Após primeiros testes, Márquez avalia novo controle eletrônico padrão da MotoGP como “passo atrás” para Honda
Marc Márquez está apenas começando a testar com o material que a HRC terá disponível para 2016, mas já está deixando claro certo descontentamento com a nova Unidade de Controle Eletrônica padronizada que a MotoGP implanta a partir do próximo ano
Redação GP
Os testes para a temporada 2016 da MotoGP estão apenas em seu início, mas Marc Márquez já viu o suficiente para dizer que a Unidade de Controle Eletrônica (ECU, na sigla em inglês) padrão desenvolvida pela Magneti Marelli – e que todas as equipes terão de adotar a partir do ano que vem – não está ideal.
Em Jerez para um teste de três dias com Márquez e Dani Pedrosa, a Honda está fazendo testes específicos com suas novidades para 2016. Márquez foi claro em sua avaliação: pelo que viu até agora, o ECU representa um passo atrás em relação ao que a Honda tinha em termos de software tradicionalmente.
"A parte eletrônica ainda não é consistente. Fizemos progresso, mas é claro que eles certamente estão um passo atrás do software da Honda com que estamos acostumados. Mas sabemos que não vai ser o mesmo, então precisamos encontrar uma forma de trabalhar com ele, especialmente com relação ao freio do motor e o controle de tração", disse.
"Todas as vezes que vamos à pista é interessante, porque tentamos muitas coisas, começando desde o software como referência e com os pneus Michelin, o que dá grande trabalho para entender onde está o limite", seguiu.
"Demos algumas voltas para entender certas coisas e tentamos o novo motor, que pareceu similar ao de Valência, mas precisamos dar mais voltas para fazer com que a parte eletrônica melhore, já que é difícil de entender o caráter real da coisa até que isso esteja resolvido", falou.
"Foi um bom primeiro dia, apesar da queda no final onde eu estava um pouco forte demais no ponto de frenagem e perdi a frente na última curva. Eu estava um pouco mais devagar hoje, porque não ando aqui desde a prova de 2014, então levei tempo para ajustar aos pneus Michelin e a essa moto e essa pista", declarou.
"Eu estava comparando os motores diferentes, mas também trabalhando nos ajustes, porque nem tinha dados da corrida deste ano. Tentamos fazer o melhor trabalho possível hoje, com certeza foi mais um dia de setup. Amanhã, trabalharemos nos motores, pneus e parte eletrônica em mais detalhes", encerrou.
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