletivas

13/07: Autódromo Potenza, em Lima Duarte, Minas Gerais
24/08: Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, em Cascavel, Paraná
05/09: Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais
09/11: Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, Goiás

SELETIVA FINAL
Dezembro: em São Paulo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.