A situação da Fórmula E antes do eP de Xangai
Os maiores vencedores do GP de Mônaco de F1
McLaren faz homenagem a Senna com carro ‘brasileiro’ em Mônaco
As estatísticas do GP da Emília-Romanha da F1 2024
MotoGP

Ducati promete novidades na moto em Sepang: “Não era inteligente mostrar antes”

Diretor-técnico da Ducati, Davide Barana reconheceu em entrevista ao diário espanhol Marca que a casa de Borgo Panigale não apresentou a versão final da Desmosedici. O dirigente avaliou que não seria muito inteligente mostrar as novidades aerodinâmicas com tanta antecedência

Ducati prometeu novidades na Desmosedici GP23 no teste de Sepang (Foto: Ducati)

Ducati prometeu novidades na Desmosedici GP23 no teste de Sepang (Foto: Ducati)

 

Conhecida pelo pioneirismo no campo da aerodinâmica na MotoGP, a Ducati ainda guarda algumas surpresas para a temporada 2023. Às vésperas do primeiro teste da pré-temporada, Davide Barana, diretor-técnico da equipe de Bolonha, assumiu que Desmosedici terá novidades já na Malásia.

Na avaliação de Barana, “não nos parecia muito inteligente mostrar antecipadamente” o desenvolvimento feito em Borgo Panigale para a GP23 e, por isso, parte das inovações serão debutadas apenas em Sepang. Ainda assim, tudo depende da avaliação dos pilotos, que vão definir o que fica ou não na moto.

Desmosedici GP23 apresentada em evento pomposo ainda não é versão final (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós evoluímos muito nessa área, mas agora é mais estável”, disse Barana ao jornal espanhol Marca. “Não espero grandes revoluções, como houve no passado, mas levaremos para o teste de Sepang algumas coisas novas”, anunciou.

“Não nos parecia muito inteligente mostrá-las antecipadamente, porque tem coisas que são muito visíveis”, assumiu. “Veremos com vai ser, porque o piloto tem um peso importante nisso. Temos uma grande consideração pelos comentários deles”, frisou.

O trabalho com a aerodinâmica tornou a Ducati uma referência na MotoGP, algo que envaidece Barana.

“É bonito ver que você marca o caminho. Quando te seguem ou te copiam, quer dizer que você faz as coisas bem, mas isso não é motivo para parar e sim para avançar”, defendeu. “A aerodinâmica da moto é mais complicada do que a de um carro, porque em um moto você precisa considerar muitas configurações. Não é só na reta ou na curva. Um piloto inclina de maneira diferente do outro. É muito difícil. Temos de pensar em muitas coisas”, completou.

Chefe da Ducati Corse, a divisão de corridas, Gigi Dall’Igna também confirmou que a moto apresentada no evento em Madonna di Campiglio não é a versão final da Desmosedici.

“Criamos muitos novos recursos para a GP23 e algumas já estão presentes na moto que tivemos na apresentação”, falou Gigi. “Outras, porém, principalmente as que dizem respeito à aerodinâmica, mostraremos em Sepang. Mas não será uma decepção se tivermos de descartar algumas ideias nos próximos testes que, no papel, indicaram que poderiam trazer melhoras”, encerrou.

Os testes de Sepang começam no próximo dia 4, com um shakedown de três dias com os pilotos de teste e também com o novato Augusto Fernández. Na sequência, entre os dias 9 e 11.

MIR vai encontrar PEDREIRA pela frente na HONDA na MOTOGP | GP ÀS 10