Bagnaia segura ataques de Marc Márquez no fim e vence na Espanha. Martín erra e cai
Francesco Bagnaia conseguiu sobreviver à feroz pressão de Marc Márquez nas últimas voltas e venceu o GP da Espanha após problemas nas etapas passadas. Jorge Martín liderava quando caiu e abandonou em Jerez
O GP da Espanha de 2024 foi histórico para a MotoGP. Com reviravoltas, intensas disputas e emoção do início ao fim, a quarta prova do campeonato mostrou que a categoria vive um de seus grandes momentos. No fim, Francesco Bagnaia levou a melhor após contar com um erro do rival Jorge Martín e se segurando dos ferozes ataques de Marc Márquez nas últimas voltas.
Bagnaia fez grande largada, mas ficou atrás de Martín durante boa parte da corrida. Com a queda do rival na metade da prova, o italiano assumiu uma confortável liderança, mas logo Marc Márquez se aproximou. O espanhol chegou a assumir a ponta duas vezes, inclusive com direito a toque entre os concorrentes, mas o atual bicampeão segurou bem e foi até o fim na frente.
Relacionadas
Marco Bezzecchi se recuperou de etapas ruins no começo do campeonato e terminou na terceira colocação, fechando o pódio. Álex Márquez e Enea Bastianini completaram o top-5 no circuito espanhol.
Brad Binder, Fabio Di Giannantonio, Miguel Oliveira, Maverick Viñales e Pedro Acosta ainda apareceram na lista dos dez melhores em Jerez.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Com o resultado da grande corrida na Espanha, Martín segue líder do campeonato com 92 pontos, mas agora vê Bagnaia se aproximando, com 75. Bastianini tem 70, em terceiro, com Acosta e Viñales completando os cinco melhores. Marc Márquez subiu para sexto, com 60 pontos.
A MotoGP volta a acelerar entre os dias 10 e 12 de maio, para o GP da França, em Le Mans, com a quinta etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP da Espanha de MotoGP:
O sol voltou a ficar firme em Jerez de la Frontera, marcando presença neste domingo. As temperaturas estava em 19ºC no ar e 38ºC na pista, com ventos de 2 km/h.
Quase todos os pilotos do grid optaram por pneus macios na dianteira e na traseira. A exceção foi o wild-card Stefan Bradl, da Honda, que largou com o composto macio na traseira.
Na largada, Marc Márquez manteve a liderança com facilidade. Jorge Martín foi bem e subiu para a segunda posição. Brad Binder foi tocado por Marco Bezzecchi e caiu para sexto, com Francesco Bagnaia subindo para terceiro.
Ainda na primeira volta, no fim da reta oposta, Bagnaia colocou por fora e superou Bezzecchi e Martín, subindo para o segundo lugar. Na última curva, o italiano forçou contra Marc Márquez e foi para o ataque. O espanhol tentou voltar, mas levou o troco.
No início da segunda volta foi a vez de Martín. O #89 colocou por dentro de Márquez e fez a ultrapassagem, subindo para a segunda posição.
Augusto Fernández foi punido com uma dupla volta longa por queimar a largada em Jerez. O companheiro Pedro Acosta também não foi bem e caiu para 18º.
No fim da segunda volta, Bagnaia errou e caiu para terceiro, cedendo a liderança para Martín. Ainda na reta principal, o campeão reagiu e ultrapassou Marc Márquez, subindo para o segundo lugar.
Bagnaia partiu para o ataque contra Martín, mas via Márquez acompanhando de perto. Bezzecchi era outro que seguia na briga, na quarta posição e abrindo vantagem para os demais competidores. Na volta 4, Bezzecchi avançou para terceiro ao superar Marc.
A primeira vítima do dia foi Dani Pedrosa. O wild-card da KTM perdeu o controle da dianteira na curva 8 e caiu. Apesar de levantar-se sozinho, sentiu dores no braço quando caminhava pela caixa de brita.
Na sexta volta, Marc Márquez fez a melhor volta da prova, com 1min37s929 e abriu caçãda contra Bezzecchi pela última vaga no pódio. Na frente, Bagnaia colou na traseira de Martín, mas não conseguia espaço para uma ultrapassagem.
A dupla da frente, Martín e Bagnaia, começou a abrir vantagem para Bezzecchi e Marc Márquez, com mais de 0s6. Ao mesmo tempo, Álex Márquez começou a puxar Brad Binder e Miguel Oliveira para a briga com o top-4.
Quando as brigas pareciam mais calmas, Bagnaia tentou novamente assustar Martín no final da reta oposta, mas sem sucesso. Atrás, Marc Márquez não conseguia espaço para ultrapassar Bezzecchi.
Depois de perder muitas posições na primeira volta, Pedro Acosta iniciou uma prova de recuperação. Na nona volta, o espanhol das GasGas foi para o 14º lugar, já na zona de pontuação.
A 10ª volta viu um forte acidente. Aleix Espargaró colocou por dentro na curva 5, tocou na traseira de Johann Zarco e decolou para a caixa de brita. O francês também perdeu o controle, saiu da pista e abandonou a disputa. Os comissários anunciaram revisão do incidente no fim da prova.
Na volta 11, Martín perdeu o controle no fim da reta oposta e caiu diante de todo o pelotão. O espanhol ficou desolado na beira da pista. Bagnaia assumiu a liderança, com 0s9 de vantagem para Bezzecchi e Marc Márquez.
No fim da volta 13, Bezzecchi errou na curva final do circuito espanhol e Marc Márquez tentou superá-lo, mas o italiano se recuperou rapidamente e manteve a posição. Com isso, porém, viu Bagnaia aumentar a vantagem para mais de um segundo.
Segundos depois, Marc Márquez finalmente conseguiu superar Bezzecchi na metade da prova e ficou 1s de Bagnaia. A torcida espanhol foi à loucura e passou a incentivar o hexacampeão da MotoGP.
Enea Bastianini, apagado na corrida desde o início, superou Miguel Oliveira e foi para a sexta posição. Lá na frente, Marc Márquez rapidamente colocou em Bagnaia e diminui a vantagem para 0s6.
Márquez ainda cravou 1min37s873, com a melhor volta da prova, e foi para 0s5 atrás de Bagnaia. Nas arquibancadas, a torcida espanhola vibrava a cada curva, incentivando o piloto.
Bagnaia, porém, respondeu com 1min37s816 e fez a melhor volta da prova. Neste momento, restavam oito giros para o fim.
Na curva 5, Franco Morbidelli tentou superar Jack Miller, mas perdeu o controle da moto, escorregou e os dois caíram. Fim de prova para a dupla que ainda discutiu bastante na caixa de brita.
Bastianini seguiu na prova de recuperação. O italiano mergulhou no fim da reta oposta, tentou superar Binder, mas o sul-africano respondeu imediatamente e manteve o quinto lugar na prova.
Na volta 20, Marc Márquez fez 1min37s708, a melhor da prova até o momento. O espanhol colou de vez na traseira de Bagnaia, apenas 0s4 atrás do líder em Jerez. Logo depois, porém, a diferença caiu para 0s2.
Augusto Fernández entrou nos boxes na volta 20 e saiu da disputa.
Ainda no 20º giro, Marc Márquez jogou por dentro na curva 8 e superou Bagnaia. O italiano não desistiu, mesmo com uma fechada, e superou o espanhol na volta seguinte.
A volta seguinte viu uma repetição da cena. Márquez colocou por dentro na curva 8, mas espalhou para fora do traçado e imediatamente levou o troco de Bagnaia. A dupla, mesmo assim, abria 2s para Bezzecchi.
Bagnaia reagiu rapidamente e fez 1min37s449, a melhor volta da prova, no 23º giro. O italiano, com isso, conseguiu um respiro e abriu 0s5 para o rival.
No fim, Bagnaia segurou o rival e venceu na Espanha. Marc Márquez foi o segundo, com Bezzecchi fechando o pódio.
MotoGP 2024, GP da Espanha, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 1 | F BAGNAIA | Ducati | 25 voltas |
2 | 93 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 0.372 |
3 | 72 | M BEZZECCHI | VR46 | + 3.903 |
4 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 7.205 |
5 | 23 | E BASTIANINI | Ducati | + 7.253 |
6 | 33 | B BINDER | KTM | + 7.801 |
7 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 | + 10.063 |
8 | 88 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | + 10.979 |
9 | 12 | M VIÑALES | Aprilia | + 11.217 |
10 | 31 | P ACOSTA | GasGas | + 20.762 |
11 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | + 23.508 |
12 | 36 | J MIR | Honda | + 23.584 |
13 | 42 | A RINS | Yamaha | + 28.452 |
14 | 30 | T NAKAGAMI | LCR Honda | + 29.049 |
15 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | + 32.015 |
16 | 6 | S BRADL | Honda | + 41.433 |
17 | 10 | L MARINI | Honda | + 43.323 |
18 | 37 | A FERNÁNDEZ | GasGas | Abandonou |
19 | 43 | J MILLER | KTM | Abandonou |
20 | 21 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | Abandonou |
21 | 32 | L SAVADORI | Aprilia | Abandonou |
22 | 89 | J MARTÍN | Pramac Ducati | Abandonou |
23 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | Abandonou |
24 | 41 | A ESPARGARÓ | Aprilia | Abandonou |
25 | 26 | D PEDROSA | KTM | Abandonou |