Comissário de Segurança da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Franco Uncini revelou que Silverstone tentou resolver os problemas do novo asfalto após as queixas recebidas durante a passagem da F1. O GP da Grã-Bretanha deste fim de semana teve de ser cancelado por conta do acúmulo de água no circuito.
Durante o fim de semana do GP da Inglaterra de F1, Carlos Sainz Jr. chegou a dizer que lamentava pelos pilotos da MotoGP, já que a pista estava “tão ondulada ou até mais do que no ano passado”.
“Lamento pelos caras da MotoGP que pediram por essa mudança e, provavelmente, não terão o que gostariam”, disse o piloto da Renault.
Chuva causou transtornos em Silverstone (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Tetracampeão da F1, Lewis Hamilton foi ainda mais incisivo em suas criticas e avaliou que o asfalto de Silverstone ficou pior do que o Nordschleife.
“As pessoas que eles contrataram fizeram o pior trabalho da história”, criticou o titular da Mercedes. “É a pista mais ondulada em que já andei. É mais ondulada do que Nordschleife, que tem cem anos. Está arrancando os olhos da cara”, seguiu.
“Fora isso, é fantástico, mas, Jesus, eles precisam contratar alguém melhor. Não sei como conseguiram fazer um trabalho tão ruim em asfaltar a pista”, completou.
Questionado neste domingo (26) durante uma coletiva de imprensa se entrou em contato com os responsáveis por Silverstone após as criticas feitas por Lewis Hamilton durante o fim de semana da F1, Uncini revelou que o circuito até tentou resolver alguns dos problemas.
“Sim, entrei em contato, e eles tentaram resolver alguns pequenos problemas, mas, honestamente, eram tão grandes que era impossível fazer”, admitiu. “Com certeza, o sonho seria um asfalto completamente novo, mas não havia tempo hábil para fazer um novo asfalto entre a F1 e o nosso GP”, justificou.
Uncini ressaltou, no entanto, que tudo parecia correto durante o processo de homologação da FIM e que o asfalto se degradou no intervalo entre a inspeção e a F1.
“Eu vim no início, quando havia sido acabado de colocar o asfalto, no final de fevereiro, e quando fiz a inspeção parecia muito bom”, explicou Franco. “Isso foi confirmado por Cal Crutchlow, que fez o teste com a moto um mês depois. Ele disse que estava um pouco irregular, mas perfeito naquela época. E então foi descoberto durante a F1, que estava bastante irregular. A superfície se degradou de fevereiro para julho”, comentou.
Perguntado, então, se chegou a avaliar a pista molhada, Uncini explicou que este é um procedimento inviável.
“Não existe um sistema para checarmos a pista no molhado. Nós não costumamos checar a pista no molhado. Nós costumamos checar no seco e assumimos que no molhado deve ser ok, com a drenagem correta, com a correta drenagem na lateral e a inclinação da pista em todas as áreas. Você confia na companhia que fez o asfalto, e confiamos no circuito”, apontou. “Nós só checamos se está ondulado, se tem uma boa aderência, se não está escorregadio. Nós vemos se não existe um espaço entre as zebras e o asfalto, nós checamos todas essas particularidades, mas não podemos checar no molhado, porque, um exemplo, o quanto está molhado? Como poderíamos ver se está ok ou não? Qual é o sistema para checar? O único sistema seria com a moto de MotoGP em uma pista completamente molhada. É bem impossível”, concluiu.